Como estruturar um departamento de marketing na minha escola?

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 5 min de leitura

mulher asiática segurando tablet para ilustrar blogpost sobre departamento de marketing

Um dos maiores desafios das escolas privadas brasileiras é captar e reter alunos. Afinal, são diversas instituições de ensino disputando a atenção de pais e alunos, oferecendo as melhores soluções em educação. É nesse momento que entra em cena o trabalho do departamento de marketing.

O planejamento elaborado pelo marketing ajuda as escolas em diversas demandas: divulgação da instituição, captação de alunos, fortalecimento da marca, entre outros.

Por esse motivo, além de se destacar pela estrutura e um projeto pedagógico atrativo, contar com estratégias de marketing assertivas é essencial para garantir a continuidade e o crescimento da escola.

Se a sua escola ainda não possui um departamento de marketing, no conteúdo de hoje você vai aprender a estruturar esse departamento tão importante para o funcionamento da sua instituição. Boa leitura!

Criando um departamento de marketing para a sua escola

É comum que haja dúvidas sobre como construir um departamento de marketing na sua escola. Assertividade nesse momento tão importante é primordial para a instituição otimizar os seus resultados, gerando credibilidade no mercado educacional.

Por isso, é preciso muita atenção em cada detalhe deste projeto. Confira quais são as etapas para a criação do departamento de marketing da sua escola.

Definição dos objetivos de marketing da instituição de ensino

O primeiro passo é analisar cada objetivo que a sua escola deseja alcançar. A avaliação deve levar em conta a configuração atual da área de marketing e quais são as metas de curto e longo prazo.

Um ponto que faz toda a diferença na estruturação do departamento de marketing da sua escola é avaliar a estrutura da sua organização no que diz respeito ao tamanho dela, no total de colaboradores e quantidade de alunos matriculados, além dos novos estudantes que a sua marca deseja alcançar.

Essa análise é importante para estabelecer a estrutura do seu departamento e quantos profissionais serão necessários para compor o quadro de colaboradores. 

Até porque, se o departamento tem um orçamento restrito, não fará sentido contratar diversos funcionários e comprometer as finanças que deveriam ser destinadas às ações de marketing da escola.

Em contrapartida, não contar com o suporte dos profissionais necessários dificulta o processo de tornar real todo o planejamento da instituição.

A partir da combinação dos dados sobre os objetivos de marketing com o cenário atual da escola, você já pode iniciar o processo de estruturação do departamento. Isso já é suficiente, sem haver a necessidade de comprometer as demais áreas da instituição com investimentos presumidos em ações de marketing.

Para garantir a eficiência desse processo, o ideal é estabelecer objetivos específicos para dar continuidade à criação do departamento de marketing. Confira alguns exemplos:

  • Investir na produção de conteúdo para educar o público-alvo;
  • Elaborar estratégias para fidelizar pais e alunos por meio da criação de conteúdo;
  • Fortalecer a presença digital da marca investindo em um blog e na movimentação dos perfis da escola nas redes sociais;
  • Ampliar a geração de leads (potenciais clientes) em 30% até o término do bimestre;
  • Reformular a identidade visual da marca, oferecendo uma proposta inovadora à comunidade escolar.

Observe que a estrutura do departamento de marketing pode variar conforme os objetivos estabelecidos — modificando a necessidade de profissionais e metodologias de trabalho. Dessa forma, dedique-se para analisar quais são os objetivos viáveis a seguir para otimizar os resultados alcançados.

Desenvolvimento de uma equipe eficiente

Após definir os objetivos de marketing, o próximo passo é montar uma equipe habilitada para pôr em prática todas as estratégias estabelecidas.

Você sabe quais são os profissionais que o departamento de marketing precisa ter para organizar e efetivar todas as ações para a sua escola? Acompanhe a seguir quem são eles e suas principais atribuições:

Analista de marketing – responde por tarefas mais estratégicas do departamento, como por exemplo, analisar as estratégias e os resultados obtidos pela instituição;

Gestor de conteúdo – gerencia toda a produção de conteúdo do departamento de marketing;

Redatores – equipe responsável por produzir os conteúdos para as ações de marketing da escola;

Designer – cria todas as artes necessárias nas ações de marketing;

Social media – profissional que cuida de todas as redes sociais da escola, movimentando os perfis com publicação de conteúdo e interação com o público;

Analista de SEO – o trabalho deste profissional é otimizar todos os conteúdos produzidos para os mecanismos de busca (Google, Yahoo!, etc.);

Vendas – os profissionais de vendas são indispensáveis principalmente se a sua escola integra os setores de marketing e comercial. 

Para garantir a eficiência no momento de estruturar uma equipe preparada, veja os passos que você deve seguir:

1. Identifique os obstáculos do departamento

Considerando os objetivos estabelecidos, é possível analisar os desafios mais evidentes que a equipe de marketing deverá contornar. 

Com isso, você saberá quais profissionais devem entrar em cena para solucionar todos os problemas do setor.

2. Desenvolva um perfil ideal de colaborador

Antes de dar início ao processo seletivo para contratação dos colaboradores, elabore um perfil de profissional ideal levando em conta as características fundamentais para atingir os objetivos.

3. Analise os profissionais essenciais

Tomando como base as funções essenciais de um departamento de marketing, observe quais são os colaboradores necessários para estruturar o departamento de marketing da sua escola.

4. Faça boas escolhas no processo seletivo

Organize o processo seletivo garantindo a sua praticidade e eficiência, oferecendo as condições adequadas para encontrar os profissionais mais capacitados.

Planejamento das ações de marketing

A estruturação de um departamento de marketing envolve o planejamento específico das ações que serão elaboradas. 

Anteriormente, falamos sobre a importância da definição dos objetivos. Chegou o momento de transformá-los em realidade.

Por exemplo, se você deseja aumentar a quantidade de potenciais alunos da sua escola, as ações que vão trazer o resultado que você almeja são: elaboração de estratégias de produção de conteúdo, criar materiais ricos, investir em anúncios pagos para atingir novos pais e alunos, entre outras possibilidades.

Manter o foco nas ações que devem ser efetivadas é primordial para estruturar adequadamente todas as tarefas do departamento de marketing.

Realização de um benchmarking com outras escolas

Muitos gestores e empreendedores que desejam saber como estruturar um departamento de marketing da sua escola priorizam somente os processos internos, ignorando as ações de marketing praticadas por outras instituições – e isso pode ser uma falha quando um dos principais objetivos é acelerar o crescimento da instituição.

Uma maneira de atingir resultados mais assertivos por meio das ações de marketing da sua escola é acompanhando as práticas das demais instituições de ensino

Quais delas geram resultados positivos? Quais ações não fazem sentido para atrair o engajamento do público? E quais você pode adaptar e aplicar no seu ambiente escolar?

Esse confronto de práticas executadas pela sua escola com outras do mercado é fundamental para aprimorar os resultados obtidos

Dessa forma, você aprende com os acertos e falhas das outras instituições, além de identificar oportunidades que ainda não estão sendo trabalhadas.

Avaliação dos investimentos em marketing

Ainda que você tenha aprendido bastante durante o processo de estruturação do departamento de marketing da sua escola, é importante lembrar que todas as ações estão limitadas ao orçamento direcionado para o departamento.

Assim, é essencial fazer a gestão dos investimentos em marketing para colocar todas as ações em prática.

Avalie o orçamento disponível para mensurar cada aplicação feita em marketing. Dessa forma, é possível potencializar o uso das ferramentas, identificando possibilidades para contornar as restrições financeiras.

Para garantir o máximo de assertividade nesse processo, contar com a ajuda da tecnologia  ajuda a ter dados precisos sobre os resultados das ações de marketing. 

Um sistema de gestão escolar reúne todas as informações que você precisa para otimizar a gestão da sua escola. Por meio dessa solução, é possível acompanhar de forma prática toda a movimentação de alunos, desde o número de  novas matrículas e saída dos estudantes da instituição.

Conclusão

Estruturar um departamento de marketing é importante para que a sua escola atinja todos os objetivos de maneira estratégica e assertiva.

Montar um time com os profissionais adequados é fundamental para que as ações desenvolvidas alcancem o público que a sua escola deseja. 

Acompanhar os resultados para avaliar se as práticas estão trazendo os resultados esperados é importante para saber se os investimentos estão gerando resultados positivos ou trazendo perdas para a sua escola. 

Se você aprendeu e compreendeu a importância de estruturar um departamento de marketing e deseja potencializar os seus resultados, fale com um especialista e saiba como podemos te ajudar. Estamos aguardando o seu contato. Até mais!

Colina Tech

06.02.2023