5 ferramentas de marketing para posicionar melhor sua escola na internet

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 6 min de leitura

homem e mulher mexendo em tablet na mesa para ilustrar blogpost sobre ferramentas de marketing

As ferramentas de marketing são fundamentais para o posicionamento das escolas nos seus principais canais de comunicação digitais. 

Em tempos onde a presença digital é de suma importância para marcas de todos os segmentos e tamanhos, é preciso investir em recursos que ajudem a fortalecer a imagem da instituição de ensino no mercado.

Se o seu público está no digital, é lá que a sua escola precisa estar também. Caso contrário, como eles saberão o que você pode oferecer para eles? Como a sua IE vai se destacar da concorrência?

No post de hoje você vai conferir quais são as ferramentas de marketing indispensáveis para a sua escola se destacar no ambiente virtual.

Boa leitura!

Qual a importância das ferramentas de marketing para a gestão escolar?

Empreendedores e gestores do setor educacional vêm aprendendo sobre a importância de garantir a saúde e a sustentabilidade das instituições de ensino. Esse fator se conecta a outros pontos importantes, como o equilíbrio e a realização das atividades pedagógicas e outras consideradas estratégicas.

Processos importantes que vão desde o recrutamento, seleção e contratação de talentos até a escolha de soluções tecnológicas de marketing para as escolas, necessitam de acompanhamento detalhado para se transformar numa IE de alta performance.

Diante de um cenário turbulento na gestão educacional, é perceptível que há uma tendência no segmento: muitos gestores, na busca de otimizar os processos de gestão, estão adotando nas suas estratégias sistemas para automatizar as suas atividades.

É a partir dessa demanda que surgem as ferramentas digitais voltadas para a área de educação, além do uso constante de ferramentas de marketing.

Quais os principais benefícios das ferramentas de marketing para as escolas?

Antes de citar as vantagens da utilização das ferramentas de marketing na gestão escolar, vamos trazer um dado muito importante sobre o mercado de tecnologia para esse segmento.

O setor de tecnologia educacional é um dos que mais cresce no Brasil. Isso explica porque muitas escolas já utilizam essas soluções na sua rotina. São diversas ferramentas com propostas de transformação da forma como as instituições de ensino vêm cuidando dos processos de captação e retenção de alunos.

Além disso, esses recursos também ajudam no desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável e eficaz com o suporte de dados e estratégias de marketing modernas.

Confira agora os principais benefícios da utilização das ferramentas de marketing na sua escola!

Tomada de decisões com base em dados (data driven)

Um dos principais benefícios das ferramentas de marketing é, sem dúvidas, coletar dados e transformá-los em insights.

A Ed Tech, ou a tecnologia da educação, vem promovendo resultados significativos relacionados a entrega de dados inteligentes que ajudam na tomada de decisões estratégicas que impactam toda a instituição de ensino.

Atualmente, diversas ferramentas de marketing fornecem análises totalmente confiáveis de dados que contribuem desde o desenvolvimento pedagógico até as decisões tomadas na escola, com informações sobre as instituições concorrentes que recebem os seus alunos e como o mercado tem se comportado.

Gerenciamento do tempo

As soluções tecnológicas oferecem um benefício importantíssimo para os profissionais da área escolar: eles conseguem otimizar a gestão do tempo, ou seja, a sua jornada de trabalho.

Isso é possível porque com a ajuda da tecnologia, algumas tarefas são automatizadas e são realizadas em menos tempo do que se fossem feitas manualmente. Com isso, os colaboradores direcionam os seus esforços para a demanda correta.

Um exemplo disso são as demandas de marketing que em algumas escolas ficam a cargo do gestor ou de outra pessoa ligada à instituição. Geralmente, essas pessoas respondem pela criação de estratégias e também pela elaboração dos conteúdos das campanhas.

Todo esse processo pode ser facilmente substituído pela contratação de um software de gestão de conteúdo, que também faz o gerenciamento de blogs e edição de conteúdos de um jeito simples e ágil.

O controle dessas tarefas por meio de uma ferramenta digital colabora para a otimização da gestão do tempo da equipe escolar, que terá mais espaço na rotina para se dedicar a outros projetos importantes.

Redução de custos

Com todos os insights recebidos e a estruturação da gestão de tarefas obtidos com as ferramentas de marketing, é possível otimizar as despesas e reduzir os custos.

Por meio de um planejamento elaborado a longo prazo é mais fácil investir com segurança em projetos que trarão resultados acima do esperado, elevando o ROI (retorno sobre investimento) das ações de captação de alunos, por exemplo.

Em vez de realizar uma campanha publicitária numa região onde não há potenciais alunos em idade escolar, você pode descobrir quais são os bairros onde moram um número maior de alunos que se conectam diretamente com a proposta da sua escola, além de terem condições financeiras para investir em toda a estrutura oferecida pela IE.

As ferramentas de marketing são grandes aliadas na hora de levantar todos esses dados e ajudar nos próximos passos para alcançar esses potenciais alunos.

Principais ferramentas de marketing para utilizar na sua escola

Selecionamos para este tópico as principais ferramentas de marketing e metodologias para adotar na sua escola. Elas representam os critérios mínimos para desenvolver tarefas direcionadas para as ações de marketing digital da sua marca:

1. Google Analytics

Como o próprio nome sugere, essa é uma ferramenta do Google para análise de dados de marketing. O recurso permite acompanhar o total de visitas que o site da escola recebeu e quais são as páginas mais acessadas.

Ainda, é possível mensurar o comportamento dos visitantes após compreender quais são as páginas mais visitadas após o primeiro contato com a página inicial. Há outras formas de acompanhar esses visitantes em tempo real, identificando quais são os conteúdos que eles estão consumindo.

É fundamental que todos esses dados coletados sejam avaliados e utilizados para desenvolver novas estratégias e conduzir os esforços para o que tem sido mais atrativo para os visitantes.

2. E-mail marketing

Essa é uma das ferramentas de marketing mais importantes para firmar um relacionamento com alunos já matriculados ou com potenciais alunos.

O recurso pode ser utilizado para compartilhar informações relevantes sobre a escola, como eventos e notícias, além de novidades da instituição. O e-mail marketing também pode ser utilizado na captação de novos alunos.

A gestão da ferramenta pode ser feita por meio de plataformas específicas, como a RD Station Marketing, que permite o gerenciamento do e-mail marketing, ter acesso a templates de e-mails, além da possibilidade de segmentar os potenciais alunos e criação de relatórios de desempenho.

3. Landing Pages

Landing pages são as páginas utilizadas para a conversão e podem ser disponibilizadas no site da sua escola para converter os visitantes em potenciais alunos. 

Através delas você pode disponibilizar algum material rico, como um E-book, ou utilizá-las para solicitar uma visita guiada à instituição de ensino. 

A partir dessas conversões a sua equipe pode obter informações relevantes como dados pessoais dos potenciais alunos, pais e/ou responsáveis.

4. Agendamento de posts

A ferramenta de agendamento de posts é exclusiva para o uso nas redes sociais da sua escola. Ela é indispensável para as estratégias de marketing de conteúdo da instituição, já que é preciso ter uma certa frequência de postagens para o perfil ter mais engajamento.

Muitas vezes, com a rotina de trabalho mais intensa, os profissionais não conseguem parar suas demandas para se dedicar ao cuidado das redes sociais da escola. Por esse motivo, contar com a ajuda de ferramentas de marketing é essencial para manter a constância nas plataformas.

Para essa demanda específica, o Mlabs possui uma solução perfeita para agendar os posts, resultando na otimização do tempo e com isso cuidar de outras demandas relevantes, como obter dados de relatórios de resultados.

5. Sistema de gestão escolar

No início do texto falamos sobre o mercado da tecnologia da educação e as diversas soluções desenvolvidas para o setor.

Um sistema de gestão escolar é uma dessas ferramentas hoje considerada indispensável para quem visa melhorar o gerenciamento da instituição de ensino.

Quanto mais completo o sistema, mais funcionalidades ele oferece, abrangendo todos os setores da escola.

Aqui na Activesoft o nosso sistema é o mais completo do mercado, com módulos e funcionalidades que facilitarão a vida de toda a comunidade escolar. Por exemplo, o módulo Captação de Alunos permite que a sua instituição ofereça um atendimento diferenciado, objetivo e que se conecta com as necessidades de cada estudante.

Com ele, você terá em mãos um instrumento valioso que potencializa a captação de alunos, otimiza o funil de vendas da sua escola, proporciona uma gestão eficiente do tráfego e conversão para vendas. 

Assim como gerencia da melhor forma os próximos potenciais alunos, dados de desinteresse por parte dos possíveis alunos captados e organiza a nutrição de todos esses contatos.

Conclusão

As ferramentas de marketing são essenciais para divulgar os serviços da sua escola para o público certo e também para melhorar o posicionamento da instituição no mercado.

Além de contar com as melhores ferramentas que ajudarão nas demandas de marketing, ter a ajuda de um bom sistema de gestão escolar faz toda a diferença para alcançar os resultados que a sua escola almeja.

Você já sabe que temos a melhor e mais avançada solução em gestão educacional do mercado para alavancar as estratégias de marketing. Com os módulos do nosso sistema a sua escola alcançará os alunos com o perfil da sua marca e obterá os melhores resultados.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça mais sobre o nosso sistema de gestão educacional. Transforme a sua gestão e os seus resultados com um sistema que pode fazer mais pela sua comunidade escolar.

Colina Tech

19.04.2023