O uso da tecnologia em bibliotecas escolares vem aumentando ao longo dos últimos anos. Com isso, são desenvolvidas novas ferramentas que facilitam a rotina, já que proporcionam mais praticidade e rapidez.
Atualmente, a organização e gestão de bibliotecas pode ser feita de forma simples e eficaz por meio de softwares específicos.
Diante desse cenário, vamos explicar a relevância do uso de tecnologia em bibliotecas, o quanto isso pode aumentar o dinamismo das atividades, o estímulo à participação dos alunos que tal inovação proporciona.
E, por fim, como a tecnologia pode ajudar a organizar os registros do acervo didático e otimizar as tarefas nesses espaços. Vamos lá?
Qual a importância da tecnologia na educação?
Os alunos do ensino fundamental e médio de hoje são considerados nativos digitais, pois já nasceram, praticamente, conectados ao universo virtual. Por essa razão, esses jovens têm sua rotina mais integrada ao mundo digital.
O grupo que compõe essa faixa etária apresenta mais facilidade com o aparato tecnológico que os estudantes de gerações anteriores.
Por isso, há um grande desafio para a gestão escolar e equipes pedagógicas em relação ao uso de novas ferramentas tecnológicas nos espaços escolares, como as bibliotecas. Esse contexto exige que a direção invista nesses recursos e integre os métodos de ensino e aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos, lúdicos e eficientes.
Ao adotar essas ações, os educadores são contemplados com novas formas de trabalho e podem, por meio do auxílio de ferramentas mais eficientes, fazer com que as atividades escolares sejam mais atrativas, instigantes e participativas. Por outro lado, os estudantes tornam-se mais seguros e com maior motivação para estudar.
Assim, o uso de tecnologia na educação deve ser visto como uma forma de agregar valor às tarefas do cotidiano, tanto em sala de aula como fora dela. Assim, ao explorar esses recursos, o professor estimula o aluno a se envolver mais nas atividades extraclasse — como tarefas de pesquisa — que são realizadas nas bibliotecas.
Portanto, o avanço das tecnologias de informação para o setor educacional possibilitou novas maneiras de integrar esses espaços à realidade dos jovens estudantes e modernizar a escola. Para os alunos com mais idade, essas inovações também otimizam as tarefas e auxiliam bastante nas atividades acadêmicas.
Por que investir em tecnologias em bibliotecas escolares?
A utilização dos recursos tecnológicos na educação devem englobar todos os setores, desde a administração até os espaços de uso comum, como ginásios de esportes, lanchonetes e bibliotecas. Assim, para atender às novas demandas da comunidade escolar, a instituição precisa explorar esses recursos de diversas maneiras.
Atualmente, os educadores estão se adaptando a uma nova realidade metodológica, pois o ensino aprendizagem não se restringe apenas ao conteúdo didático da grade curricular tradicional. Todos os docentes já perceberam a importância de trabalhar com recursos que contemplem a tecnologia, tanto na sala de aula como fora dela.
Nesse sentido, os recursos tecnológicos voltados para a área educacional têm sido importantes instrumentos para otimizar a rotina da biblioteca, tornar esse espaço mais atrativo para os alunos e fomentar o aprendizado.
Atividades de sala de aula ou de bibliotecas tornam-se mais dinâmicas, versáteis e agradáveis pelo uso da tecnologia.
Por isso, os gestores e as bibliotecárias devem explorar ferramentas específicas que facilitem o acesso dos usuários ao sistema, que despertem a curiosidade dos estudantes e os motivem a aprender algo novo. O ideal é trabalhar conteúdos interativos e que transformem o processo de aprendizagem em algo mais atrativo e inovador.
A maioria dos estudantes dominam bem a tecnologia e conseguem interagir melhor com ela. Dessa forma, eles são facilmente estimulados para a realização de tarefas que utilizam tais ferramentas.
Assim, a biblioteca passa a ser vista como um local agradável de se frequentar e pode influenciar, inclusive, a decisão pela permanência na instituição e a captação de novos alunos.
Como tecnologias em biblioteca escolares ajuda a organizar os registros do acervo?
Listamos algumas vantagens do uso das ferramentas tecnológicas em bibliotecas escolares. Confira!
1- Gerar ficha catalográfica
Com o uso de tecnologias voltadas para os sistemas de biblioteca, é possível gerar a ficha catalográfica com apenas um clique.
Assim, o usuário terá fácil acesso a todas as informações de que necessita, e de modo instantâneo. A geração das fichas permite identificar o material procurado pelo título, nome dos autores, data da publicação, número da edição, entre outras.
2- Integrar os alunos cadastrados
Ao otimizar o acesso a informações por meio desses sistemas, a integração de usuários é feita automaticamente. Por isso, um dos benefícios dessa integração é evitar a duplicação de cadastros, proteger informações e reduzir o risco de inconsistências de dados.
3- Catalogar materiais
Manter os materiais catalogados possibilita a organização de todos os tipos de itens do acervo da biblioteca. Isso inclui como livros, revistas, periódicos, mapas, materiais de multimídia e outros que a Unidade disponibilizar para os estudantes.
4- Otimizar as consultas online
Essa funcionalidade permite que o aluno consulte o material de seu interesse, por meio de dispositivos com internet, de qualquer horário ou local que estiver.
Além disso, o recurso possibilita o melhor acesso à biblioteca, facilitando o dia o dia do usuário e otimizando os serviços de empréstimo, devolução e renovação.
Qual a importância de investir em um bom sistema de biblioteca?
O uso da tecnologia em bibliotecas transforma as metodologias tradicionais de ensino, auxiliando os professores na adoção de estratégias de engajamento dos estudantes. Há recursos tecnológicos de grande utilidade para melhorar a qualidade do ensino e estimular os estudantes ao aprendizado.
Diante disso, ferramentas que não eram vistas com bons olhos pelos educadores, como notebooks, tablets e celulares, tornaram-se grandes aliadas para potencializar os métodos educativos.
Esses recursos são importantes para promover uma integração digital mais dinâmica com os estudantes e envolvê-los na realidade tecnológica de espaços como as bibliotecas escolares.
Vale ressaltar, por fim, que investir em um bom sistema de tecnologia em bibliotecas — como a solução para bibliotecas da Activesoft — é crucial para modernizar a instituição e adaptá-la às novas exigências das metodologias de ensino da atualidade.
Uma biblioteca moderna e bem equipada torna-se uma estratégia de marketing positiva para a sua escola.