Gestão pedagógica: tudo que você precisa saber

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 4 min de leitura

Gestão pedagógica

Para que uma escola alcance plenamente seus objetivos, além de uma gestão escolar bem estruturada, é importante que a gestão pedagógica também seja organizada. Pois, a gestão pedagógica é um dos pilares mais importantes que compõem a gestão escolar. 

Isso porque ela está relacionada diretamente à atividade-fim da escola: o processo de ensino e aprendizagem. É claro que as instituições de ensino necessitam também de uma boa estrutura física, processos administrativos organizados e uma comunicação eficiente.

Garantir o andamento das atividades escolares não é uma tarefa fácil, já que é preciso assegurar um ensino de qualidade e, ainda, um bom relacionamento com toda a comunidade acadêmica, que envolve alunos, pais, professores, funcionários e, até mesmo, as secretarias de educação. 

Ao longo desta leitura, mostraremos para você como fazer e quais as melhores práticas de gestão pedagógica. Acompanhe!

O que é a gestão pedagógica?

Trata-se do setor responsável por fazer o gerenciamento de todos os processos relacionados à educação dos alunos e com a atuação dos docentes.

O responsável pela gestão pedagógica faz o planejamento escolar e orienta a instituição quanto à proposta didática a ser seguida. Além disso, é esse profissional quem define quais serão os métodos de ensino que devem ser usados no dia a dia na entidade.

Ainda, a gestão pedagógica também é a área responsável por desempenhar e estabelecer as metas relacionadas com o desempenho e o aprendizado dos estudantes.

Logo, o gestor é o responsável por estabelecer as maneiras pelas quais a instituição alcançará as metas estabelecidas.

Assim, fazer a gestão da grade de conteúdo escolar e conduzir as diretrizes para que os docentes possam executar suas atividades são de responsabilidade da gestão pedagógica.

Como a gestão pedagógica funciona?

Por estar ligada diretamente à atividade-fim da instituição, a gestão pedagógica pode ser avaliada como o pilar mais importante da gestão escolar, ou seja, ela atua de forma direta na formação dos estudantes, tanto no desenvolvimento de competências técnicas quanto comportamentais.

Para o correto cumprimento de seus objetivos, ela abrange as seguintes áreas da gestão:

  • ação docente;
  • resultados;
  • currículo;
  • patrimônio.

Afinal, como ela deve ser feita?

A gestão pedagógica tem como ponto central o planejamento escolar, pois é ele que definirá quais são as orientações e objetivos pedagógicos da equipe e determinará as ações que serão realizadas no cotidiano das instituições de ensino para alcançar os objetivos traçados.

Assim, o coordenador pedagógico, profissional encarregado de acompanhar e elaborar o planejamento pedagógico, deve se reunir com toda a equipe escolar para levantar as informações relevantes para formulação dessa programação.

Além disso, também é dever desse profissional compartilhar com os professores as ideias e ações para trabalhar o amadurecimento do planejamento pedagógico.

Para tanto, ele deve estar apto para delegar tarefas e funções, fazendo cumprir o programado para o alcance das metas estabelecidas.

Ainda, precisa manter toda a equipe motivada e engajada nos objetivos dos planos escolares, para garantir o cumprimento das ações. Para que você se aprofunde cada vez mais na gestão pedagógica, separamos as principais atribuições do cargo!

Gestão de currículo

Trata-se da área da gestão pedagógica que se encarrega de criar e normatizar as diretrizes da base curricular escolar, por exemplo, as metodologias e processos de aprendizagem.

É preciso uma análise do perfil dos estudantes, bem como das competências dos docentes, ou seja, os professores que integram a academia escolar.

Dessa forma, fica viável fazer o estabelecimento de objetivos no âmbito educacional e montar um projeto pedagógico e político alinhado aos propósitos da instituição escolar.

Logo, métodos de ensino e o currículo escolar selecionado precisam fazer parte de uma linha pedagógica coerente com os objetivos e as potencialidades dos estudantes e professores, a fim de que eles possam cumprir com essas metas.

Gestão da ação docente

Aqui, temos a área da gestão pedagógica que se responsabiliza pela motivação e engajamento da participação dos docentes no cumprimento dos objetivos estabelecidos para as bases da educação.

Ainda, tem como objetivo a promoção da adesão dos professores às metas estabelecidas para a correta execução da base comum curricular e oferecer um ensino de excelência para os seus estudantes.

A gestão da ação docente também trabalha para a análise e identificação das necessidades de capacitações e treinamentos destinados ao desenvolvimento dos professores.

Assim, ela é responsável pela promoção da formação continuada, evoluindo as competências fundamentais para a execução das estratégias traçadas.

Gestão de patrimônio

Essa área é responsável por estabelecer as tecnologias e recursos necessários para o alcance das metas de educação traçadas e o correto cumprimento do currículo estabelecido.

Assim, é ela que determina quais serão os valores investidos em recursos de patrimônios e quais deles são necessários para que as bases escolares sejam de qualidade.

Erros para evitar na gestão pedagógica

A gestão pedagógica é o setor que orienta todos os trabalhos dentro de uma instituição de ensino. Para isso, deve ter estratégias e processos bem alinhados, o que envolve toda a entidade escolar. Logo, qualquer erro pode colocar em risco a reputação do local.

Separamos os principais erros que a gestão pedagógica não pode cometer. Descubra agora!

Não estabelecer metas

Quando a gestão pedagógica não estabelece metas para alunos e professores, fica mais difícil mensurar a efetividade dos trabalhos. Com isso, também se torna mais difícil propor soluções e melhorias.

Não motivar a equipe

Esse é um grave erro, que pode comprometer o engajamento e o comprometimento de professores, alunos, responsáveis e funcionários, o que também pode acarretar prejuízos para a instituição, como o baixo empenho dos docentes, levando à queda de aprendizado dos alunos.

Não atualizar o planejamento anual escolar

A gestão escolar deve seguir a Base Nacional Comum Curricular, instituída pelo Ministério da Educação. Ignorar as atualizações e não se esforçar para acrescentar novos conteúdos ao currículo escolar, é um grave erro que pode, inclusive, acarretar sanções administrativas.

Nesse contexto, rejeitar a transformação digital nas escolas também é uma falha.

Como vimos, as gestões pedagógica e escolar são departamentos fundamentais para o bom andamento das atividades escolares.

Ao mesmo tempo em que são responsáveis por somar esforços para que a instituição de ensino esteja preparada, tanto do ponto de vista humano quanto estrutural, para receber e formar os melhores alunos.

Ainda, gestão escolar também é responsável por integrar toda a comunidade em prol dos objetivos traçados. Sendo, portanto, fundamental seus esforços em busca dos resultados almejados pela instituição, beneficiando toda a gestão pedagógica.

Quer saber mais sobre como potencializar sua gestão pedagógica?

Colina Tech

22.02.2022