A importância da avaliação educacional e como implementá-la de forma eficaz

  • Activesoft

  • 1 ano atrás

  • 5 min de leitura

Quando se fala em avaliação educacional, é comum que se faça associação a aplicações de provas e a concessão de notas. 

Esse processo é parte do cumprimento de normas com o sistema educacional brasileiro estabelecido pelo MEC, sendo obrigatório a todas as instituições de ensino, com o intuito de atestar que os estudantes alcançaram o nível de conhecimento mínimo necessário para avançar para a série seguinte.

No cenário atual da educação, apesar da necessidade técnica, a aplicação dos indicadores tradicionais vêm perdendo relevância como uma ferramenta exclusiva e prioritária, abrindo espaços para soluções mais práticas e contínuas.

Educadores de todo o Brasil compreendem que o processo de aprendizagem não pode ser resumido em cálculos ao final de um período, mas por meio de uma visão abrangente que considera variáveis diversas que transitam em toda a jornada de aprendizado entre o professor e o aluno em sala de aula.

No conteúdo de hoje, você conhecerá a importância e como aplicar a avaliação educacional na sua escola.

Boa leitura!

O que é a avaliação educacional?

A avaliação educacional é uma metodologia aplicada para avaliar a evolução da aprendizagem dos estudantes

É parte integrante de um processo educativo que, além do preparo técnico, também exige a observação e monitoramento dos professores durante todo o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.

Esse método vai muito além da aplicação de provas e do foco evidente em notas acima da média. Se antes o que definia o sucesso da aprendizagem era apenas a “nota 10” no boletim, agora o papel do docente é se policiar para não superestimar os resultados das avaliações periódicas em demérito da gestão escolar.

O principal objetivo da avaliação  educacional é desenvolver uma avaliação contínua capaz de beneficiar tanto o aluno quanto o professor, identificando dificuldades, falhas e oportunidades de melhoria de forma contínua, visando o alcance de resultados positivos e um ensino de qualidade e coerente com as particularidades de cada estudante.

Qual a importância da avaliação educacional na formação acadêmica?

Os benefícios da avaliação educacional são refletidos no trabalho do professor, na formação do aluno e nos esforços da gestão pedagógica. Por meio dessa metodologia, é possível identificar pontos fortes e pontos de melhorias ao longo de toda a jornada de ensino-aprendizado, permitindo otimizá-los e ajustá-los durante o curso.

A partir dessa abordagem, as escolas são capazes de oferecer um ensino de maior qualidade, reconhecendo a responsabilidade de que o baixo desempenho do aluno também pode ser uma falha dos demais envolvidos, ou seja, do professor e da escola. A educação, além de um trabalho contínuo e também em conjunto, deve ser analisada como tal.

A avaliação educacional tem sido cada vez mais abordada, principalmente no ensino híbrido, onde acompanhar o desenvolvimento escolar do aluno remotamente faz parte das demandas das instituições de ensino.

Quais são os tipos de avaliação educacional?

Os educadores dispõem de tipos diversos de avaliação educacional para aplicar nas escolas, cada uma delas com suas particularidades, mas como um mesmo propósito: promover uma transformação social visando auxiliar no desenvolvimento e no progresso do aluno, indo muito além das práticas pedagógicas.

No contexto atual da educação, as avaliações escritas ainda têm a sua relevância para a aprendizagem dos alunos e para a construção do conhecimento de formas diversas. O método convencional de avaliação aplicado até então contribui para o foco dos estudantes somente no avanço acadêmico, ou seja, passar para a próxima série, e não da absorção do conhecimento.

Do mesmo modo, os professores optam pela utilização das provas como ferramentas para pressionar os estudantes a obter os resultados esperados pela escola.

Tudo isso aponta para o seguinte cenário: enquanto avaliação focar em provas, testes e notas, não haverá melhoria expressiva na aprendizagem, já que os alunos estão utilizando o conteúdo apenas para ter um bom desempenho nas provas, e não para o seu aprendizado, formação acadêmica e cidadã.

Para a modificar esse cenário, há alguns tipos de avaliação educacional que servem como alternativas para os indicadores convencionais, Veja quais são eles:

Autoavaliação 

Como o próprio termo sugere, a autoavaliação se aplica a partir do despertar da consciência do professor e do aluno sobre o seu desempenho, desafios, necessidades, condutas e dificuldades. 

Seu principal objetivo é transformar o aluno em protagonista da sua jornada de aprendizado, provocando uma reflexão sobre o seu processo, desenvolvendo a sua autonomia, responsabilidade, interesse, para que, a partir de então, possibilidades possam ser trabalhadas para suprir as necessidades individuais e coletivas dos estudantes.

Avaliação Diagnóstica

Geralmente, a avaliação diagnóstica é realizada no início do ano letivo com o intuito de conhecer os conteúdos e conhecimentos já absorvidos pelos alunos, para o corpo docente poder desenvolver planos de aula mais objetivos e personalizados para atender às exigências e necessidades dos alunos.

Entrevistas com os estudantes, análise do histórico escolar, aplicação de questionários, monitoramento das rotinas os estudantes, simulações, entre outros, são algumas das opções que podem ser aplicadas nesse tipo de avaliação.

Avaliação Somativa

Essa avaliação é mais popular entre as instituições de ensino, onde se aplica notas e pontuações para conduzir os estudantes para a próxima etapa de formação. 

Geralmente, a avaliação somativa é realizada bimestral ou trimestralmente para avaliar o conhecimento dos estudantes por meio de provas, simulados, seminários e demais atividades que somarão pontos para o resultado ao término desse período.

É preciso ter em mente que a avaliação somativa ainda tem a sua relevância e é fundamental para a formação escolar, uma vez que atua como indicador assertivo sobre o desempenho obtido em todo o ano letivo. 

Porém, é essencial que os educadores compreendam as notas como parte integrante de algo maior, uma jornada de aprendizado integral que ultrapassa o tempo de realização de uma prova, por exemplo.

Avaliação Ipsativa

Esse tipo de avaliação educacional considera o desempenho alcançado pelo aluno no passado para compará-lo com os resultados do cenário atual. Assim, é possível ter uma visão mais abrangente e real sobre desempenho, aspectos e evolução individual de cada aluno.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa nada mais é do que uma avaliação contínua aplicada entre professor e aluno na rotina escolar, podendo ser diária ou frequentemente. O objetivo dessa metodologia é acompanhar o progresso do ensino-aprendizado aplicado na rotina escolar da turma, identificando possíveis falhas e pontos de melhoria durante o processo.

Dessa forma, todos saem ganhando, desde o aluno, que poderá acessar os resultados do seu aprendizado durante o ano letivo, até o professor, que poderá utilizar os feedbacks no ajuste dos planos de aluna e na resolução de problemas.

Exemplos de aplicação da avaliação formativa: revisão e acompanhamento das atividades para casa, desenvolvimento de projetos com a participação da turma, aplicação das provas, entre outros.

Como implementar a avaliação educacional na sua escola?

A avaliação educacional visa compartilhar informações essenciais sobre o processo pedagógico que possibilitem aos docentes estabelecer ações e mudanças essenciais no planejamento escolar, que deve ser desenvolvido de forma coletiva para assegurar a formação integral dos alunos de forma justa e democrática. 

É fundamental perceber os alunos com indivíduos sociais e políticos, capazes de pensar de forma crítica a respeito das suas ações, experiências e consciência do seu próprio desenvolvimento.

Portanto, para aplicar a avaliação educacional na sua instituição de ensino, você pode começar seguindo as dicas abaixo:

A ferramenta otimiza o trabalho de toda a comunidade escolar, principalmente dos professores, que terão acesso ágil ao desempenho dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de um plano de ação para solucionar possíveis dificuldades identificadas;

  • Invista na aplicação de testes adaptativos, os quais são mais seguros e minimizam o tempo investido na sua realização;
  • Faça a integração do desempenho dos alunos entre disciplinas diversas com objetivos diferentes para ter uma visão mais ampla do ensino-aprendizagem.

Conclusão

Agora que você já conhece a importância e os tipos de avaliação educacional, que tal investir na aplicação dessa metodologia na sua escola? Se tudo o que falamos até aqui fez sentido para você, não perca tempo e comece a transformação da sua instituição de ensino agora mesmo.

Fale com um especialista da Activesoft e conheça todas as vantagens do mais completo sistema de gestão educacional do mercado, ferramenta indispensável na aplicação da avaliação educacional.