7 ideias de empresas de sucesso para aplicar na sua escola

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 5 min de leitura

ideias de empresas de sucesso para escolas

Você já parou para pensar sobre o que fazem as empresas de sucesso para o seu negócio alcançar lugares cada vez mais altos no mercado?

O que podemos adiantar sobre esse assunto é que não existe fórmula mágica nem receita secreta guardada a sete chaves. Há sim, muito trabalho, dedicação e estratégias eficientes desenvolvidas por todos os setores dessas companhias.

Se houvesse uma oportunidade, você gostaria de saber quais são as iniciativas tomadas por essas organizações para aplicá-las na sua escola? Então aproveite a leitura do conteúdo de hoje, porque descobrimos as melhores ideias das empresas de sucesso para chegar ao topo.

Vamos lá?

O que fazem as empresas de sucesso para alcançar os melhores resultados?

Em cada segmento podemos encontrar uma infinidade de empresas disputando a atenção e preferência do seu público. Todas vendendo o mesmo produto ou serviço, mas buscando o seu diferencial competitivo para destacar entre os seus concorrentes.

Essa realidade não é diferente no mercado educacional e você sabe o quanto essa afirmação é verídica. São diversas escolas na região oferecendo as melhores vantagens para conquistar famílias e potenciais alunos com a melhor estrutura e a promessa do melhor ensino, é claro.

Se você parar e analisar, perceberá que a maioria das instituições de ensino utilizam desse discurso (talvez a sua faça o mesmo, a propósito). Mas há detalhes que fazem a diferença, tornando cada escola uma opção única no ramo de atuação, que vão desde a metodologia utilizada até os serviços adicionais oferecidos.

Se você visa tornar  sua escola a melhor opção para quem busca um ensino de excelência, aprenda com quem utilizou as melhores ideias para colocar a sua marca no topo. Descobrimos as ações por trás das empresas de sucesso e compartilharemos na sequência. Confira:

#01. Análise completa da escola

As melhores ideias e estratégias surgem a partir de uma análise completa do negócio para elaborar o planejamento. É impossível pensar em definir qualquer ação sem antes passar por essas etapas indispensáveis.

Não importa se você é o proprietário ou o gestor da escola, é fundamental dedicar um tempo antes da realização de cada projeto para avaliar a IE e planejar.

A fase de análise pode requerer o uso de recursos como:

  • análise SWOT;
  • análise de mercado;
  • pesquisa detalhada sobre a concorrência;
  • elaboração das personas da marca.

#02. Criação de um plano de marketing

Após a avaliação prévia, é hora da elaboração do plano de marketing. É fundamental ter a visão de que, sem esses dois passos tão importantes, é impossível realizar estratégias eficientes de marketing para escolas privadas sem um plano de ação coerente.

O plano de marketing é um recurso relacionado com ações e, consequentemente, resultados. Por isso, números sólidos e representados por um quantitativo alto de potenciais alunos para matricular na sua escola só vem quando associados a iniciativas bem elaboradas e direcionadas.

Um plano de marketing bem estruturado é formado pelas seguintes etapas:

  • objetivo da ação;
  • público-alvo;
  • recursos utilizados;
  • resultados desejados;
  • metas a curto, médio e longo prazo;
  • meios para avaliar os resultados;
  • cronograma de ações;
  • capital disponível.

#03. Identidade visual atrativa

A cada dia que passa a presença digital vai aumentando a sua relevância, fazendo com que milhares de empresas invistam no fortalecimento da sua marca por meio de elementos relevantes, entre elas a identidade visual.

Ela é a apresentação da instituição de ensino no meio digital, ou seja, no site e em todos os perfis das redes sociais onde ela esteja presente. Além disso, é necessário desenvolver o tom de voz e o posicionamento de comunicação nas mídias sociais.

Mesmo que cada rede social requeira diferentes formas de utilização, é fundamental trabalhar cada uma delas de maneira sincronizada. 

Afinal, se o departamento de marketing da sua escola deseja realizar ações que gerem resultados, é preciso atestar que, ao se deparar com o material, os pais e alunos saibam identificar a sua instituição de ensino.

Grandes marcas de segmentos diversos têm um bom posicionamento nas redes sociais com o apoio de um plano de marketing que lhes permite comunicar com todos os públicos, quando elas possuem mais de uma persona, por exemplo. A Netflix é referência no assunto, mantendo um tom de voz descontraído com todos os seus assinantes.

#04. Estruture o seu networking e fortaleça relacionamentos

Muito antes da massificação da internet e da popularização do marketing digital, o networking já era um grande parceiro das estratégias de marketing para escolas privadas.

A propósito, caso você não saiba, o mercado educacional é um dos principais que se movimentam através da influência. Pais e alunos, quando satisfeitos, indicam a escola espontaneamente, motivando potenciais estudantes a escolherem a  instituição.

Por isso, mesmo que a sua estratégia seja guiada pelas redes sociais, não é impeditivo  desenvolver ideias para envolver e atender as necessidade da sua comunidade escolar, como por exemplo:

  • criar grupos e utilizar recursos de comunicação que incentivem o diálogo constante com pais e responsáveis;
  • ofereça benefícios aos consumidores mais antigos, como descontos e reconhecimentos pela fidelidade de longa data;
  • promova eventos e reuniões periódicas e aproveite esses momentos para coletar feedbacks sobre a escola.

#05. Elabore e acompanhe os indicadores de desempenho

Não adianta se dedicar à elaboração de estratégias de marketing se a etapa de verificação não estiver bem estruturada. Por isso, junto com o plano de marketing, crie indicadores que auxiliem no acompanhamento e classificação dos resultados obtidos pela sua escola.

Confira alguns exemplos de indicadores de marketing digital indicados para estratégias no segmento da educação:

  • CAC (Custo de Aquisição do Cliente): o cálculo é feito a partir do total dos custos com vendas e marketing dividido pela quantidade de novos alunos matriculados. Esse indicador estabelece o valor total que uma escola investe para conquistar um novo aluno;
  • Churn: aponta o percentual de evasão de alunos, ou seja, matrículas canceladas na sua escola;
  • LTV (Lifetime Value): em tradução livre, valor vitalício. Esse indicador ajuda a sua escola a ter uma previsão sobre o lucro líquido de um aluno durante todo o tempo que ele permanece na instituição de ensino. 

#06. Otimize o aprendizado com a modalidade EAD

Escolas inovadoras saem na frente ao oferecer serviços integrados à tecnologia, otimizando o fluxo de aprendizado. 

Nesse caso, você pode complementar as aulas presenciais com uma plataforma EAD como o Google for Education, que pode oferecer uma variedade de conteúdos ricos, como webinars, videoaulas, infográficos, animações, entre outros, funcionando como uma biblioteca virtual.

A pandemia do COVID-19 trouxe grandes aprendizados sobre a importância do digital no funcionamento dos negócios com a ajuda da tecnologia. Em situações onde é preciso contornar os fatores externos e seguir com a rotina das aulas dentro do possível, contar com uma plataforma EAD é um diferencial para as escolas.

#07. Utilize um bom sistema de gestão escolar

Ainda no assunto tecnologia, não dá para negar o quanto ela se tornou uma grande aliada nas empresas de sucesso, principalmente nas escolas.

Hoje em dia, com a facilidade de resolver tudo na palma da mão, é preciso entender a necessidade dos pais e alunos e oferecer soluções inovadoras que lhes permitam ter acesso a todas as informações necessárias sem qualquer burocracia.

Com a rotina agitada, muitos não conseguem se deslocar ou até mesmo prolongar o seu tempo nas dependências da escola. Por meio de um sistema de gestão escolar eficiente, você proporciona agilidade e praticidade na resolução de problemas corriqueiros do seu público.

Conclusão

Empresas de sucesso conhecem bem suas necessidades, fazem um bom planejamento, estruturam seu plano de ação agregando suas ideias para alavancar os resultados da sua marca.

E com as escolas não acontece diferente, como você viu no conteúdo de hoje. Com as ferramentas adequadas, você consegue aplicar as mesmas ideias das empresas de sucesso na sua escola. 

Em relação à tecnologia, a Activesoft tem a melhor solução de gestão educacional do mercado. Com uma ferramenta completa que permite otimizar o gerenciamento de toda a sua escola, o sucesso e o diferencial competitivo da sua instituição estão garantidos!

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Colina Tech

05.04.2023