Agenda online: saiba como ela facilita a comunicação!

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 4 min de leitura

mulher usando computador para representar blogpost sobre agenda online

A necessidade de uma agenda online no ambiente escolar vai muito além da praticidade de acesso a dados digitais. Integração da equipe, otimização da gestão de tempo, redução de custos e aumento da produtividade são apenas alguns dos motivos pelos quais toda instituição de ensino deveria aderir a prática.

Uma agenda online compartilhada consegue aperfeiçoar os processos da escola e sua comunicação interna, dado que é um excelente meio dos gestores conseguirem lidar com mais assertividade as tarefas de todos os colaboradores.

Logo abaixo, você vai conferir o que é, exatamente, uma agenda online e de que maneira o recurso facilita a comunicação dentro da instituição. Fique à vontade para aproveitar nosso conteúdo e boa leitura!

O que é uma agenda online?

Uma agenda online nada mais é do que uma ferramenta digital capaz de oferecer as mesmas funcionalidades do que sua versão física, porém com alguns significantes benefícios.

O primeiro deles diz respeito a sua acessibilidade, já que a agenda pode ser acessada de qualquer local, por meio de um computador, tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel compatível.

O segundo benefício está relacionado à sustentabilidade. Uma agenda física significa um monte de papéis produzidos em detrimento de árvores derrubadas para tal propósito. A agenda online, como o próprio nome antecipa, está presente apenas no ambiente virtual.

Algumas outras vantagens do recurso são funções características do meio, como a possibilidade de ativar lembretes via SMS, e-mail ou pelas notificações do aplicativo na tela do celular.

3 vantagens da agenda online para a escola

No ambiente escolar, o dia a dia de todos os membros colaboradores do meio acadêmico pode ser bastante cheio. Isso significa que andar com uma agenda física em mãos para lembrar-se de datas e horários importantes da rotina é algo completamente fora de cogitação.

Gestores, pais, professores e alunos têm, cada um, uma série de responsabilidades definidas a serem cumpridas ao longo da semana. Por isso, a agenda online é uma ótima facilitadora de tarefas e gestora do nosso tempo. Abaixo, você confere 3 vantagens da ferramenta no cotidiano escolar, tanto de alunos, quanto de professores e gestores. Confira!

1. Comunicação direta entre alunos e responsáveis

A tecnologia, se utilizada corretamente, pode ser, hoje, uma grande aliada dentro do ambiente familiar. Com crianças cada vez mais conectadas ao mundo digital, podemos direcionar esse fato para desenvolver uma melhor comunicação entre alunos e professores.

Com a agenda online, é possível que os educadores programem atividades e horários de aula, além da possibilidade de confirmar presença em eventos, como aulas e dinâmicas em laboratórios, por exemplo.

A mesma vantagem também estende-se aos pais. O aplicativo permite que os responsáveis, por mais ocupados que estejam em suas rotinas, acompanhem o dia a dia dos filhos direto da tela de seus celulares.

Além disso, eles podem conversar com os professores, marcando reuniões e ativando as notificações dos horários estabelecidos.

2. Troca de informações otimizadas

O modus operandi do “digita > imprime > recorta > cola” de recados dos gestores e professores para os responsáveis dos alunos através de suas agendas físicas é uma prática ultrapassada. Com a versão digital, basta abrir o aplicativo, digitar e enviar o recado, que ficará salvo remotamente e poderá ser acessado a qualquer hora pelos pais ou responsáveis.

Inclusive, é válido salientar que essa troca de informações pode ser ainda mais otimizada para o gestor. Um mesmo comunicado pode ser enviado apenas para turmas selecionadas, evitando que determinadas informações desnecessárias sejam replicadas a outras turmas.

Assim, a troca de mensagens via aplicativo é uma maneira bem mais prática, rápida e segura, se comparada ao modelo tradicional, dado que as informações estarão protegidas de acordo com as leis de segurança de dados digitais.

3. Privacidade nas conversas e recados

Muitas escolas utilizam a funcionalidade dos grupos no WhatsApp para manter a comunicação entre a instituição e os responsáveis pelos alunos.

O problema desse tipo de abordagem é que, além da linguagem informal, muitas informações importantes podem ser perdidas devido ao fluxo corrente de mensagens enviadas ao longo dos dias por todos os integrantes do grupo.

Uma agenda online, além de solucionar esses problemas descritos, ainda mantém a privacidade de uma comunicação individual, fornecendo a liberdade que alguns assuntos necessitam e que não podem ser tratados em grupos.

E, assim como o WhatsApp, a ferramenta ainda permite saber quem visualizou ou não as mensagens. Ou seja, o aplicativo sustenta uma conversa clara, rápida e objetiva.

Dica bônus: o ClassApp!

Como parceiro da Activesoft, o ClassApp é uma ferramenta de agenda escolar online que integra todas as dicas apresentadas acima. Com ele, a comunicação escolar é fortalecida através da troca de mensagens em texto, áudio e vídeo, além da possibilidade de gerenciar enquetes e formulários de feedback para pais e responsáveis.

Mas as vantagens não param por aí: fora a comunicação, o ClassApp também adiciona recursos importantes de gestão como a coleta de assinaturas digitais com validade jurídica e a capacidade de receber pagamentos online. Tudo isso especialmente pensado para a praticidade tanto dos pais quanto dos funcionários da escola.

Conclusão

Agora que você já sabe como uma agenda online facilita na comunicação escolar, saiba que, nesse quesito, a Activesoft pode ser uma grande aliada na sua instituição.

Com o nosso software específico de gestão escolar, além de desfrutar da comodidade de uma agenda online, diversos outros recursos integrados ao aplicativo, com certeza, otimizarão o seu dia a dia como gestor.

Entre agora para o grupo de escolas que transformaram seus processos com a tecnologia!

Colina Tech

31.10.2022