A sua escola pode oferecer o melhor ensino da região, contar com toda a estrutura necessária para garantir conforto e tudo o que os alunos necessitam em relação a esporte, lazer e cultura. Porém, só há um jeito de saber se todo esse esforço atende às necessidades da comunidade escolar: aplicando uma pesquisa de satisfação.
Através dessa metodologia você consegue mensurar o nível de aprovação de profissionais , alunos, pais e responsáveis em relação à sua escola. E o melhor: todo o processo pode ser feito por meio do sistema de gestão utilizado pela escola, auxiliando no gerenciamento geral do local e colaborando para a retenção de alunos, entre outros pontos.
Se você ainda não realiza a pesquisa de satisfação e não possui um sistema de gestão que otimiza essa e outras demandas, saiba como ele pode ser um recurso valioso para a sua escola no post de hoje. Boa leitura!
O que é uma pesquisa de satisfação escolar?
A pesquisa de satisfação nada mais é do que a aplicação de um questionário contendo perguntas qualitativas e quantitativas.
Elas foram elaboradas com o objetivo de identificar a opinião do consumidor de uma marca sobre campos diversos da empresa.
No segmento da educação, a pesquisa de satisfação escolar tem o intuito de detectar objetivamente tudo o que a comunidade escolar percebe sobre o local em aspectos diversos.
Esses estudos podem servir como uma estratégia valiosa para dar voz a todos os envolvidos da sua escola, sentindo-se satisfeitos e bem recebidos por ela.
Qual a importância da pesquisa de satisfação escolar?
A pesquisa de satisfação escolar serve para conduzir todos os esforços, colaborando para que a performance da instituição de ensino seja bem sucedida.
Quando bem aplicada, a pesquisa permite que a sua escola se destaque entre as concorrentes, ganhando e mantendo autoridade em quesitos específicos.
Após identificar os interesses e necessidades dos avaliados, é mais fácil entregar à comunidade escolar aquilo que eles buscam e, como resultado, alavancar as possibilidades de superar suas expectativas através de experiências mais impactantes de alto desempenho.
Principais benefícios da pesquisa de satisfação escolar
São inúmeras as vantagens de aplicar a pesquisa de satisfação escolar, entre elas:
Identificar pontos a melhorar
A pesquisa de satisfação ajuda na identificação de oportunidades de melhoria, pontos que merecem atenção redobrada da gestão escolar, servindo tanto para estimular como para desmotivar os estudantes, aumentando os índices de evasão de alunos.
Para reduzir esses casos e até mesmo eliminá-los da sua instituição, a pesquisa de satisfação escolar é um item indispensável para alcançar os resultados desejados.
Crescimento do negócio
Um dos benefícios da pesquisa de satisfação escolar é a lealdade que nasce da comunidade escolar para com a marca. Assim, é possível trocar experiências, reforçando o marketing boca a boca.
Dessa forma, você garantirá a satisfação dos alunos , que compartilharão espontaneamente com outras pessoas sobre o quanto a sua escola consegue proporcionar tudo o que eles necessitam.
Fidelização dos alunos
Em suma, quando os estudantes têm ciência de que a sua escola os coloca como prioridade em todo o processo de gerenciamento, as possibilidades de aumentar a percepção de acolhimento aumentam consideravelmente. Isso é um fator importante que contribui com a fidelização dos alunos.
Além do mais, analisar atentamente cada feedback recebido significa que eles vão muito além de números que geram receita.
Públicos alcançados pela pesquisa de satisfação escolar
Conforme mencionado nos tópicos anteriores, a comunidade escolar é formada por diversos participantes e a pesquisa de satisfação escolar pode incluir cada um deles.
Acompanhe a seguir quem são os mais conhecidos:
Pais e/ou responsáveis
A aplicação de uma pesquisa de satisfação escolar focada nos pais e/ou responsáveis tem o objetivo de encontrar possíveis falhas notadas por eles. Esse processo é fundamental, uma vez que as lacunas têm influência direta na vida escolar dos seus filhos.
Por essa razão, a pesquisa elaborada para esse público específico deve conter perguntas que englobam tópicos diversos, como por exemplo:
- Comprometimento da família com a rotina escolar dos alunos;
- Envolvimento dos estudantes nas tarefas e aulas;
- Performance e evolução acadêmica;
- Perspectivas gerais da vida escolar;
- Proteção e estrutura adequada.
Alunos
Incluir a participação dos estudantes na pesquisa de satisfação é fundamental para promover melhorias no local, desde os processos de gestão de tarefas administrativas até a captação e continuidade dos alunos.
Além disso, quando a pesquisa é aplicada adequadamente, é possível identificar problemas que os gestores educacionais não conseguem perceber.
Para que a pesquisa alcance os resultados necessários, é preciso considerar os elementos qualitativos indispensáveis na hora de saber qual a opinião dos alunos sobre a sua escola. Veja quais são eles:
- Conteúdo ministrado;
- Método aplicado;
- Apoio acadêmico;
- Atendimento;
- Qualificação dos professores;
- Estrutura física.
Professores
A pesquisa de satisfação quando aplicada com os professores possui um objetivo estratégico, já que os resultados permitirão que os gestores tenham o mesmo ponto de vista dos profissionais no relacionamento com os alunos.
Assim, a ferramenta leva em conta perguntas que englobam temas como:
- Gestão escolar;
- Estrutura curricular;
- Conteúdos ministrados;
- Adesão aos métodos de ensino;
- Apoio acadêmico e organizacional para aprendizado.
Tipos mais comuns de pesquisa de satisfação escolar
Até aqui, já vimos o conceito, a importância, os principais benefícios e quem são os públicos contemplados com a pesquisa de satisfação escolar.
Neste tópico, vamos compartilhar os principais tipos de pesquisa mais aplicados no ambiente educacional. Confira:
CSAT (Customer Satisfaction Score)
Customer Satisfaction Score significa Índice de Satisfação do Cliente. É um indicador bastante utilizado para mensurar o grau de satisfação dos clientes em relação a uma empresa e etapas diferentes da jornada do consumidor.
Em outras palavras, o CSAT pode ser utilizado para avaliação de um atendimento oferecido, solução e qualquer outro ponto de contato com a organização.
O CSAT tem o objetivo de calcular o percentual de clientes satisfeitos com uma empresa e com a experiência que ela promoveu em diferentes momentos.
A aplicação desse tipo de pesquisa de satisfação também possui o intuito de aprimorar as etapas da jornada do consumidor, o seu relacionamento com a marca e a forma como ele enxerga a empresa.
Pesquisa Ampla
Outra forma de aplicar a pesquisa de satisfação escolar é fazendo perguntas sobre aspectos variados que podem causar satisfação ou insatisfação na comunidade escolar, como por exemplo:
- Atendimento;
- Valores da escola;
- Sistema de ensino;
- Material didático;
- Estrutura educacional;
- Acervo da biblioteca;
- Capacidade de alunos por sala;
- Tecnologias utilizadas;
- Metodologia de avaliação,
- Eventos;
- Entre outros.
A pesquisa pode obter respostas abertas (curtas ou longas), fechadas (múltipla escolha, proporção linear e grade de múltipla escolha) ou mistas.
Entretanto, se a sua escola é de pequeno porte, é indicado trabalhar para obter respostas fechadas para simplificar a avaliação dos resultados.
Esse formato de pesquisa de satisfação escolar viabiliza um reconhecimento detalhado dos aspectos que estão satisfazendo ou não todos que constituem o ambiente educacional. Com isso, é mais fácil desenvolver estratégias para conquistar todos os públicos.
NPS (Net Promoter Score)
O termo Net Promoter Score, que dá origem à sigla NPS, significa em tradução literal Escala de Promoção da Rede. Ele dá nome a uma das principais pesquisas de satisfação utilizada em organizações do mundo inteiro e o segmento escolar é um dos contemplados.
Sua aplicação consiste em fazer uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você indicar a nossa escola para uma pessoa próxima?” Obviamente, o texto do questionamento pode ser adaptado à realidade de cada segmento e estabelecimento. A resposta dos participantes é concedida no formato de grade linear.
Baseado nas respostas, é possível distribuir o público em três categorias:
Notas de 0 a 6 – Detratores: demonstra alto nível de insatisfação. Os participantes provavelmente já compartilham a sua experiência desagradável com outras pessoas, influenciando diretamente na percepção que elas têm da sua escola.
Notas de 7 a 8 – Neutros: público satisfeito, mas não fidelizado. Gostam da sua escola, mas não têm qualquer relação de apego com ela. Caso percebam que há outra opção melhor, não pensarão duas vezes antes de migrar para outro ambiente.
Notas de 9 a 10 – Promotores: participantes totalmente satisfeitos, engajados com a sua marca, divulgando-a espontaneamente e gratuitamente através do marketing boca a boca.
Utilizando um sistema de gestão para aplicar a pesquisa de satisfação escolar
É essencial pensar na praticidade na hora de disponibilizar serviços e outras ferramentas para facilitar a vida e o engajamento das pessoas com a sua escola. O mesmo vale para a realização da pesquisa de satisfação escolar.
O mundo é digital e cada vez mais é possível resolver tudo na palma da mão através do celular. Nesse sentido, utilizar aplicativos para facilitar a comunicação entre profissionais, alunos, pais e responsáveis é a solução mais prática e ágil.
Uma excelente opção é utilizar o app agenda online. Ela funciona como o canal de comunicação oficial da escola e pode distribuir a pesquisa para todos os participantes, que terão acesso à ferramenta com apenas um clique. Simples e rápido, não é mesmo?
Conclusão
A pesquisa de satisfação escolar traz uma série de benefícios para todos os participantes. Essa é uma forma descomplicada e rápida de conhecer o grau de satisfação da comunidade escolar com o seu estabelecimento de ensino e, através dos resultados, propor ações para os pontos de melhoria e manutenção do que já vem dando certo.
Se você gostou do conteúdo de hoje e quer saber como o sistema de gestão escolar Activesoft pode auxiliar o seu processo de retenção de alunos, fale conosco agora mesmo!