Tendências pedagógicas para ficar de olho em 2024!

  • Colina Tech

  • 10 meses atrás

  • 5 min de leitura

Ficar por dentro das tendências pedagógicas para 2024 é fundamental para a sua escola particular estar atualizada sobre todas as ferramentas e recursos essenciais para otimizar a qualidade do ensino oferecido.

2023 segue firme e forte com tudo o que foi planejado no ano anterior, porém já chegamos ao segundo semestre e é hora de começar a articular o próximo ano letivo.

Assim, pensando nisso, elaboramos um artigo trazendo as principais tendências pedagógicas para 2024 para a sua escola particular se preparar para um ano cheio de resultados e de muito sucesso.

Boa leitura!

Principais tendências pedagógicas para o ano letivo de 2024

Mesmo após o decreto da OMS sobre o fim da emergência sanitária da pandemia de COVID-19, principal motivo para a adaptação da realização de inúmeras atividades, principalmente as escolares, a tecnologia ainda será um pilar importante nas instituições de ensino. 

Sem dúvidas, é uma solução que veio para ficar, trazendo inovação e propostas diversificadas de gestão e de ensino para as escolas particulares.

Nesse sentido, dizemos com toda a convicção que a tecnologia continuará a ser uma grande aliada do ambiente escolar e se aplicará a diversas necessidades. Por isso, selecionamos as principais tendências pedagógicas envolvendo esse recurso para o ano de 2024. Confira!

Sistema de gestão escolar

Um sistema de gestão escolar é a solução mais adequada para otimizar e agregar mais eficiência para a sua instituição de ensino particular. Essa ferramenta ajuda na compreensão e na resolução dos principais problemas enfrentados na gestão escolar, promovendo melhorias para os processos internos.

Um bom software de gestão educacional faz a integração de departamentos, interligando a área pedagógica, acadêmica e financeira, facilitando a definição de estratégias para o sucesso da instituição de um jeito prático e eficiente.

Isso é possível graças à automatização de tarefas, que descomplicam a gestão escolar. Ou seja, são preocupações a menos para os gestores que diariamente enfrentam inúmeros desafios à frente do gerenciamento das instituições de ensino particulares.

Quanto mais completo o sistema de gestão escolar, mais otimizado se torna o trabalho do gestor. Por exemplo, a plataforma da Activesoft é a mais completa do mercado de software de gestão educacional e oferece diversos benefícios para as instituições de ensino particulares:

Com ela, a gestão da sua escola particular se torna mais eficiente com as seguintes soluções:

  • Secretaria;
  • Coordenação;
  • Avaliação;
  • Integração Google For Education;
  • Porta-Arquivos;
  • Emissão de Nota Fiscal;
  • Recebimento Online;
  • Contas a Receber;
  • Contas a Pagar;
  • Integração Contábil;
  • Filantropia;
  • Portal Web;
  • Diário Online;
  • Matrícula Online;
  • App Agenda;
  • Captação de Alunos;
  • Avaliação Institucional;
  • Almoxarifado;
  • Biblioteca.

Com todas essas possibilidades, toda a comunidade escolar sai ganhando, já que são várias as vantagens obtidas, como a redução de custos, praticidade, agilidade, melhoria no relacionamento entre a família e a escola, na comunicação interna e também com pais e responsáveis, entre outras.

Personalização da aprendizagem 

Uma das principais tendências pedagógicas para 2024 é a aprendizagem personalizada. Por exemplo, é necessário compreender que cada aluno tem maneiras diferentes de aprendizado, logo, o mesmo planejamento de aula pode não se aplicar a todos. 

Além disso, é preciso ter em mente as particularidades dos estudantes em relação a suas habilidades, necessidades diversas e potencialidade.

Para atender essas demandas que a educação convencional não supre, a aprendizagem personalizada surge como solução e traz diferentes opções para o aluno traçar a própria jornada educacional. 

Assim, em vez da aplicação da mesma abordagem para todos os alunos, os docentes podem desenvolver planos de aulas compatíveis à realidade individual de cada estudante.

Essa personalização pode realizar-se por meio de atividades variadas e também pela forma como se aplicam as avaliações. Ainda assim, a personalização da aprendizagem não significa desenvolver um único plano de aula para cada aluno, mas oferecer possibilidades de escolha e autonomia.

Realidade Virtual e Aumentada

As soluções tecnológicas otimizam o aprendizado, estimulam a criatividade e facilita o trabalho da equipe docente. Nesse contexto, a Realidade Virtual e Realidade Aumentada podem ser mais exploradas no mercado de educação, graças a inovações na tecnologia, como a chegada da internet 5G, por exemplo. 

Para o seu pleno funcionamento, a Realidade Virtual requer equipamentos específicos para interação em ambientes fictícios, criados a partir de computadores. Assim, o objetivo desses espaços é simular a realidade no ambiente digital.

Por sua vez, a Realidade Aumentada desenvolve imagens virtuais para incluí-las no mundo real. Isso já é possível e já foi aplicado em outros contextos, como o jogo Pokémon GO.

Na educação, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem ser aplicadas para potencializar o conhecimento do aluno de um jeito lúdico e aprofundado. Assim, instituições que se denominam como “a escola do futuro” devem compreender desde já sobre a utilização desses recursos para melhorar o ensino-aprendizagem.

E-learning

O e-learning é uma das grandes tendências pedagógicas para 2024. É uma proposta de aprendizagem por meio do uso de plataformas digitais, onde não há a necessidade da participação presencial do aluno.

Um dos principais benefícios desse tipo de abordagem é a flexibilização de horários, já que o aluno pode estudar de qualquer lugar que ele esteja. 

Num primeiro momento, o e-learning é bem semelhante à Educação à Distância (EAD). Porém, enquanto a primeira proposta é totalmente realizada em ambiente virtual, a segunda acontece parcialmente no espaço digital.

Microlearning

Por fim, falaremos de uma das tendências pedagógicas que vem conquistando o seu espaço nas escolas particulares: o Microlearning (micro-aprendizado).

Essa abordagem pode ser aplicada na Educação Básica e o seu processo de aprendizagem se dá gradualmente, como se fosse em “pequenas doses” objetivas e ágeis. Dessa forma, o ensino é feito de forma flexibilizada, orientada e otimizada, já que não compromete muito o tempo dos professores e dos alunos.

É importante ressaltar que essa tendência impedirá a aprendizagem de conceitos relevantes. Pelo contrário, ela trará mais objetividade ao aprendizado, já que os docentes não terão a necessidade de se ocupar com horas de ministração de conteúdos dominados pelos estudantes. Além disso, o objetivo do microlearning é proporcionar aprendizagem em curto período.

Na Educação Básica, por exemplo, o microlearning pode ser aplicado ao ensino de temas em período reduzido. Em seguida, vem a realização de mini-avaliações para mensurar a absorção do conteúdo. Essa prática contradiz o que é realizado pela educação tradicional em sala de aula, onde os alunos estudam por meses assuntos variados do bimestre.

Um dos principais benefícios do microlearning é a capacidade de retenção de informações, afinal, o estudante consegue compreender melhor o conteúdo, não apenas o memorizando. 

Além disso, essa tendência contribui para o engajamento em sala de aula, pois o conhecimento transmitido se dá num processo menos cansativo e mais atrativo, pois com facilidades de aprendizado há grandes chances de potencializar o rendimento escolar dos alunos.

Blended Learning (Ensino Híbrido)

Apesar dessa modalidade de ensino ter ficado em evidência no período da pandemia de COVID-19, há chances dessa tendência pedagógica ganhar importância por mais tempo. É preciso deixar claro que o ensino híbrido pode ser aplicado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Nessa abordagem, o aprendizado acontece tanto presencialmente quanto por meio de plataformas digitais, com atividades e interações integradas nos dois espaços. Por exemplo, temos a sala de aula invertida, metodologia onde os estudantes aprendem no ambiente digital e presencial parcialmente.

O ensino híbrido possibilita a flexibilização do ensino, onde o estudante tem autonomia para escolher o local e quando estudar um conteúdo específico, montando uma rotina de estudos compatível com a sua realidade.

Além disso, a modalidade contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, como a tomada de decisão assertiva, o senso de responsabilidade e a tolerância a situações de estresse.

Conclusão

Como você viu, não faltarão tendências pedagógicas para implementar e levar inovação para a sua escola. Tudo isso pode ser feito com a ajuda da tecnologia. Quem é leitor do nosso blog sabe o que achamos disso: que ela é e deve ser a maior aliada da sua instituição de ensino particular.

E essa parceria pode ficar ainda melhor com o sistema de gestão escolar da Activesoft. Otimize a gestão escolar e os resultados da instituição utilizando o melhor e mais completo sistema de gestão educacional do mercado.

Fale com um especialista agora mesmo e tenha uma das principais tendências pedagógicas para 2024 na sua escola particular!

Colina Tech

19.07.2023