Qual a importância de ter uma agenda escolar digital?

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 3 min de leitura

A era da agenda escolar de papel fez parte da jornada de muitos alunos nas últimas décadas. Mas, os avanços tecnológicos foram se espalhando pelos diferentes ramos de negócios e chegou também no ambiente educacional.

Não só para modernizar os processos escolares, mas também para facilitar a gestão das instituições e dinamizar o relacionamento da escola com pais e alunos.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais as instituições vêm adotando o uso da agenda escolar digital. Uma ferramenta multifuncional que se mostrou uma grande aliada na otimização de tempo e simplificação de processos na rotina educacional.

De modo ágil e completamente seguro, ela é capaz de reunir diferentes ações importantes para a gestão escolar em um único lugar.

Além disso, o uso de um aplicativo de comunicação que centraliza todas as informações da escola e as disponibiliza de forma imediata, oferece ainda mais benefícios a curto e longo prazo.

Vantagens de usar agenda escolar digital

Contato direto e dinâmico

Ao aderir uma agenda digital na escola, garante-se um meio de comunicação rápido e eficiente com as famílias.

Por meio do app, é possível que os pais acompanhem todos os comunicados e informativos encaminhados pela escola em tempo real ou no momento mais adequado no seu dia a dia.

Assim, eliminando a possibilidade ou necessidade de realizar chamadas em horários inoportunos.

Maior custo benefício com a agenda escolar

Ao aderir a essa tecnologia na rotina educacional, pode-se dar adeus ao uso de papéis, impressões de comunicados, grampos, colas e tudo o mais.

Além de reduzir significativamente o investimento financeiro nesses tipos de materiais, economiza-se também o tempo dos professores, coordenadores e secretarias da escola.

Seja pela facilidade de inserir esses comunicados diretamente no sistema ou de acessá-los a qualquer momento com facilidade.

Efetividade na comunicação

Com o uso da agenda digital escolar como canal direto de comunicação, pais e alunos podem se manter conectados à instituição em tempo integral.

Isso aumenta o nível de conhecimento das famílias sobre as atividades e ações realizadas pela escola. Assim, elevando também o grau de satisfação e participação na jornada educacional da criança ou adolescente.

Acompanhamento do desempenho com a agenda escolar

A ferramenta possibilita que pais e responsáveis acompanhem continuamente o desempenho do aluno ao longo do ano letivo. Seja pelas notas das avaliações, pelas faltas ou qualquer outro recurso que a instituição disponibilize em seu sistema, por exemplo.

Portanto, este é um ponto importantíssimo, pois esse olhar mais próximo pode ser essencial na identificação e solução de possíveis dificuldades enfrentadas pelo aluno no decorrer do ano letivo.

Espaço aberto para participação 

Pais e responsáveis se sentem muito mais importantes quando estão inseridos nas decisões da escola. Por isso, a agenda digital também pode ser utilizada como um espaço comum para fortalecer e solidificar esse relacionamento entre escola e famílias.

Votações e fórum de debate online são algumas formas de incentivar a participação dessas figuras no ambiente educacional.

Assim, implementação de um “canal oficial de comunicação com a escola” como o ClassApp, por exemplo, é capaz de elevar o grau de satisfação dos pais. Pois, permite que eles tenham mais percepção das ações que a escola desenvolve e se sintam parte do processo de expansão e melhorias.

Dessa forma, diminuindo significativamente o número de evasão escolar

Além de ser um forte aliado nas estratégias de captação de novos alunos, por oferecer processos mais dinâmicos para efetivação de novas matrículas.

Além de ser um facilitador da rotina de trabalho dos docentes, colaboradores e gestores escolares, proporcionando processos mais dinâmicos no dia a dia graças ao seu modelo de sistema prático, seguro e compartilhado.

O que é o ClassApp?

O ClassApp é uma plataforma parceira da Activesoft, desenvolvida com o objetivo de aproximar as famílias e alunos da escola de forma intuitiva, fácil e versátil. E o seu sucesso pode ser comprovado por meio de alguns pontos cruciais na tomada de decisão:

  • Boa adesão dos usuários (alunos, pais e corpo-docente: o ClassApp possui uma média de 95% de adesão, a maior taxa do mercado;
  • App com melhor nota de avaliação nas lojas de aplicativos;
  • Suporte técnico reconhecido como de excelência pelos clientes (a nota NPS do suporte da ClassApp é 9,8);
  • Possibilita a integração com outros aplicativos e softwares (o ClassApp tem a API aberta para integrações);
  • Oferece serviços adicionais: ClassPay e o Sistema de Matrículas, que são muito bem aceitos pelas instituições que aderem a ferramenta.

Como não é mais novidade, a tecnologia é o futuro e fazer as escolhas certas agora pode fazer toda a diferença na gestão e satisfação da sua escola.

Assim, adotar uma agenda escolar digital é um passo importante nesse processo de modernização e solidificação dos laços da sua escola com pais ou responsáveis, e alunos. 

Então, conheça as funcionalidades do ClassApp e fique por dentro de todos os diferenciais que a ferramenta oferece para uma rotina administrativa facilitada e uma comunicação revolucionária.

Inclusive, quer saber como um sistema de gestão integrado melhora os resultados da sua escolar particular?

Colina Tech

05.10.2021