Investir em estratégias de marketing educacional é fundamental para impulsionar o crescimento das instituições de ensino.
A prática contribui para que as escolas desenvolvam campanhas de captação e fidelização de alunos de grande impacto. E para que fortaleçam suas marcas no ambiente digital, se posicionando e construindo autoridade. Além de construir uma relação sólida com o público.
Com a diversidade de ferramentas e recursos digitais, a estratégia foi potencializada e pode atingir o público de forma assertiva e econômica.
Além disso, o marketing educacional permite que as escolas saibam o resultado real de cada ação. Permitindo que as instituições consigam medir o alcance de suas ações e saber a quantidade exata de pessoas impactadas com cada publicação.
Dessa forma, as escolas que planejam e executam campanhas de captação de alunos e retenção estruturadas, conseguem aumentar exponencialmente o número de estudantes, evitando o desperdício de dinheiro e medindo os resultados de cada ação.
Confira 8 dicas práticas para aplicar o marketing educacional na sua escola e comece a captar mais alunos de forma eficiente e com recursos otimizados.
Confira!
Dica 1: Defina seu público-alvo
O público-alvo nada mais é do que as pessoas que consomem ou podem consumir o seu produto.
Neste caso, as escolas precisam trabalhar a comunicação para dois públicos, o influenciador – crianças e adolescentes que estão em idade estudantil – e o decisor – os pais e responsáveis pelos alunos.
Conhecendo o perfil exato do público que consome o seu produto, será muito mais fácil produzir conteúdos e anúncios que impactem de forma eficaz e assertiva, aumentando, as chances de converter o prospect em cliente.
Portanto, mapeei as plataformas nas quais seu público-alvo está e monte estratégias de marketing digital para que eles te vejam constantemente nesses canais. Afinal, a sua escola precisa ser vista para atrair novos alunos.
Além disso, você ainda pode construir a sua persona, que nada mais é do que o perfil fictício de uma pessoa que possua as características ideais de clientes da sua escola.
Para fazer isso, defina o perfil de pessoa que matricularia um aluno na sua sua escola. Pense na idade, sexo, profissão, onde mora, quanto ganha, quantos filhos tem, estado civil e faça uma descrição da persona para quem você gostaria de vender seus serviços.
Somando a criação da persona a definição do público-alvo, você pode potencializar sua campanha de captação de alunos e garantir resultados ainda melhores.
Dica 2: Use as redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para se relacionar com seu público-alvo.
Por isso, a escola precisa explorar o potencial de plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp na estratégia de marketing educacional. Embora os alunos influenciem na compra, a campanha também deve ser focada nos pais, afinal, eles são os decisores.
Quem consome seus serviços ou deseja consumir tem a necessidade de te achar com facilidade e se relacionar com você.
Para isso, promova lives, produza conteúdo de qualidade e reforce seus diferenciais em publicações criativas atrativas.
E para potencializar a campanha nas plataformas, utilize as estratégias e ferramentas do marketing digital. Com o recurso, o público-alvo será impactado de forma eficaz e assertiva.
Além disso, aproveite as plataformas para dar mais visibilidade à sua marca e reforçar os valores de sua escola.
Dica 3: Invista no posicionamento da sua marca
Além de se relacionar, você precisa usar as plataformas de comunicação para se posicionar e trabalhar a imagem da marca com o público.
Então, promova e apoie eventos de responsabilidade social relacionados à educação, envolvendo a marca da escola como apoiadora de ações sociais e ambientais que possam agregar valor à imagem da escola.
Internamente, é preciso trabalhar o endomarketing para engajar os colaboradores nessas ações e garantir que eles vivenciem a missão e os valores da instituição.
É imprescindível fazer isso porque o responsável costuma acompanhar as ações da instituição na qual pretende matricular o filho. Então, desenvolva um plano anual de ações que trabalhe a imagem positiva da escola nas diferentes plataformas digitais.
Dica 4: Trabalhe com inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia de captação e conversão de potenciais clientes que pode ajudar no processo de prospecção de novos alunos.
Para pôr a tática em prática você deve construir um funil de vendas que te ajudará a acompanhar os prospects durante a jornada de matrícula.
Entenda mais sobre esse processo na próxima dica!
Dica 5: Produza conteúdo interessante e valioso
A produção e oferta de conteúdo de valor, conhecida como “isca”, faz parte do processo de inbound marketing. Como o nome sugere, esse material será usado para atrair seu público para o funil.
É importante ter em mente que o conteúdo deve ser interessante para o seu público, então fale de assuntos do seu nicho de atuação – a educação -, que despertem o interesse dele.
Esse material funcionará como uma ponte para que os responsáveis cheguem até você, sem que você precise falar apenas da sua escola.
Dessa forma, convertê-los em clientes ficará mais fácil, afinal, você já ofereceu conteúdo de valor a ele, aumentando as chances do prospect agir de forma recíproca e matricular o filho na escola.
Dica 6: Faça páginas de captura para oferecer conteúdo
A página de captura é o local para onde o usuário é redirecionado quando recebe alguma oferta. Nela, você pode oferecer conteúdos gratuitos como os citados no tópico anterior, em formatos como infográfico, vídeo ou e-book, por exemplo.
Essa página deve conter um formulário para que os responsáveis preencham com os dados como nome, e-mail e celular, antes de baixar o conteúdo.
Com essas informações, você poderá adicionar o possível cliente no funil de vendas para continuar oferecendo mais conteúdo até que ele seja convertido em cliente.
Dica 7: Não esqueça o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser muito poderosa para nutrir seus clientes em prospecção.
Por exemplo, depois que o responsável baixar o e-book oferecido na página de captura, você pode incluí-lo no fluxo de e-mails para que receba outros materiais ricos produzidos por você.
Dica 8: Faça anúncios pagos
Faça anúncios pagos em plataformas como o Google, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para ser visto pelos responsáveis e alunos com frequência. Dessa forma, a sua marca ficará na memória dos possíveis clientes, os deixando mais inclinados a buscarem por você.
O recurso também pode ser usado para oferecer conteúdo gratuito ao público-alvo e levá-lo à página da captura, para que eles também possam entrar no seu funil de vendas.
Dica bônus: Teste suas ações e acompanhe os resultados
A maior vantagem do marketing digital é a capacidade de avaliar o desempenho das suas ações. Por isso, é importante testar diferentes estratégias, avaliando o desempenho de cada uma e buscando formas de otimizá-las.
Então, desenvolva estratégias e faça anúncios de teste para identificar os que oferecem os melhores resultados para a sua escola.
Afinal, o marketing digital não é como uma receita de bolo que vai funcionar de forma semelhante para todos os negócios.
Essas são as principais e mais eficientes estratégias de marketing educacional para atrair e fidelizar alunos e alavancar os resultados da sua instituição.
Comece agora mesmo a aplicar essas práticas e inicie o processo de expansão da sua escola.
Inclusive, para garantir bons resultados no gerenciamento da sua instituição e entregar um serviço de excelência, é preciso aliar a sua gestão escolar a dois pontos chaves: o marketing educacional e a otimização de recursos. Saiba como em nosso e-book: