5 práticas para melhorar a comunicação entre a família e a escola

  • Colina Tech

  • 11 meses atrás

  • 6 min de leitura

comunicação entre a família e escola

A comunicação entre a família e a escola depende de um bom relacionamento entre alunos, professores, pais, responsáveis e a instituição de ensino particular. É um fator predominante para o sucesso escolar dos estudantes na jornada de ensino e aprendizado em sala de aula.

Nesse sentido, para a escola ter uma comunicação frequente e eficaz com as famílias dos alunos, é preciso disponibilizar canais acessíveis e seguros para a prática ter sucesso.

Assim, com a ajuda de ferramentas adequadas, professores, gestores e as famílias identificam com mais facilidade as necessidades de aprendizagem dos alunos, atuando em conjunto para encontrar soluções que aprimorem os estudos.

No post de hoje, você conhecerá as principais práticas para otimizar a comunicação entre a família e a sua escola particular.

Boa leitura!

Por que é importante otimizar a comunicação entre a família e a escola?

Um bom relacionamento entre a família e a escola é essencial por inúmeros motivos. Todos são contemplados pelas vantagens desse vínculo proveitoso para os alunos e para a instituição de ensino.

Por exemplo, os estudantes ganham mais acompanhamento da vida escolar, impactando positivamente o seu desenvolvimento. Já a escola particular em questão tem mais possibilidades para aumentar a retenção de alunos

Veja a seguir os principais benefícios em aprimorar a comunicação entre a família e a escola;

Vantagens para o aluno

Quando a família e a escola agem juntas, mantendo uma boa relação, elas possibilitam a criação de um cenário muito favorável para os estudantes. Assim, o resultado disso é a participação constante dos pais na vida escolar dos filhos, que promove diversas vantagens para eles.

Isso acontece porque há um acompanhamento mais próximo nas atividades e estudos realizados em casa. Com o suporte e ajuda dos pais nos estudos, os alunos obtêm resultados melhores.

A participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos alunos é um estímulo para que eles se dediquem mais aos estudos e na realização das tarefas de casa. 

Saber que os pais acompanharão cada passo das suas jornadas e se importarão quando alguma atividade não for feita, ou o resultado de alguma avaliação foi abaixo do esperado, por exemplo, pode ser bastante motivador para eles.

As melhorias são percebidas não apenas no boletim e nas avaliações, mas em todo o desempenho do aluno. Em relação à disciplina e a conduta em sala de aula, os alunos que recebem mais atenção dos seus responsáveis apresentam um comportamento melhor. 

Vantagens para a escola particular

Os benefícios ao apostar em melhorias na comunicação entre a família e a escola são perceptíveis para a IE.

Em outras palavras, ao manter as portas abertas e uma conexão mais próxima com as famílias, é possível coletar sugestões e críticas para otimizar o trabalho. Você pode obter as informações por meio de uma pesquisa de satisfação, de baixo orçamento e bem frequente. 

Ouvir não apenas os alunos, mas também as famílias, é possível transformar a escola particular num ambiente cada vez mais atrativo para todos.

Principais técnicas para transformar a comunicação entre a família e a escola

1. Desenvolva um diálogo constante

A comunicação é um aspecto necessário para todos que fazem parte da comunidade escolar. Porém, colocar essa proximidade em prática de maneira eficiente é um incentivo bem interessante para a gestão educacional.

O cenário contemporâneo contribui para que os pais e responsáveis estejam cada vez mais imersos no trabalho e não consigam atender a todas as necessidades das crianças e jovens, dificultando o acompanhamento adequado dos estudantes.

Com isso, as famílias vão diminuindo a sua presença na escola, afetando a comunicação com a instituição.

Assim, por esses e outros aspectos que afetam a relação entre a família e a escola, é essencial que a gestão desenvolva ações para intensificar esses processos.

Quando a escola particular promove uma comunicação mais aberta com a família, a estrutura educacional se aprimora e, consequentemente, o envolvimento e a aprendizagem dos alunos são fortalecidos.

Por isso, é fundamental compreender que a comunicação entre os membros da comunidade escolar e o contato entre eles, necessitam de uma certa constância. É necessário ter sensibilidade que a jornada educacional dos alunos, que está além das paredes da instituição, e o relacionamento família tem grande influência sobre toda a vida escolar do estudante.

2. Disponibilize ferramentas para melhorar a comunicação

Com a transformação digital, diversas tecnologias inovadoras estão disponíveis no mercado. Nesse sentido, é necessário ter atenção para as melhores opções e implantá-las na sua escola particular. Essas ferramentas têm gerado bons resultados em inúmeras instituições de ensino.

Para estruturar a comunicação entre a família e a escola, o ideal é contar com um aplicativo que facilite esse propósito. A Agenda Online, por exemplo, é uma excelente opção, por ser um recurso de fácil utilização e muito semelhante ao WhatsApp. Ela deixa os pais mais próximos da escola por meio de contato direto com professores, coordenadores e demais setores.

Ter um canal que traz a família para perto da comunidade escolar é uma prática eficiente capaz de transformar o aprendizado dos alunos.

3. Estimule a participação dos pais

Por saber da importância da comunicação entre a família e a escola, vale ressaltar a relevância da criação de possibilidades por parte da instituição de ensino para que isso aconteça.

Uma boa escola particular não sai à frente no mercado apenas pela sua estrutura física, mas pela qualidade do ensino disponível aos alunos e ao engajamento e acompanhamento dos pais.

Os responsáveis pelos estudantes devem entender que a escola está sempre receptiva a qualquer tipo de contato com a família, para debater temas relacionados ao processo de aprendizagem.

Soluções tecnológicas podem ser utilizadas para essa finalidade. Além disso, a escola particular pode criar ou melhorar seu próprio site, permitindo que os pais acessem os seus serviços digitais. Eles podem ser conteúdos relevantes em blogs ou materiais ricos, informações por e-mail, feedbacks ou newsletter para o envio de novidades sobre o universo educacional.

As redes sociais são canais que merecem a atenção da sua instituição, pois além de garantir a presença digital da marca, também é um meio de comunicação entre a família e a escola. Por meio delas, alunos, pais, professores e demais colaboradores podem acompanhar as ações do local.

4. Convoque e estimule a presença dos pais em reuniões escolares

Ainda que as soluções digitais sejam opções valiosas para manter a comunicação entre a família e a escola, as reuniões de pais também exercem um papel importante no processo. É o momento em que os pais podem se comunicar diretamente com a gestão e, principalmente, com os professores.

As reuniões são excelentes oportunidades para os pais tomarem conhecimento e tirar dúvidas sobre as práticas pedagógicas e sobre o desempenho dos alunos, especialmente. Além disso, eles podem aproveitar a ocasião para conversar com as famílias dos colegas do seu filho e trocar experiências.

É importante ter em mente que apenas as reuniões com os pais não bastam. É necessário estimular que eles estejam presentes utilizando os canais de comunicação disponibilizados pela escola particular em questão.

Para isso, vale proporcionar a participação efetiva dos pais e responsáveis nos eventos da instituição e incentivar a interação entre a família e a escola, também, num cenário mais intimista.

5. Promova eventos na escola

A realização de eventos no decorrer do ano letivo é outra prática interessante para envolver a família na escola. É uma oportunidade para fazer com que os pais participem da jornada escolar dos alunos, integrando também o lado social dessa experiência.

Além de ter contato com a instituição e conhecer melhor a sua estrutura física, é mais uma oportunidade de se conectar com outras famílias num momento mais descontraído. É interessante para a escola a promoção de eventos que proporcionem bem-estar e lazer para a união de pais e alunos.

Você pode aproveitar datas comemorativas como o Dia da Família e eventos culturais e científicos realizados pela escola.

Ao estimular a presença da família na escola, não só no aspecto educacional, a instituição demonstra cuidado com o desenvolvimento dos alunos, unidos com as suas famílias, mostrando os seus valores.

Conclusão

A comunicação entre a família e a escola é fundamental para o desempenho do aluno e também para acompanhar o nível de satisfação dos pais com os serviços oferecidos pela sua instituição de ensino particular.

Nesse processo de aproximação das famílias, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para otimizar as ações sem precisar de tantos recursos. 

Tudo o que você precisa é de um sistema de gestão escolar que ofereça ferramentas para essa finalidade e também para melhorar o gerenciamento de toda a instituição.

Lembra da Agenda Online que falamos no decorrer do texto? Pois bem, ela faz parte de uma das funcionalidades do sistema da Activesoft, promovendo mais praticidade e agilidade na hora de se comunicar com as famílias. 

Fale com um especialista agora mesmo e conheça todas as vantagens de investir na mais completa plataforma de gestão educacional do mercado. Aguardamos o seu contato!

Colina Tech

24.05.2023