Otimize a execução do seu projeto escolar com o Sistema de Gestão da Activesoft

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 5 min de leitura

imagem de mesa com livros e porta-lápis com quadro negro ao fundo para ilustrar blogpost sobre projeto escolar

A criação de um projeto escolar estimula e aperfeiçoa o conhecimento nas instituições de ensino, integrando os alunos com diferentes tarefas que incentivam o desenvolvimento de novas habilidades e o aspecto emocional dos estudantes.

O projeto escolar tem o intuito de sair da rotina das aulas teóricas, possibilitando aos alunos pôr em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

Porém, diante de tantas mudanças no cenário da educação, elaborar um projeto escolar apenas não é suficiente, é preciso inovar nas propostas para torná-lo atrativo à comunidade escolar.

Além disso, é essencial encontrar formas de otimizar o projeto, trazendo mais praticidade e agilidade para os envolvidos. Tudo isso é possível utilizando o sistema de gestão escolar da Activesoft! Saiba mais no conteúdo de hoje.

Fique conosco até o final do post!

O que é um projeto escolar?

O projeto escolar é uma espécie de planejamento de tempo e contexto que envolve uma situação mais complexa para ser resolvida. Por isso, geralmente, a resolução se dá por meio da combinação de objetivos pedagógico e sociais

Sendo assim, a criação de um projeto escolar tem o propósito de transformar uma teoria em realidade, desde exposições a livro, encenações, etc.

Em outras palavras, tem o seu papel didático (aprendizado para os alunos com essa atividade) e a sua finalidade social (o resultado que provocará mudanças na realidade do aluno). É uma iniciativa temática e aplicada visando articular educação e ação social.

Projetos escolares são cada vez mais solicitados nas escolas particulares, transformando-se num item essencial a ser trabalhado e estimulado na gestão escolar. Assim, instituições de todo o país estão inserindo em seus currículos projetos que serão realizados durante o ano letivo.

Para realizar um projeto escolar de qualquer tipo, é preciso estabelecer:

  • tema;
  • objetivo;
  • tempo investido para a realização da ideia;
  • conteúdos para utilizar;
  • apresentação da proposta;
  • planejamento;
  • resultado.

Dicas para desenvolver um projeto escolar inovador

1. Desenvolva um tema que se conecta com os conteúdos

Estabeleça o tema e o assunto que será pesquisado, relacione-o com uma disciplina específica ou mais de uma, lembrando da importância de incentivar a conexão entre o que é ensinado em sala de aula e o ambiente social.

Não há uma regra que determine que o projeto escolar precisa ser multidisciplinar. Um projeto focado num conteúdo único também é bem-vindo. Dessa forma, as pesquisas são mais intensificadas e bem orientadas.

2. Crie um cronograma para o projeto

Um projeto escolar necessita de um cronograma com prazos bem definidos para cada atividade e a determinação da duração do trabalho. Assim, esse ponto é fundamental para otimizar o desenvolvimento da proposta e, consequentemente, o alcance dos resultados.

Você pode elaborar o seu calendário utilizando o Google Agenda ou elaborar uma planilha para inserir as modificações, datas e o objetivo final do projeto, sem ultrapassar o prazo. 

O projeto escolar pode ter duração de um dia, uma semana ou até meses, porém é importante observar qual é o real tempo necessário para a execução de todas as etapas.

3. Tenha uma boa referência bibliográfica

Um projeto escolar completo exige uma boa bibliografia. Por isso, separe os materiais que serão utilizados, como sites, livros e conteúdos de demais formatos. 

Ter fontes confiáveis, como autores renomados, sites e artigos ajuda na construção de um bom argumento para a implantação do projeto.

Da mesma forma, plataformas como Scielo e Google Acadêmico e sites de pesquisa das universidades federais possuem artigos que podem contribuir bastante no embasamento teórico.

4. Mantenha o foco no conhecimento dos alunos

É importante ter em mente que os estudantes são os principais motivos do projeto escolar. Eles participarão ativamente, por isso, certifique-se de que eles estão preparados.

Procure saber dos alunos o grau de conhecimento deles a respeito dos temas abordados, portanto, apresente-os relacionando com a sala de aula.

5. Proponha atividades que respondam perguntas-chave

Questionamentos como “o que?”, “como?”, “por quê?”, “quando?”, “onde?”, “quem?”, são exemplos para você utilizar que ajudarão a tornar o projeto preciso e direto.

Tenha segurança sobre o que será feito, liste todas as metodologias que serão aplicadas e para que estão sendo feitas. Determine a data correta de quando ele será realizado no decorrer do ano letivo, explique onde será feito, detalhe o ambiente necessário para a realização das atividades e quais materiais serão necessários para elaborar as tarefas.

6. Crie projetos escolares complementares e colaborativos

Todos estão convidados a participar e contribuir com o projeto escolar. Além dos alunos, estenda o convite para os pais, professores, pessoas da comunidade onde a escola particular em questão está inserida e todos os que estão próximos à instituição.

O desenvolvimento de um projeto escolar de sucesso está pautado no incentivo à participação dos alunos e professores. Ou seja, eles são os verdadeiros protagonistas.

Assim, desenvolva uma multidisciplinaridade, insira faixa etárias diversas, integre os alunos com outros de séries diferentes numa só equipe, incentive a comunicação e o compartilhamento de ideias.

Um estudante mais novo tem muito a aprender com outro mais velho, são pontos de vista diferentes que se conectam. Nesse sentido, inserir os pais e responsáveis como protagonistas também beneficiam a concretização.

7. Analise como as ações serão realizadas

Além de pensar nos esclarecimentos teóricos, é de suma importância pensar nas formas de realização e execução do projeto.

Ou seja, é fundamental pensar no planejamento e como ele será aplicado, além dos meios adotados para os resultados serem alcançados.

Da mesma forma, seguir um roteiro também é essencial para garantir que todas as atividades e metodologias não fujam do planejamento.

8. Pense em como o acompanhamento do projeto será realizado

Escolha alguém para acompanhar e analisar todas as fases do projeto escolar, pois tudo precisa ser registrado.

O projeto escolar precisa apresentar resultados e, para isso, é necessário registrar tudo o que está sendo realizado, seja por meio de reuniões de acompanhamento, relatórios e outras metodologias para mensurar a eficiência e relevância da ação.

9. A importância e permanência dos resultados

A criação de um projeto escolar não se trata apenas de produzir algo que trará bons resultados. Em outras palavras, ele precisa ter relevância e manter a sua permanência para desenvolver vínculos sociais e de aprendizado com a sociedade que está em volta da escola.

Dessa forma, você precisa garantir que o seu projeto escolar trará benefícios para a comunidade de alguma maneira. Há aqueles que são tão bem-sucedidos que têm continuidade, tornando-se referência para o currículo da instituição, fortalecendo a sua imagem, além de contribuir para a formação cidadã dos alunos.

Nesse sentido, recomendamos que faça bons projetos escolares e garanta que a sua escola particular participe ativamente das transformações sociais e se fortaleça no papel social de educar, fazendo parte da sociedade.

10. Deixe a tecnologia fazer parte do seu projeto

Para finalizar, é fundamental agregar a tecnologia para que o seu projeto escolar tenha o sucesso esperado.

Com a ajuda de um sistema de gestão escolar completo, a sua escola particular consegue comunicar, com rapidez e praticidade, a todos que fazem parte da comunidade escolar.

De um jeito ágil, as informações sobre o projeto chegam a todos que devem fazer parte dele, além de atualizá-los sobre todas as etapas e as ações cabíveis a cada integrante.

Dessa forma, todos conseguem se programar com antecedência e garantir a sua participação nas ações planejadas, já que a presença de cada um é fundamental para o sucesso do projeto.

Conclusão

Criar e realizar projetos escolares inovadores incentiva os alunos a saírem da rotina e a vislumbrar as possibilidades de solucionar os problemas reais à sua volta. Essa é uma competência que inspira e contribui para situações diversas da vida.

Para garantir o sucesso do projeto, é necessário garantir a participação do público principal, pois sem eles a sua realização é totalmente inviável.

Por isso, conte com o sistema de gestão escolar mais completo do mercado que oferece todas as ferramentas necessárias para otimizar a comunicação com pais, alunos e professores.

A Activesoft possui um módulo que oferece a maneira mais ágil de se comunicar com o seu público e trazê-lo para perto da sua escola particular.

Por isso, fale com um especialista agora mesmo e conheça todos os benefícios de trabalhar com uma solução de gestão educacional completa.

Colina Tech

26.04.2023