Planejamento Pedagógico: qual a sua importância?

  • Colina Tech

  • 10 meses atrás

  • 6 min de leitura

O corpo docente e a gestão escolar precisam definir cuidadosamente as metas da escola, especialmente as particulares, para todo o ano letivo, bem como a forma que elas serão alcançadas. Essas informações devem fazer parte do planejamento pedagógico da instituição.

Com ele, a escola terá embasamento teórico por meio de um guia estratégico, além de ferramentas, métricas, medidas e metodologias que serão utilizadas num período específico para alcançar um ou mais objetivos.

Ou seja, o planejamento é uma ferramenta indispensável para a gestão escolar, especialmente em escolas particulares. No artigo de hoje, falaremos sobre o que é, qual a importância desse recurso e como podemos aplicá-lo no ambiente educacional.

Boa leitura!

O que é planejamento pedagógico?

Como o próprio nome sugere, o planejamento pedagógico é uma forma de organização dos conteúdos e tarefas que serão trabalhados durante o ano letivo. Ou seja, é um documento que delineará os objetivos da escola, deixando claro o que cada docente ou turma almeja atingir ao término das aulas.

Prever cenários e atividades para o ano letivo é fundamental para otimizar os processos de ensino e aprendizagem, evitando que a equipe da escola particular em questão encare desafios de maneira desprevenida.

Em resumo, o planejamento faz com que a escola conheça as suas necessidades, estabeleça as suas metas e objetivos, disponibilize recursos e ferramentas, além de fazer a gestão de pessoas e do tempo. Assim, é possível prever desafios e ações que contribuam com o desenvolvimento educacional dos alunos.

Além de fatores que a princípio pareçam burocráticos — como o estabelecimento de turmas, divisão dos conteúdos na grade de horários e criação do calendário escolar — o planejamento pedagógico é essencial para entender como a escola particular pode alcançar o seu propósito diante dos seus planos e desafios particulares.

Planejamento Pedagógico: Aspectos Importantes

O planejamento requer análise de dois aspectos essenciais do ambiente escolar:

  • cenários internos – mostra a quantidade de professores, a infraestrutura, os desafios enfrentados pelos gestores, os objetivos pedagógicos a serem alcançados, entre outras questões relevantes;
  • cenários externos – relacionamento entre a família e a escola particular e com a comunidade onde a instituição está instalada, cumprimento das exigências dos órgãos governamentais e do mercado educacional, entre outros.

Esses são dois aspectos que merecem atenção. Se não analisaram corretamente a realidade interna, é provável que a escola não avance para um propósito maior.

Por isso, é necessário estabelecer todos os aspectos que observamos a partir dos dois cenários. Essa iniciativa ajudará gestores e professores na compreensão da realidade da forma mais eficiente possível.

Algumas ferramentas são essenciais para essa finalidade: pesquisas, depoimentos coletados da comunidade escolar e avaliação da satisfação. 

Tudo isso mostrará onde a escola acertou e errou no ano anterior, para que, dessa forma, seja possível planejar um caminho com mais chances de acertos para o ano letivo seguinte.

O que podemos considerar como um plano pedagógico eficiente?

Antes do início do ano letivo, os professores se reúnem para comparar os objetivos da escola com a realidade. Assim, após esse momento, elaboramos um plano de ação que conecta duas condições: o que é preciso fazer e o que se pode fazer.

Dessa forma, é possível que a escola esteja mais próxima dos seus objetivos sem deixar de analisar o contexto do qual ela faz parte.

A elaboração do planejamento pedagógico deve abranger:

  • regras de utilização das áreas comuns da escola (pátio, quadra poliesportiva, biblioteca, etc.);
  • calendário escolar geral;
  • formação contínua;
  • avaliações;
  • reuniões de pais e professores;
  • projetos interdisciplinares.

Um bom planejamento deve detalhar quais os propósitos da escola para a formação integral dos estudantes. Assim, os professores poderão estruturar as suas aulas conforme os objetivos almejados.

Qual a importância do planejamento pedagógico?

Após compreender um pouco sobre o conceito, é fundamental reconhecer a relevância da elaboração de um planejamento estruturado, que tenha uma proposta pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP)

O planejamento pedagógico trará clareza para os educadores e pais a respeito da pretensão pedagógica da escola.

Além disso, o documento ajuda a organizar disciplinas, formação continuada, datas comemorativas, reuniões e outras demandas, já que ele detalha passo a passo todas as tarefas e iniciativas que devem ser tomadas 

A seguir, veja o porquê do planejamento ser tão importante para a sua escola particular!

Serve de apoio para os professores

Além de ajudar os docentes a conduzir as aulas com mais eficiência e dinamismo, o planejamento pedagógico ajuda no compartilhamento de experiências e ideias entre professores e coordenadores pedagógicos. 

O documento também ajuda na construção da unidade escolar, onde todos os educadores estejam trabalhando em função dos mesmos objetivos.

Dificuldades e desafios enfrentados no planejamento anterior são mencionados na reunião de toda a equipe escolar, destacando alguns pontos que podem ser alterados no ano seguinte. Possibilitando, assim, o compartilhamento das soluções encontradas durante essas reuniões.

Dessa forma, os envolvidos poderão auxiliar para o ano letivo ser um período de resultados significativos, criando um cenário ideal para que todos consigam aprender e evoluir mutuamente.

O objetivo é que a escola elabore propostas mais eficientes para cumprir o seu propósito pedagógico.

Concretiza ideias

O planejamento pedagógico vai muito além de um documento ou atendimento a um requisito burocrático. Ele representa um direcionamento para a escola conseguir analisar o seu papel na sociedade e o seu objetivo pedagógico.

Por meio dessa estruturação, cada docente consegue orientar o seu trabalho para o propósito que toda escola tem em comum. É uma ferramenta que ajuda os docentes na concretização do seu trabalho, ou seja, na rotina escolar.

Revisa e analisa tudo o que foi feito antes

Outro ponto importante do planejamento pedagógico é que ele requer da equipe pedagógica uma revisão das iniciativas e dos resultados do ano letivo anterior. Assim, analisar o trabalho pedagógico de forma crítica é uma das funções do planejamento. 

Por exemplo, revisar o modelo de avaliação aplicado anteriormente e analisar o que trouxe resultados e, se necessário, corrigir o que não funcionou.

Como resultado, a cada novo planejamento, a equipe tem a oportunidade de avaliar e refletir de forma crítica o trabalho pedagógico que está sendo elaborado pela escola. 

Assim, novas estratégias poderão ser desenvolvidas para a instituição continuar evoluindo constantemente, de olho nas novas demandas que possam surgir dentro ou fora do ambiente escolar.

Unifica interesses da comunidade

O planejamento pedagógico envolve todas as partes de uma escola, sejam internas ou externas. 

Dessa forma, é fundamental que a comunidade participe efetivamente na tomada de decisões do planejamento, fazendo dele uma ferramenta de melhorias na educação dos alunos. 

Para isso, o documento deve ser pensado em conjunto, com engajamento e responsabilidade, por meio de um processo de movimentação que requer desenvolvimento, monitoramento, análises e ajustes (quando for o caso).

Uma das tarefas mais importantes da gestão escolar é identificar os pontos de partida para atingir um nível satisfatório de mobilização, já que muitas lideranças surgirão durante o processo, gerando novas inserções.

Por isso, além de dar oportunidade para a equipe pedagógica e docente compartilhar experiências, o planejamento pedagógico viabiliza a possibilidade do conselho familiar e a comunidade participarem ativamente da escola. 

A conciliação dos interesses de todos os envolvidos torna a escola mais consciente de suas tarefas e responsabilidades.

Benefícios do sistema de gestão para execução do planejamento pedagógico

Um sistema de gestão como o da Activesoft desempenha um papel fundamental na concretização do planejamento pedagógico, oferecendo uma série de benefícios.

O primeiro deles é a organização. Ele permite a criação de um cronograma claro e estruturado, com definição de prazos, etapas e responsabilidades. Dessa forma, os professores têm uma visão geral das atividades a serem desenvolvidas, o que facilita a execução do planejamento pedagógico.

Outro benefício é a centralização das informações importantes da escola particular em questão. Isso inclui dados sobre as notas dos estudantes, frequências, metas e objetivos educacionais, entre outros. 

Ao ter acesso a essas informações em um único lugar, os professores podem tomar decisões mais embasadas e ter uma visão abrangente de todo o processo. Isso também permite o acompanhamento do progresso dos alunos e das atividades planejadas. 

Com base nessas informações, os professores podem identificar eventuais dificuldades dos estudantes e intervir de maneira adequada, adaptando o planejamento pedagógico conforme necessário.

Ao integrar um sistema de gestão escolar ao processo educacional, é possível otimizar a concretização do planejamento pedagógico e potencializar os resultados da sua escola particular.

Conclusão 

A finalidade do planejamento pedagógico é definir metas que sejam cumpridas durante o ano letivo, no intuito de que a escola seja orientada da melhor forma possível.

Esse é apenas um dos esforços que ajudam a escola particular a alcançar os objetivos com eficiência. Porém, contar com outros recursos é essencial para potencializar os resultados da escola, levando a marca para posições de destaque no mercado.

Faça da tecnologia a grande parceira do sucesso da sua escola particular. Tenha o melhor sistema de gestão escolar do mercado e otimize todo o seu gerenciamento, tornando a sua escola particular a melhor opção para pais e alunos. Fale com um especialista e conheça a solução da Activesoft.

Colina Tech

14.07.2023