Como usar a satisfação de pais e alunos a favor da sua escola?

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 5 min de leitura

pai com filha felizes para ilustrar blogpost sobre satisfação de pais e alunos

O mercado da educação é tão concorrido quanto qualquer outro segmento. Afinal, são diversas escolas oferecendo vantagens na sua proposta de ensino para agradar pais e alunos.

Com tantas possibilidades ofertadas, a promessa de um ensino de qualidade já não é mais suficiente: é preciso ter um diferencial, estabelecer uma conexão genuína entre a instituição de ensino e o seu público.

Contudo, é importante lembrar que focar apenas na captação de novos alunos para garantir a sustentabilidade da IE é uma atitude equivocada, já que a retenção e fidelização é tão importante quanto alcançar novos estudantes.

Compreender a relevância de entregar muito mais do que o esperado e aumentar o nível de satisfação de pais e alunos pode render bons resultados para a sua escola.

Quer saber como utilizar a aprovação do seu público a favor da comunidade escolar? Confira o conteúdo de hoje até o final! Boa leitura!

Como aumentar o índice de satisfação de pais e alunos da sua escola?

Assim como em qualquer empresa e segmento, a sua escola tem um público que visa atender a sua necessidade por meio da educação com ensino de qualidade. 

Essa afirmação pode parecer clichê e bem repetitiva, mas no fundo, eles querem muito mais do que isso. Pais e alunos também esperam uma experiência única e diferenciada da sua instituição de ensino, pois há muitas no mercado tentando conquistá-los com propostas interessantes, porém a sua escola foi a escolhida.

Sendo assim, não se contente apenas com esse fato, pois esse aspecto não é suficiente para a permanência na sua instituição de ensino. Por isso, é importante contar com estratégias para potencializar a satisfação de pais e alunos e obter vantagens com esse cenário otimista.

Com isso, veja como você pode trabalhar para alcançar a satisfação deles para favorecer a sua escola:

Conheça bem o seu público

O sucesso da captação e fidelização dos alunos começa quando a sua escola conhece bem o seu público. Isso inclui saber de dados importantes, como o perfil socioeconômico, os hábitos de consumo, estilo de vida, e o que eles desejam em uma escola que acolha os seus filhos.

Você precisa ter todas essas informações em mãos para elaborar estratégias mais eficientes para a fidelização do seu público. 

É de responsabilidade do gestor escolar e também do departamento de marketing avaliar os principais desejos e desafios das pessoas que almejam alcançar. Uma boa saída é trabalhar a estratégia da persona no processo de captação de alunos.

Lembre-se: experiência começa na captação

Você sabia que é na etapa de captação que a sua escola ganha a confiança de pais e alunos?

Isso ocorre porque é nesse momento que todo o funcionamento da escola é detalhado, desde a apresentação da estrutura da instituição de ensino, colaboradores, plano pedagógico, formas de pagamento, entre outras informações relevantes, alinhando as expectativas das famílias com a escola.

Ofereça um atendimento diferenciado

O atendimento é a oportunidade de ouro para causar uma boa impressão nos pais e alunos sobre a sua escola. É provável que ao se dirigir até o local, eles imaginem enfrentar uma série de processos que tomam bastante tempo, comprometendo o restante da programação do dia.

Se a sua instituição de ensino tem estrutura para realizar todos os procedimentos de forma simples e ágil, essa percepção negativa inicial dá lugar a uma realidade completamente diferente, surpreendendo as expectativas das famílias.

Para evitar que situações delicadas afetem a sua escola, é importante orientar as equipes e observar as principais ações que cabem aos gestores e as instituições de ensino:

  • Oferecer um atendimento padronizado, onde todos sejam preparados para resolver problemas;
  • Apostar em soluções tecnológicas para acelerar a geração de relatórios e demais documentos, como um bom sistema de gestão escolar, por exemplo;
  • Criar uma lista contendo as dúvidas mais frequentes do público para facilitar o atendimento;
  • Tenha uma equipe independente capaz de solucionar problemas sem muita burocracia.
banner avaliar satisfação dos responsáveis e alunos

Mantenha uma comunicação clara e eficaz

Uma comunicação efetiva é a chave para a construção de um bom relacionamento com pais e alunos. Sendo assim, mantê-los cada vez mais próximos da sua escola é essencial para tornar a experiência ainda mais única e encantadora.

O excesso de informação e falta de clareza no que está sendo comunicado impede que pais e responsáveis consigam acompanhar de perto a rotina e o desempenho dos alunos.

A agenda online é uma boa opção para evitar ruídos na comunicação entre a escola e os pais. A ferramenta permite a troca de mensagens entre os pais e os principais departamentos da instituição, especialmente com os professores. 

Com essa solução, você possibilita uma conexão mais próxima entre a comunidade escolar, desenvolvendo um relacionamento com base na transparência e na simplicidade na hora de compartilhar informações relevantes para o seu público.

Enfatize o diferencial da sua escola

Quais são os pontos que tornam a sua escola diferenciada? O que ela tem que não pode ser encontrada em outra? O que faz com que ela seja vista a melhor opção por tantos pais e alunos?

Qual é o seu tempo de atuação no mercado? Os valores que ela compartilha? Sua metodologia de ensino? O uso de tecnologia em todos os seus processos?

Destacando todos os seus diferenciais, você aumenta as chances dos pais manterem os filhos na sua escola, uma vez que eles percebem que além de ensino de qualidade a instituição tem uma visão diferenciada sobre educação, investindo em recursos resultantes no crescimento e desenvolvimento dos alunos.

Realize uma pesquisa de satisfação

Uma maneira de mensurar o nível de aprovação de pais e alunos com os serviços oferecidos pela sua escola é fazendo uma pesquisa de satisfação.

Você pode utilizar os formatos mais simples e mais rápidos de responder e assim garantir o maior número de respondentes possíveis. O NPS ou Net Promoter Score é uma boa opção  que pode ser aplicada semestralmente.

Por meio dos resultados quantitativos que variam entre notas de 0 a 10 e qualitativos que abrangem perguntas específicas sobre o que pode ser ajustado, você conseguirá:

  • Identificar qual o nível de indicação da escola pelos pais e alunos para pessoas mais próximas. Essa métrica é de extrema importância, uma vez que a recomendação só ocorre mediante satisfação com o produto ou serviço adquirido;
  • Encontrar pontos de melhoria;
  • Elaborar um plano de ação para aprimorar a sua escola.

Valorize as equipes que trabalham na sua escola

Sem os pais e alunos a sua escola não existe. E sem os colaboradores, muito menos. São eles que garantem o funcionamento do ambiente. Invista em capacitação para que eles ofereçam um serviço excepcional para as famílias e os estudantes. Além disso, é importante desenvolver ações junto à área de gestão de pessoas para aumentar o sentimento de pertencimento do time..

Afinal, profissionais satisfeitos com o local de trabalho transparecem esse sentimento ao público. Eles também são a vitrine da sua escola, portanto, não economize na hora de apostar nos cuidados com sua equipe.

Conclusão

Viu só como focar em aumentar o nível de satisfação de pais e alunos traz diversas vantagens bem aproveitadas pela sua escola? É uma boa oportunidade para criar uma cultura de melhoria contínua e aprimorar os seus serviços cada vez mais.

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Colina Tech

13.03.2023