5 formas de trabalhar as datas comemorativas no ensino híbrido

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

como trabalhar datas comemorativas no ensino médio

Além de ambiente de aprendizagem, a escola é, também, um espaço de desenvolvimento social para os estudantes. Assim, é importante manter as atividades coletivas mesmo com os novos formatos de ensino. Dessa forma, a instituição de ensino deve buscar maneiras de trabalhar, por exemplo, as datas comemorativas no ensino híbrido.

Contudo, com parte da turma no ambiente virtual e a outra metade na sala de aula física, pode parecer complicado desenvolver atividades em alusão às datas. Todavia, a criatividade e disposição possibilita manter as comemorações mesmo na  educação híbrida.

Nesse sentido, para te ajudar a trabalhar datas comemorativas no ensino híbrido, preparamos algumas dicas práticas que vão garantir a diversão e interação dos alunos.

Continue lendo o texto para conhecer 5 formas de explorar as datas comemorativas na aula híbrida.

5 dicas de como trabalhar as datas comemorativas no ensino híbrido 

1. Promova aulas temáticas

Os professores podem promover as atividades em todas as turmas do ensino básico, adaptando as atividades aos níveis dos alunos.

Por exemplo, em datas comumente comemoradas nas escolas como o Carnaval, os alunos podem participar da aula caracterizados, usando pinturas, roupas coloridas e adornos. E durante a aula os professores podem trazer jogos de perguntas e respostas sobre o tema ou apresentar algum filme relacionado.

Do mesmo modo, os recursos digitais podem ser incluídos na dinâmica para envolver os alunos mais velhos. Por exemplo, em datas como o Dia da Independência, os professores podem propor aos estudantes uma viagem no tempo para conhecer mais sobre a história do Brasil com visitas virtuais a museus.

Assim, os alunos comemoram a data e ainda desenvolvem atividades que somam conhecimento.

2. Faça brincadeiras em grupo à distância

Essa dinâmica pode ser desenvolvida com recursos como ferramentas digitais ou plataformas de interação online. Desse modo, todos os estudantes poderão se reunir no ambiente digital e se envolver na brincadeira.

A princípio, os professores podem apostar em brincadeiras 100% online com o  gartic, um jogo de adivinhação com desenhos; o Kahoot, que permite a criação de quizzes personalizados; e o stop online, uma versão digital da brincadeira ‘adedonha’; entre muitos outros jogos multiplayer ou colaborativos online.

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Além disso, os docentes podem usar jogos específicos para cada data comemorativa ou criar dinâmicas personalizadas. Por exemplo, um quiz sobre a páscoa que funciona como uma caça aos ovos.

Do mesmo modo, as brincadeiras clássicas também podem ser aproveitadas no ensino híbrido.

Nesse sentido, os professores podem desenvolver brincadeiras como a mímica e o stop tradicional (no papel). As atividades podem ser feitas, principalmente, com os alunos menores, pois as práticas contribuem para o processo de alfabetização dos pequenos.

Todavia, os jogos devem ser nivelados pelo nível dos estudantes. Desse modo, os professores não terão problemas com o engajamento no ensino híbrido.

3. Proponha oficinas manuais nas datas comemorativas no ensino híbrido

Essa atividade pode ser realizada com os alunos menores e, a princípio, a dinâmica deve ser planejada e acertada com os pais com antecedência. Assim, os professores poderão trabalhar com tranquilidade.

Desse modo, tanto os alunos que estarão na sala de aula física, quanto os que estão na online, poderão participar das produções.

Para isso, os professores devem planejar a atividade, criar a lista de materiais necessários para a prática e fazer o modelo que deve ser reproduzido pelos alunos.

Em seguida, os docentes precisam comunicar aos pais sobre a atividade, solicitar a compra do material e confirmar se o aluno terá um responsável presente para acompanhar a atividade.

Assim, no dia da oficina, o responsável ajudará o aluno com o manuseio dos materiais enquanto o professor orienta sobre a execução do projeto.  Dessa forma, todos os alunos participaram da atividade e a comemoração da data estará garantida.

Algumas datas legais para a prática da oficina são:

  • Páscoa;
  • Dia das Mães e dos Pais;
  • São João;
  • Natal;
  • Dia das crianças.

4. Convide os pais para participarem das comemorações

Na educação infantil é comum ter os pais envolvidos nas atividades, porém o mesmo não acontece com os alunos mais velhos. Todavia, a prática é uma oportunidade de envolver todos os pais nas comemorações.

Desse modo, em comemorações como o Dia das Mães, por exemplo, os professores e alunos podem pensar em atividades que envolvam as mães e possam ser feitas de maneira remota.

Nesse sentido, sugerimos um jogos que promovam a interação das mães com os filhos. Por exemplo, os docentes e os estudantes podem desenvolver um quiz sobre o relacionamento entre pais e filhos e transformar a dinâmica em um jogo.

Assim, as mães podem formar dupla com os filhos e para cada resposta correta da dupla, eles ganham pontos. Dessa forma, no final do jogo, o professor pode premiar a equipe que acertou o máximo de perguntas e entregar uma premiação simbólica.

A dinâmica, além de envolver os pais nos eventos de datas comemorativas no ensino híbrido, aproxima pais e filhos que muitas vezes, com a rotina cada vez mais agitada, acabam não aproveitando um tempo juntos.

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5. Promova rodas de histórias

De antemão a proposta pode parecer simplista, porém ela oferece a oportunidade de estreitar os laços entre os alunos promovendo a troca de experiências.

Todavia, a proposta pode ser posta em prática em todas as datas comemoras, não só nas mais exploradas. A ideia é comemorar as datas do dia a dia, reforçando o conhecimento dos alunos e promovendo a interação contínua dos estudantes.

Para a execução da atividade, os professores podem planejar mensalmente as datas que serão trabalhadas atividade. Por exemplo, em abril têm os dias do Hino Nacional Brasileiro, do Índio e de Tiradentes.

Considerando que o professor eleja essas três datas para trabalhar em abril, ele poderá falar sobre os assuntos pelo contexto histórico, por exemplo. Assim, no dia da comemoração de cada data, ele poderá reservar ao menos uma hora para discutir sobre o assunto com os alunos.

Desse modo, nas rodas de histórias, os alunos serão estimulados a discutirem o assunto, trocando conhecimentos e aprendendo coisas novas.

Com isso, além de trabalhar datas pouco exploradas, porém muito ricas para a história, o professor ainda propicia um momento dinâmico e descontraído para os estudantes.

Com as dicas, os docentes poderão trabalhar diversas datas de formas criativas e enriquecedoras, proporcionando o desenvolvimento social dos alunos e envolvendo os pais nas atividades da escola.

É importante reforçar que os novos formatos de ensinos não precisam afastar os alunos ou reduzir a interação comumente nas datas comemorativas.

Provamos isso com esse artigo, produzido para mostrar que é sim possível trabalhar as datas comemorativas no ensino híbrido.

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Colina Tech

15.07.2021