A pandemia impõe muitos desafios às instituições de ensino e um deles é a gestão de tempo escolar. Com a maioria dos profissionais trabalhando de casa, é normal que a rotina fique desregulada e isso provoque alguns atrasos nas demandas.
Contudo, o problema, quando não tratado de forma efetiva, pode trazer consequências para o desempenho da instituição de ensino. Por isso, a escola precisa investir em mecanismos que otimizem o tempo e os processos dos profissionais de todos os setores.
Assim, para contribuir com o processo de otimização da gestão de tempo escolar, desenvolvemos esse artigo com 5 dicas práticas.
Confira nossas dicas!
1. Faça planejamentos e cronogramas com antecedência
Para gerir o tempo é necessário ter um bom planejamento com todas as atividades que serão executadas. Desse modo, o processo de execução se torna mais rápido, pois será feito de maneira objetiva.
Nesse sentido, para iniciar o planejamento é necessário estabelecer as prioridades e definir o que precisa ser feito com urgência.
Por exemplo, se o prazo para digitação das notas está perto, a prioridade será a aplicação e correção das avaliações.
Dessa forma, é mais fácil definir o tempo necessário para fazer as atividades e não se atrasar com a demanda.
Além disso, o profissional pode criar um cronograma com todas as tarefas e datas de execução. Dessa forma fica mais fácil se comprometer com os prazos e evitar distrações, otimizando a gestão de tempo escolar.
2. Faça avaliações periódicas com a equipe
Com o cronograma e o planejamento, os profissionais terão um guia para a execução das atividades. Desse modo, será possível avaliar se as atividades estão sendo feitas no tempo planejado.
A estratégia viabiliza a identificação de possíveis pontos de melhoria e dá uma visão geral do desempenho da equipe.
As avaliações também facilitam a identificação da estratégia adotada por cada profissional. Assim, se a técnica de determinado professor funcionou para o melhoramento da gestão de tempo escolar, outros poderão adotar o mesmo mecanismo.
3. Tenha um local de trabalho tranquilo
Essa dica pode parecer simples, contudo ela pode fazer muita diferença na gestão de tempo escolar.
O trabalho home office exige que o profissional tenha um espaço organizado, livre de distrações e interferências. Só assim será possível realizar todas as atividades dentro do tempo estabelecido.
Por exemplo, trabalhar na sala de estar em uma casa cheia de pessoas é inviável. Além do barulho das conversas paralelas, manter o foco no trabalho se torna impossível.
Assim, fica explícito a necessidade de criar um ambiente próprio para o trabalho. Esse exercício contribuirá, também, para conseguir distinguir o momento de descansar do momento de trabalhar.
4. Adote metodologias de ensino ativas
A educação híbrida já é uma metodologia de ensino ativa, contudo, dentro de todas as possibilidades que a modalidade oferece os professores podem se beneficiar das que trazem o melhor resultado com o menor investimento de tempo.
A princípio, o ensino ativo contribui para o desenvolvimento de habilidades solucionadoras e sociais por meio do incentivo ao protagonismo dos alunos.
Desse modo, o professor deixa de ser o único responsável por transmitir o conhecimento e passa a ser apenas a ponte entre o conhecimento e os alunos.
Com a descentralização do conhecimento, os docentes reduzem a carga de atividades dentro da sala de aula e dão espaço para que os alunos solucionem os problemas e contribuam para o processo de aprendizagem dos colegas de forma ativa.
Nesse sentido, uma das metodologias de ensino ativo que pode ser utilizada é a sala de aula invertida.
Na prática, os professores informam o tema da próxima aula para os estudantes e disponibilizam os materiais de estudo para que os alunos estudem o conteúdo com antecedência.
Então, no dia da aula, o professor não terá que partir do ‘ponto zero’, já que os alunos terão conhecimento prévio sobre o assunto.
Assim, os alunos ficarão responsáveis por iniciar a discussão na sala, fazendo com que a troca de informações não dependa apenas do professor.
Logo, a prática potencializa o processo de aprendizagem dos alunos, já que os estudantes terão novos estímulos. Além de otimizar o tempo de trabalho do professor, que não precisará desenvolver todos os conteúdos do zero.
5. Invista em tecnologia
A tecnologia é um recurso indispensável para o bom funcionamento de qualquer empresa. Com a ferramenta certa, como um software, por exemplo, os processos podem ser automatizados, aumentando a produtividade e otimizando o tempo de toda a equipe.
Desse modo, os profissionais trabalham de forma potencializada, alcançando melhores resultados, em um curto espaço de tempo, evitando, assim, a sobrecarga da equipe e o atraso nas entregas.
Nesse sentido, uma forma de implementar a tecnologia nas instituições de ensino é adotando um sistema de gestão escolar. Assim, com um único recurso, a escola pode melhorar o rendimento de todos os setores.
Confira os benefícios da tecnologia em alguns setores da escola:
Financeiro
E-BOOK GRATUITO: 10 DICAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS FINANCEIROS DA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO!
Com um sistema de gestão escolar a instituição de ensino pode automatizar o processo de cobrança e emissão de boletos, com ferramentas como a régua de cobrança. Além disso, o sistema ainda identifica alunos inadimplentes e auxilia no acompanhamento do fluxo de caixa.
Assim, os profissionais do setor poderão se dedicar a atividades que promovam o crescimento da escola e não desperdicem tempo realizando tarefas que podem ser feitas automaticamente por ferramentas.
Administração
A ferramenta possibilita que os processos administrativos da escola sejam otimizados com a integração de dados em um único sistema. Dessa forma, o acesso às informações, geração de relatórios e diagnósticos podem ser feitos em segundos.
Outro benefício do recurso é o armazenamento na nuvem e o acesso remoto, facilitando o trabalho home office. Logo, os funcionários do setor ganharão tempo e agilidade no trabalho. Reduzindo, também, o número de erros e perdas de arquivos.
Acadêmico
O sistema facilita, também, o trabalho dos professores que podem ministrar aulas online com recursos como o Google for Education, que simplifica a apresentação do conteúdo e a interação com a turma.
Além disso, os professores ainda podem registrar frequência, digitar notas, enviar atividades e avaliar os alunos de forma 100% digital, otimizando os processos e reduzindo o tempo gasto nas atividades.
Coordenação e secretaria
Outra vantagem do sistema de gestão escolar são os recursos de captação de alunos, que facilita a identificação e interação com novos clientes.
Reduzindo, assim, os processos manuais que consomem o tempo dos profissionais, os impedindo de focar nas atividades que necessitam de acompanhamento.
VEJA MAIS: 9 DICAS PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE TEMPO E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE!
Como vimos, a tecnologia é uma aliada do processo de gestão de tempo escolar e otimização de processos.
O recurso pode transformar o fluxo de trabalho da instituição de ensino e garantir o crescimento sustentável da instituição.
Assim, investir em um sistema completo de gestão significa investir no crescimento e melhoramento da instituição.
Tem alguma dúvida ou deseja conhecer melhor o nosso sistema de gestão escolar? Então, fale com nosso time de especialistas!