Com melhorar a qualidade do ensino com tecnologia

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 5 min de leitura

É possível melhorar a qualidade do ensino com tecnologia e construir um processo de aprendizagem mais eficiente, engajador e dinâmico.

As escolas que querem melhorar a qualidade do ensino encontram na tecnologia um aliado. Com o auxílio do recurso, é possível tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, atrativo, engajador e, consequentemente, mais efetivo.

A utilização de ferramentas, plataformas e mídias transforma o relacionamento dos estudantes com o conteúdo, contribuindo para um processo de aprendizagem lúdico e estimulante. 

O emprego dos recursos põe os alunos como protagonistas de suas jornadas estudantis, aproximando e envolvendo os estudantes dos conteúdos, considerando não só a absorção de conhecimento da fase, mas também a formação cidadã e profissional dos jovens. 

Recursos tecnológicos como sistemas de gestão e aplicativos podem auxiliar também no acompanhamento do desempenho dos alunos e otimizar a rotina de professores, coordenadores e gestores, tornando os processos práticos e eficientes. 

Então, é possível melhorar a qualidade do ensino utilizando a tecnologia como um potencializador de resultados, para construir um processo de aprendizagem mais eficiente e estimulante.

Confira como a tecnologia pode ser incorporada para melhorar a qualidade do ensino da sua escola. 

Aplicação de metodologias de ensino ativas

As metodologias ativas são estratégias de ensino que caminham no sentido contrário ao modelo convencional. Elas colocam os estudantes e não os professores como o foco do processo de construção do conhecimento. 

Com o objetivo de estimular o aprendizado de forma autônoma e participativa, os alunos são incentivados a saírem do papel de ouvintes passivos, adotando a postura de protagonistas de seus aprendizados. Dessa forma, no modelo, o professor passa a ser uma ponte entre o conteúdo e os estudantes

Nesse contexto, a tecnologia fornece os recursos necessários para a aplicação das mais variadas metodologias ativas. Isso auxilia na construção de um modelo de ensino e aprendizagem estimulante e efetivo. 

Entre as possibilidades que podem ser implementadas com o auxílio da tecnologia, a gamificação, o storytelling e o modelo de sala de aula invertido são boas alternativas para aplicação nas turmas de diferentes idades.

Na aplicação das metodologias, muitos recursos que estimulam os sentidos e a imaginação potencializam o processo de aprendizagem dos alunos. Tais recursos incluem jogos, sala de aula e bibliotecas virtuais e plataformas e sites que possibilitem visitas a monumentos históricos, museus e exposições.

Desse modo, além da inclusão da tecnologia na sala de aula para viabilizar o emprego de métodos engajadores e eficientes de ensino, ela também otimiza o tempo e o trabalho dos professores. 

Estímulo ao protagonismo estudantil

Incentivar o protagonismo estudantil contribui para que o aluno ganhe motivação para aprender. Isso faz com que ele passe a assumir uma figura mais ativa no processo de construção de seu conhecimento. 

A estratégia propõe que os alunos solucionem problemas e desafios reais, desenvolvam habilidades emocionais e construam uma base de conhecimento que suporte suas escolhas profissionais. 

A oferta dessas e outras experiências focadas nos anseios e necessidades dos jovens, trazem os estudantes para o centro das discussões. Além disso, também provoca para que eles se tornem vetores e disseminadores do conhecimento dentro da sala de aula. 

Para isso, as escolas podem apostar no uso de recursos que deem suporte para os professores e coordenadores construírem um processo de ensino estimulante e disruptivo. 

Nesse cenário, o emprego de metodologias, como o modelo de sala invertida, dá espaço para a aplicação da dinâmica e oferece aos alunos a perspectiva de protagonista impulsionada pela tecnologia

Dinamização do ensino 

Estudantes que estão na etapa da educação básica fazem parte da geração que nasceu conectada. Ou seja, eles têm uma afinidade natural com plataformas e dispositivos que, quando usados da maneira correta, podem ser aliados no processo de ensino, dinamizando a aplicação do conteúdo e facilitando a compreensão. 

Com o emprego dos recursos tecnológicos somados aos materiais convencionais, a instituição consegue aproximar os alunos do conteúdo utilizando artifícios que já fazem parte de seu dia a dia, como os jogos digitais, plataformas de áudio e vídeo. 

A adaptação do uso dos recursos pode ser feita de acordo com a disciplina e o conteúdo a ser apresentado. Isso diversificará os canais de absorção do conhecimento e enriquecerá as aulas. 

Dessa forma, as possibilidades e formatos para a apresentação do conteúdo são os mais variados. E podem, inclusive, proporcionar experiências para além da sala de aula. 

Por exemplo, alguns sites e plataforma possibilitam conhecer museus, espaços geográficos, constelações e até mesmo culturas distintas com recursos digitais que podem somar ao conteúdo das aulas. 

Gestão da comunicação

Uma outra forma de melhorar a qualidade do ensino com tecnologia é fortalecendo gestão da comunicação e o acompanhamento dos estudantes. 

As instituições que adotaram recursos como o portal do aluno e a agenda digital, transformaram a forma de se comunicar com pais e alunos. Acima disso, eles visualizaram uma melhoria nos resultados apresentados pelos estudantes com o investimento.

Os recursos permitem que os pais acompanhem as atividades, rendimento e notas dos alunos, de forma simples e prática. Além disso, também viabiliza um canal de comunicação direta com a instituição de ensino. 

Dessa forma, é possível visualizar e acompanhar o desempenho dos alunos, facilitando a identificação de dificuldades e problemas que possam comprometer o desenvolvimento deles durante o ano letivo. 

Hoje, o mercado de gestão educacional conta com softwares completos e integrados que viabilizam a implementação desses e de outros recursos que otimizam o gerenciamento da comunicação com a comunidade escolar. Assim, impactando positivamente a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

Gestão pedagógica do futuro

O modelo inovador de gerir e visualizar os processos pedagógico impacta diretamente em indicadores importantes. Alguns deles incluem o rendimento dos alunos, produção e gestão do tempo do corpo pedagógico e a satisfação dos pais e responsáveis. 

Nesse sentido, é fundamental que a escola conte com um sistema de gestão integrado para garantir o gerenciamento eficiente dos dados acadêmicos. Esse sistema contará com painéis de fácil visualização e indicadores reais para nortear a tomada de decisão. 

Assim, a escola garante a confiabilidade e a segurança das informações dos alunos, otimiza a computação de nota e centraliza todos os dados acadêmicos e financeiros em uma única plataforma, de forma simples e descomplicada. 

Com a eliminação de inconsistências e o cruzamento automatizado dos dados, a instituição garante uma visão real do cenário das turmas e/ou aluno específico.

O recurso auxilia também na medição da satisfação da comunidade escolar, viabilizando aplicação de questionários e facilitando a troca entre a instituição e as famílias. 

Descubra como a Activesoft pode ajudar a sua instituição a melhorar a qualidade do ensino com tecnologia

Especialista em otimização de processos educacionais, a Activesoft já transformou a gestão de mais de 1.000 instituições de ensino de todo o país. 

O sistema oferece mais de 19 soluções integradas para descomplicar a gestão acadêmica, financeira e administrativa da sua escola. 

Prático e intuitivo, o software contribui de forma efetiva para a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo dados consistentes e um modelo de gestão inteligente. 

Entre para o grupo de escolas que transformaram seus processos com a tecnologia. 

Clique aqui para falar com um de nossos consultores e inicie a transformação da sua escola!

 

Colina Tech

15.07.2022