Trazer a comunidade escolar para o funcionamento de uma instituição de ensino promove benefícios variados para o ambiente, alunos, pais e responsáveis. Porém, essa não é uma demanda tão fácil. Por isso, é necessário adotar estratégias de engajamento.
Uma das justificativas que reforçam essa afirmativa é que todos os envolvidos têm perspectivas e opiniões individuais sobre a escola, além de vivenciar realidades diferentes.
No entanto, a inclusão dessas pessoas fará com que você tenha mais compreensão a respeito do que cada uma necessita e quais serão as suas ações para atendê-las.
Se você deseja aproximar a comunidade escolar e não sabe por onde começar, selecionamos as principais estratégias de engajamento para aplicar na sua instituição de ensino.
Boa leitura!
O que são estratégias de engajamento?
As estratégias de engajamento são iniciativas que visam otimizar a interação do consumidor com uma marca.
Quando vinculadas a utilização de recompensas, as estratégias de engajamento podem acelerar o estímulo para um relacionamento, conectando a empresa com mais pessoas que tenham potencial para consumir o seu produto ou serviço.
Atualmente, um dos maiores desafios para as marcas é identificar oportunidades para alavancar o engajamento dos clientes com as soluções oferecidas e essa realidade não é diferente no mercado educacional.
Com isso, as escolas buscam manter o seu público interessado e envolvido por meio de ações que gerem mais conexão com a marca.
Logo, é essencial que essas instituições de ensino invistam numa agradável experiência e na construção de um relacionamento sólido com a comunidade escolar para desenvolver estratégias de engajamento eficientes.
No próximo tópico, confira as melhores estratégias de engajamento para atrair a comunidade escolar da sua instituição de ensino.
Principais estratégias de engajamento para envolver a comunidade escolar
#01. Conheça o perfil da sua comunidade escolar
Antes de aplicar qualquer estratégia, é fundamental compreender os motivos pelos quais a comunidade escolar não é envolvida espontaneamente. Não existem iniciativas na sua escola ou é algo diretamente ligado ao perfil do seu público?
Por exemplo, pais e responsáveis que têm uma rotina bem agitada e optam por deixar as crianças o máximo de tempo possível na escola não terão espaço na agenda para participar de atividades no ambiente escolar.
Em contrapartida, esses mesmos alunos que estendem o seu tempo de permanência na escola são mais fáceis de aderir às estratégias de engajamento. Analisar esses cenários ajudará a entender a situação.
#02. Analise as ações realizadas na sua escola
Se a sua instituição de ensino já vem desenvolvendo algumas ações, porém não consegue atrair a comunidade escolar, é importante avaliá-las. Talvez a falha esteja nas iniciativas e na maneira como são realizadas, e não com a comunidade escolar.
Durante a avaliação, identifique quais ações geram bons resultados. Você pode optar por reproduzi-las ou investir em outras iniciativas semelhantes para experimentar e observar se os resultados serão os mesmos.
#03. Modifique a abordagem e a comunicação com o seu público
Há diversos casos em que a ausência de engajamento não é resultado do desinteresse dos familiares, mas sim da maneira como a comunicação na gestão escolar é feita.
Cada instituição de ensino tem a sua forma de se comunicar e se relacionar,normalmente os pais se adaptam aos formatos. Entretanto, na maioria das vezes esse hábito atrapalha a eficiência da comunicação, gerando ruídos e, consequentemente, desinformação.
Por exemplo, você pode modificar esse cenário a partir de testes mais acessíveis, estruturando as mensagens de forma diferente. Porém, também é possível utilizar outros recursos de comunicação e analisar quais delas oferecem mais adaptabilidade à comunidade escolar.
#04. Realize pesquisa de satisfação com a comunidade escolar
Se você não conseguiu identificar as causas da falha de comunicação ou da maneira de envolver a comunidade escolar, é hora de aplicar uma pesquisa de satisfação.
Por meio dessa ferramenta você saberá com precisão o que cada grupo pensa a respeito e quais sugestões de melhorias eles têm para a instituição de ensino.
Assim, em vez de insistir em formas ineficientes de encontrar os erros, você vai direto ao ponto, sem rodeios. É recomendado que a pesquisa seja aplicada constantemente, permitindo que áreas e fatores distintos sejam avaliados.
#05. Desenvolva canais de comunicação
Caso a sua instituição de ensino ainda não tenha um canal de comunicação, é preciso criá-lo imediatamente. A comunidade escolar é composta por diversos agentes e os canais de comunicação devem acompanhar essa pluralidade para alcançar todos os públicos.
Jovens, adolescentes e adultos têm hábitos diferentes e por isso utilizam plataformas e linguagens adequadas com o seu perfil. Esse cenário pode impactar a maneira como a comunicação da sua escola é feita.
Solicitar a participação e o comprometimento dos alunos sem adequar ambientes para a sua realidade não surtirá nenhum efeito positivo.
Se o que a sua escola propõe é a implantação de uma nova ferramenta, tecnologia ou recurso, essas mudanças deverão estar presentes em outros momentos da vida dos estudantes com um canal de comunicação integrado.
Dessa forma, será bem mais fácil utilizá-los, uma vez que os alunos acessarão esses recursos diariamente. É bem melhor integrar um canal de comunicação a uma ferramenta já existente do que investir na aquisição de um sistema exclusivo para esse fim.
Além de ser um gasto desnecessário, é possível que em algum momento ele seja subutilizado.
#06. Invista em tecnologia
As ferramentas tecnológicas são de extrema importância para a comunidade escolar. Não apenas por facilitar a comunicação e o relacionamento entre os envolvidos, mas principalmente pela oferta de recursos para públicos e contextos diversos.
Com a ajuda dessas soluções, os alunos realizam tarefas variadas diariamente que contribuirão para incentivar o aprendizado.
Os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho dos alunos e se atualizar a respeito de tudo o que acontece na escola. Os professores terão em mãos os melhores recursos para otimizar suas atividades e ganhar mais tempo para se dedicar a outros projetos.
Além disso, é fundamental contar com o suporte de um bom sistema de gestão escolar. As versões mais completas do software dispõem de funcionalidades que contemplam soluções para aprimorar o relacionamento com a comunidade escolar.
Conclusão
Tornar a comunidade escolar cada vez mais próxima da sua instituição de ensino requer a utilização de estratégias de engajamento para transformar essa difícil tarefa em algo possível.
É importante pensar em iniciativas para atrair pais e alunos para a escola em todos os aspectos, desde atividades presenciais quanto para o acompanhamento da rotina e do desempenho dos alunos de forma remota.
Um sistema de gestão educacional completo ajudará a sua escola a manter uma comunicação mais rápida e eficiente, proporcionará aos pais e alunos a comodidade de acessar informações importantes com apenas um clique.
Essa mesma ferramenta também facilitará que todos consigam receber informações e entrar em contato com os principais setores da instituição de ensino sem qualquer burocracia.
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