A pandemia do novo coronavírus impactou diversos setores da economia, sendo a educação, um dos que mais sofreu com os danos. A crise de saúde mundial, além de obrigar as instituições a migrarem seus conteúdos para plataformas virtuais de ensino, de forma integral ou híbrida, também dificultou o processo de cobrança de mensalidade escolar, aumentando os índices de inadimplência.
Nesse cenário, as instituições de ensino precisam inovar nas metodologias de ensino e nas alternativas de cobrança de mensalidade escolar, com a nova realidade dos pais e alunos.
Para entender melhor essa relação e conhecer mecanismos que facilitem o processo de cobrança, trouxemos, neste post, os principais desafios enfrentados pelas escolas na pandemia e dicas para lidar com a inadimplência escolar com sabedoria e estratégia.
Confira!
Quais são os principais desafios na cobrança de mensalidade escolar na pandemia?
O grande desafio das instituições de ensino na cobrança de mensalidade escolar com a queda de renda das famílias e o aumento do desemprego na pandemia. Veja abaixo as dificuldades que essas mudanças trazem.
Controlar os gastos com manutenção
Mesmo com as aulas sendo ministradas 100% online ou de forma híbrida, a instituição de ensino continua tendo os seus custos fixos e variáveis com a manutenção de sua estrutura — salário de professores, de profissionais administrativos, contratação de plataformas de ensino e recursos computacionais extras para dar conta da nova demanda.
Contudo, esses serviços só podem ser mantidos se as mensalidades estiverem em dia.
Como lidar com a queda de emprego e renda dos pais no processo cobrança de mensalidade escolar?
É inegável que, além de todo o problema de saúde pública, a pandemia agravou a crise econômica no país. As necessárias medidas de isolamento social, com o fechamento de determinados setores econômicos, provocaram uma reação em cadeia na economia, com queda na receita, perda de empregos e fechamento de empresas.
De acordo com o IBGE, no último trimestre de 2020, a taxa de desemprego estava em 14,1%, o que representa mais de 14 milhões de desempregados no país. Toda essa retração econômica faz com que as pessoas revejam seus gastos, cancelem contratos, questionem métodos de pagamentos e peçam descontos.
Cabe a instituição de ensino estar preparada para lidar com esse tipo de situação, com mais flexibilidade e buscando maneiras para se adaptar a esse novo momento. O foco aqui é receber o máximo possível, em tempo hábil, evitando o encerramento de contratos.
Como reduzir os custos?
O momento de pandemia exige manter as contas equilibradas, mesmo com a possível queda de receita e dificuldade para receber. Para passar por esse momento com menos custos, os gestores deverão adotar algumas soluções. Veja abaixo algumas das principais.
Otimize os processos internos
Se as aulas não estão sendo presenciais e os financiadores da instituição, que são os pais, estão com dificuldades para manter a mensalidade em dia, é importante que os gestores busquem alternativas para reduzir os custos e equilibrar as contas.
Desse modo, alguns dos custos variáveis como água, luz e limpeza das instalações, materiais de limpeza e insumos, serão diminuídos de forma natural. Assim, será possível otimizar os processos para produzir mais com menos recursos.
Elimine ou reduza serviços terceirizados
Algumas atividades terceirizadas poderão ser suspensas ou reduzidas, como os profissionais de manutenção, de segurança, de limpeza, de TI etc. Assim, para suprir as possíveis ausência desses profissionais, será necessário otimizar os processos em busca de maior eficiência operacional na gestão da instituição de ensino.
Com uma boa solução tecnológica, as tarefas burocráticas e repetitivas poderão ser eliminadas e os profissionais poderão ser deslocados para outras áreas, até que a situação se recomponha.
Como a instituição de ensino pode evitar a inadimplência?
Neste momento difícil para todos, é importante que as partes envolvidas em um imbróglio financeiro tentem entrar em um acordo, para que haja a resolução da pendência e que a relação se mantenha no futuro.
Para que isso seja possível, o gestor da instituição de ensino deverá tomar algumas medidas estratégicas. Entenda quais são as principais.
Tenha empatia com os responsáveis
A situação não está boa para ninguém, não é mesmo? Se a instituição de ensino está precisando cortar custos para equilibrar as contas, é importante que os gestores também entendam a situação difícil que o cliente está passando.
Ao se colocar no lugar do responsável pela dívida, entendendo as suas reais necessidades, você poderá fazer uma proposta personalizada de pagamento, condizente com a situação financeira dele.
Nesse cenário, além de receber, a instituição conquista a simpatia desse cliente, que passará a ter mais confiança na instituição. Assim, quando as aulas presenciais voltarem, é provável que ele faça questão de pagar em dia, como forma de agradecimento e reconhecimento.
Ofereça descontos e promoções para o pagamento da mensalidade
Falando sobre flexibilização, na hora de negociar o pagamento das pendências, calcule sempre uma margem para negociações, de forma prévia.
Assim, o cliente terá a percepção de que está ganhando uma vantagem em pagar naquele momento. Ou seja, a dívida será paga e ele manterá um sentimento positivo em relação a esse pagamento.
Desse maneira, vincule o desconto a prazos bem definidos, para que os pagamentos sejam realizados em tempo hábil. Nesse sentido, determine um prazo corrente, sem exageros — não adianta fazer uma oferta relâmpago para quem está com dificuldades financeiras.
Logo, busque uma alternativa que dê tempo para o cliente fazer um planejamento e procurar por soluções.
Diversifique as formas de pagamento da mensalidade escolar
A princípio, para facilitar mais o pagamento, ofereça alternativas que facilite o pagamento, levando em consideração a realidade do cliente. Desse modo, não se prenda a boletos ou pagamentos em espécie.
Assim, ofereça formas de pagamento via cartão de crédito, Pix e em plataformas que ofereçam cashbacks no pagamento, como o PicPay, RecargaPay, Mercado Pago etc.
Nesse cenário, os cashbacks nada mais são do que a devolução de parte do valor pago, como recompensa pela utilização da plataforma em questão. Nesse cenário, além dos descontos que você oferecerá, o cliente ganhará mais uma porcentagem no ato do pagamento nessas plataformas, o que estimulará mais ainda o pagamento.
Utilize a tecnologia no processo de cobrança de mensalidade escolar
Para mapear a situação de cada aluno e as suas pendências financeiras, a instituição de ensino necessita de bom sistema de gestão, que possibilite centralizar os recebimentos.
Nesse sentido, uma dessas alternativas é o isaac, parceiro da ACTIVESOFT. A empresa permite a diversificação de meios de pagamento para os responsáveis pelos alunos, além de contribuir para uma melhor organização das contas da instituição.
Preparamos uma live completa sobre inadimplências escolar. Veja aqui!
Assim, o pagamento da mensalidade e demais taxas que compõem o contrato do aluno é feito em uma única conta. Ou seja, centralizando toda a parte financeira e facilitando o planejamento.
Nesse sentido, ao utilizar um software de gestão, você fica livre para cuidar da parte de negociação para a quitação de débitos. Focando, assim, no relacionamento com os clientes, sem se preocupar com detalhes burocráticos.
A cobrança de mensalidade escolar durante a pandemia exige da instituição de ensino um maior jogo de cintura para lidar com a inadimplência. Dessa maneira, os pais precisam se sacrificar para manter as contas em dia nesse período, as instituições devem traçar estratégias para otimizar os seus processos e facilitar os pagamentos.
Assim, ao fazer uma cobrança justa e empática, todos saem ganhando e a relação dos pais e alunos com a instituição de ensino é preservada.
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