A parceria entre alunos e escola tem um grande peso na aprendizagem. Assim, trata-se de um fator que deve ser observado, com muito carinho, por uma instituição de ensino. Do contrário, os resultados não poderão alcançar as expectativas.
Afinal, fazer o estudante sentir-se à vontade e disposto para adquirir conhecimento é fundamental para consolidar o aprendizado. Em outras palavras, o que quero afirmar é que o ambiente escolar precisa inspirar o aluno a desenvolver novas habilidades e o senso crítico.
Neste post, vamos destacar ações que uma instituição de ensino pode colocar em prática para melhorar a relação com os alunos. Confira!
Priorize o acompanhamento pedagógico
É muito importante que um colégio tenha dimensão das potencialidades e dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Desse modo, torna-se viável buscar alternativas para aprimorar os pontos fortes e minimizar as fraquezas.
Assim, o acompanhamento pedagógico dos alunos é essencial no processo de análise dessas características. É uma ação indispensável para alunos e escola terem um contato mais próximo, o que colabora para a melhoria da performance de ambos.
A presença mais ativa de professores e coordenadores junto aos estudantes permite um combate mais eficiente contra o bullying e propicia um ambiente mais saudável para todos.
Incentive os estudantes a se expressarem
Não considerar que os alunos sejam capazes de dar sugestões para a melhoria das condições de aprendizado é um dos maiores erros que uma instituição de ensino pode cometer. Um dos motivos é que os estudantes precisam de um espaço para manifestar o que pensam sobre as ações promovidas pela escola.
Então, se não houver um foco em valorizar a voz das crianças e dos adolescentes, serão bem maiores as possibilidades de eles ficarem desmotivados. Assim, nesse contexto, cabe ressaltar que é muito negativo para um colégio contar com alunos que apenas cumprem o protocolo.
Ou seja, muito melhor do que alunos que estão estudando apenas para conseguirem a aprovação, é conseguir motivá-los a verem a escola como um espaço democrático e, portanto, um local perfeito para o desenvolvimento de novas habilidades.
Procure se adaptar à realidade dos alunos
Uma escola não pode continuar com um método tradicional de ensino caso os alunos tenham como principal ferramenta para adquirir informações os dispositivos móveis. isso mesmo: a tecnologia precisa ser inserida de maneira inteligente na apresentação de conteúdos.
Esse é o melhor caminho para alunos e escola terem uma parceria mais efetiva, propiciando um ambiente mais favorável para a aquisição de conhecimento. Por isso, a instituição de ensino precisa analisar a realidade dos alunos com bastante cuidado.
Por meio dessa iniciativa, um colégio pode adotar medidas que vão contribuir para o estudante estar mais envolvido com a proposta pedagógica, o que é excelente para aumentar o engajamento e a participação em sala de aula.
Tenha foco em novas metodologias
Ver os estudantes apenas observando o professor transmitir informações é algo cada vez mais raro nas escolas. Os alunos estão cada vez mais interessados em serem protagonistas do próprio aprendizado.
Essa tendência tem motivado muitas instituições de ensino a apostarem em novas metodologias para envolver o estudante nos temas debatidos em sala de aula. Assim, o professor se transforma em um mediador, orientando os alunos a tirar as próprias conclusões sobre os conteúdos apresentados.
Nesse cenário, algumas instituições de ensino estão adotando a metodologia ativa intitulada problem based learning (aprendizagem baseada em problemas). Dessa forma, são expostas situações em que os alunos, de maneira integrada, adquirem conhecimento pela resolução de problemas.
Capacite os professores
Não adianta investir em tecnologia e metodologias inovadores caso não haja uma valorização dos professores. Afinal, eles têm como uma das principais atribuições fazer que a proposta pedagógica seja compreendida pelos alunos de forma plena.
Com docentes capacitados, são bem maiores as chances de alunos e escola terem uma parceria de alto nível. É um aspecto que não pode ser ignorado por uma instituição de ensino em hipótese nenhuma.
Se você quer boas dicas para inserir a tecnologia no dia a dia do seu colégio, sugiro nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Afinal, o conhecimento é peça-chave para a melhoria contínua!