Planejamento escolar: 6 dicas para fazer um de sucesso

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 5 min de leitura

O fim do ano letivo está chegando e com isso, está na hora de avaliar todas as ações feitas pela escola, e sobretudo, começar a fazer um planejamento escolar eficiente para o ano seguinte. 

Esse é um processo que merece bastante atenção, pois o planejamento escolar irá nortear as futuras ações, decisões e investimentos que a escola irá tomar nos próximos meses. 

O planejamento escolar envolve uma série de ações e decisões que devem contemplar os objetivos da escola e, ainda, questões de gestão e administração dos recursos da escola. 

Dessa forma, estabelecer um passo a passo, cada método que será utilizado durante o processo é fundamental para o bom desempenho das atividades de toda comunidade escolar. 

Para que o planejamento possa ser elaborado, a equipe pedagógica precisa refletir sobre o que a escola pretende alcançar ao fim do período estabelecido. Além disso, é importante levar em conta a realidade em que a instituição está inserida e o que pode, de fato, ser concretizado dentro desse cenário.

Com isso, a direção escolar tem a possibilidade de planejar, também, outros aspectos importantes para a escola. Ao ter um panorama claro de tudo o que será realizado ao longo do ano letivo, por exemplo, fica mais fácil determinar o tempo e os recursos necessários para cada atividade.

Se você quer inovar em seu planejamento escolar e entender como utilizar metodologias eficientes para cumpri-lo, continue lendo este artigo, preparamos dicas práticas que com certeza vão te ajudar

O que é um planejamento escolar?

De maneira prática, o planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola.

No entanto, além das questões que podem parecer apenas burocráticas, esse documento é fundamental para entender como a escola pode cumprir seus objetivos diante de suas demandas e obstáculos particulares.

No planejamento escolar são definidos e alinhados pontos como:

  • Projetos e programas pedagógicos que serão realizados durante o ano letivo;
  • Calendário escolar;
  • Horários das aulas de cada professor;
  • Formação das turmas;
  • Conteúdos extras que serão relevantes para a escola;
  • Determinação de qual bimestre cada conteúdo será lecionado;
  • E outros pontos necessários para o bom andamento das atividades escolares.

Além disso, o planejamento funcionará como uma referência para ser consultado durante o ano e após a realização das atividades, para que seja feita uma avaliação das mesmas, por exemplo. 

Como também, será uma fonte de pesquisa na hora de fazer o planejamento escolar dos anos seguintes, pois nele estarão registrados o que deu certo e o que não funcionou naquele ano.

Tipos de planejamento escolar 

O planejamento escolar também pode ser segmentado, abordando diferentes áreas da gestão da instituição e do ensino, o que pode trazer mais qualidade e eficiência para as estratégias e diretrizes a serem adotadas pela escola.

São eles:

Planejamento estratégico

Tem o futuro da instituição de ensino como foco de trabalho, considerando o cenário atual da escola, como suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Pesquisas de satisfação de alunos e familiares, tendências do mercado, estatísticas de desempenho nas avaliações da qualidade do ensino, saúde financeira, necessidades de investimentos, infraestrutura física e tecnológica da instituição escolar também são consideradas.

Planejamento pedagógico

Tem como objetivo alinhar o ambiente escolar interno e externo com as determinações do Ministério da Educação (MEC), bem como o relacionamento com a comunidade local e de familiares dos alunos.

Contempla questões como uso adequado da infraestrutura física e tecnológica da escola, calendário de eventos (avaliações, celebrações, reuniões de pais), projetos interdisciplinares e formação continuada, se for o caso.

Planejamento curricular

Envolve a definição dos conteúdos a serem aprendidos pelos alunos no ano letivo, a ordem e a forma como eles serão abordados. Considera também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do MEC, que traz uma referência curricular que direciona as instituições para a eficiência educacional.

Planejamento de ensino

Voltado para a definição de como serão as intervenções realizadas pelos professores para promoção do aprendizado. Seu produto final será o plano de ensino, que vai funcionar como um roteiro das atividades, formas de avaliação.

Envolve ações concretas, conteúdos que devem ser abordados e internalizados pelos alunos, situações a serem proporcionadas no ambiente escolar entre educadores e estudantes.

Como fazer um planejamento escolar de sucesso

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de planejamento escolar, está na hora de construir o seu. Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas. Confira! 

Analise o planejamento do ano anterior 

Antes de construir um novo planejamento, é importante analisar o que foi planejado e executado no ano anterior. A partir disso, observe o que foi bom, o que precisa melhorar, se o orçamento foi suficiente para cumprir as demandas planejadas, entre outros pontos. 

Defina novos objetivo

Após a análise do planejamento anterior feita, é hora de definir os novos objetivos da escola. Um bom planejamento só funciona se os objetivos fizerem sentido com a proposta pedagógica, tendo em vista que eles sejam quantitativos e, consequentemente, mensuráveis. 

Assim, é indispensável avaliar quais as mudanças a serem implementadas na instituição e se elas ocorrerão em curto, médio ou longo prazo.

Estabeleça metas 

Esclareça junto à sua equipe de colaboradores quais são os desafios estabelecidos para o próximo ano e as estratégias para alcançá-los.

Nesse sentido, o ideal é promover um diálogo aberto sobre o papel de cada equipe nesse processo. O foco do planejamento é a sustentabilidade e a melhoria da qualidade do ensino.

Por isso, é importante que o seu planejamento escolar estabeleça metas fracionadas para atingir cada um dos objetivos pontuados. A Estratégia SMART — específica, mensurável, atingível, relevante e temporal, respectivamente, em português —, pode ser uma boa tática para estabelecer esses pequenos passos ponderadamente.

Faça um cronograma de ações

Com as metas muito bem definidas, é essencial o desenvolvimento de um cronograma de ações que irá nortear as atividades do ano letivo. Este cronograma deve trazer informações referentes ao calendário escolar, tais como:

  • número de dias de aula;
  • quantidade de feriados;
  • período de recesso e, inclusive;
  • datas para as reuniões dos pais.

Tendo tudo isso devidamente documentado fica muito mais simples acompanhar o desempenho da escola e avaliar possíveis modificações ao longo do ano.

Além disso, vale deixar claro como será a grade de horários, a programação das datas comemorativas, as avaliações semestrais, as atividades diárias, entre outros.

Treine seus colaboradores e delegue responsabilidades

Motive e engaje os colaboradores na missão da escola. O sucesso na execução do planejamento escolar depende do nível de envolvimento — e de compromisso — dos seus funcionários.

Nesse processo, as equipes devem estar integradas e bem alinhadas às metas e centradas nos principais objetivos da escola, por exemplo.

Delegar funções é algo muito importante para os processos internos fluírem. Por isso, reunir a equipe para distribuir responsabilidades é uma das etapas cruciais.

Adote novas tecnologias no planejamento

Administrar uma escola é, sem dúvidas, um trabalho árduo e que exige muito esforço para solucionar ações complexas e manter a sustentabilidade do negócio. A começar pelo planejamento escolar, o ideal é investir em tecnologias que otimizem o trabalho da gestão e ofereçam soluções mais eficientes no ambiente escolar. 

Há diferentes opções de softwares e de ferramentas voltadas para essa área. Com um software, você consegue ter uma análise mais segura dos processos acadêmicos e financeiros da sua escola. A partir disso, tomar decisões assertivas baseadas em dados. 

Por fim, é importante ressaltar que a organização do planejamento escolar para o ano seguinte é crucial para a escola atingir suas metas e conseguir resultados satisfatórios durante todo o ano letivo. 

Sem um plano definido, a gestão escolar se dispersa e não consegue retomar a direção quando surge algum problema. Assim, ter um planejamento escolar eficiente ajuda a superar desafios e a fortalecer a marca.

Quer saber mais sobre como ter um planejamento escolar eficiente com um sistema de gestão?

Colina Tech

17.11.2021