Bolsa de Estudos: 4 vantagens do benefício para a própria escola

  • Activesoft

  • 2 anos atrás

  • 4 min de leitura

foto de pessoa analisando um papel para ilustrar blogpost sobre bolsa de estudos

O tema bolsa de estudos é algo que chama bastante atenção, principalmente de pais que estão preocupados com a educação escolar dos seus filhos. E não é pra menos, dado que pesquisas apontam uma alta de mais de 10% no custo de escolas particulares somente para o ano de 2022.

O que muitos não sabem é que, para além dos benefícios que uma bolsa proporciona aos pais e alunos, ela pode ser igualmente vantajosa para a própria escola que a concede.

Despertamos a sua curiosidade? Então, siga conosco para mais detalhes sobre o assunto a seguir!

Primeiro, o que é uma bolsa de estudos?

Uma bolsa de estudos nada mais é do que uma espécie de financiamento que uma pessoa recebe para realizar o pagamento de mensalidades e poder estudar em uma determinada instituição. Essa bolsa pode ser parcial, quando o valor é relativo a uma porcentagem pré-definida do total, ou integral, quando o custeio abrange 100% da mensalidade.

É válido salientar também que a fonte deste auxílio pode ser a própria escola ou outras organizações, como entidades sociais ou programas de incentivo à educação do Governo.

Quando tratamos de escolas particulares, é comum que as bolsas de estudo sejam concedidas pelo próprio estabelecimento de ensino que, de acordo com as suas estratégias, pode optar pela concessão dos modelos parcial ou integral mencionados acima.

4 benefícios da bolsa de estudos para a instituição de ensino

A bolsa de estudos, para além das vantagens financeiras aos pais e alunos que recebem o benefício, também é uma grande aliada das escolas. Como veremos a seguir, o auxílio consegue ajudar tanto na captação quanto na fidelização dos clientes. Confira!

1. Captação de alunos

A captação de clientes para qualquer área de vendas é sempre uma tarefa delicada. Quando se trata de escolas, o marketing é, geralmente, voltado para a estrutura da instituição em si, mostrando suas salas de aula confortáveis e propensas ao ensino, seus laboratórios, bibliotecas e até o quadro docente altamente qualificado.

E é claro que isso pesa bastante na decisão dos pais, afinal, quem não gostaria de matricular seu filho no melhor ambiente possível de ensino? O problema é que, na maioria dos casos, os custos de uma escola assim são extremamente altos e completamente fora do orçamento da família.

É aqui que entra a bolsa de estudos. Como um meio de inclusão para alunos de baixo poder aquisitivo, essas bolsas são a oportunidade perfeita para a escola ganhar matrículas oferecendo descontos na mensalidade, ou seja, com bolsas de estudo parciais.

Evidentemente, alguns critérios precisam ser aplicados. Por isso, o que muitas instituições de ensino usam como base são provas classificatórias para determinar as porcentagens das bolsas ofertadas. Assim, quanto maior os acertos nas questões, maior será este percentual.

2. Diminuição da inadimplência

Por motivos semelhantes aos mencionados acima, também é comum que, no decorrer do ano, alguns pais não consigam manter as mensalidades da escola em dia. Nesse caso, são pessoas que realizaram as matrículas concordando com o valor integral, mas que, no meio do caminho, se viram em situações desfavoráveis financeiramente para manter o acordo.

Diante disso, a bolsa de estudos parcial surge como um meio termo, tanto para a escola quanto para esses pais. Para a instituição, receber parte dessa mensalidade originalmente acordada ainda é melhor do que não receber nada, o que ajuda a manter as contas equilibradas.

3. Propaganda educacional

Alunos bolsistas são, no geral, mais dedicados do que a maioria, pois buscam, por mais que não sejam obrigados, os melhores resultados para justificar o recebimento do benefício. Assim, eles conseguem ótimos resultados em provas importantes, e acabam levando consigo a denominação da escola.

Isso acaba gerando uma propaganda positiva. Afinal, qual pai não quer seu filho matriculado na escola que possui mais alunos aprovados em universidades e cursos importantes? Então, esse critério acaba pesando bastante em suas escolhas.

4. Fidelização dos alunos

Aqui, entramos novamente no tópico da instabilidade financeira. Como é comum em qualquer escola em todo início de ano, a preocupação da instituição com a manutenção de suas matrículas é primordial para o futuro. Nesse sentido, uma bolsa de estudos ajuda nessa manutenção.

Para fins de exemplo, consideremos a situação fictícia do aluno Ricardo. Conhecido por suas boas notas e comportamento exemplar, Ricardo está pensando em mudar de escola devido a situação financeira desfavorável de sua família.

Nesse exemplo, a concessão de uma bolsa de estudos para ele, além de demonstrar empatia por sua situação por parte da escola, é um apoio crucial para a sua permanência no instituto. Para os pais, esse reconhecimento significa que o esforço do filho não está sendo em vão. Com isso, uma vez satisfeitos, eles acabam por desistir da mudança.

Quais as melhores formas para divulgar uma bolsa de estudos?

Uma frase clichê, mas que se aplica perfeitamente ao tema: propaganda é a alma do negócio. Para fazer com que os seus clientes tenham conhecimento das suas ofertas de bolsa de estudos, são necessárias algumas ações de marketing para atrair esses alunos. Estas estratégias podem acontecer tanto nos meios tradicionais de comunicação como nos ambientes digitais.

A seguir, explicamos cada uma delas.

Marketing Tradicional

Podemos entender o marketing tradicional, resumidamente, como todas as ações publicitárias que ocorrem por meio de canais off-line. Como, por exemplo, anúncios em rádios, TV, outdoors e mídia impressa.

Assim, utilizando uma abordagem bem direta, esse tipo de marketing, apesar do alto custo de implementação se comparado ao marketing digital, ainda é amplamente utilizado, sendo até o principal meio de comunicação, dependendo do foco da campanha.

Marketing Digital

Como o nome sugere, o marketing digital é completamente focado nas plataformas virtuais, com todas as suas ações publicitárias ocorrendo em sites, blogs e, principalmente, em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

Além da vantagem do custo de implementação citado anteriormente, o marketing digital também pode se sobressair ao tradicional devido a velocidade de transmissão das redes e a possibilidade de melhor adequar a propaganda ao público-alvo.

Conclusão

As bolsas de estudos são fundamentais para ampliar a educação e dar oportunidades para os alunos terem uma vida escolar eficiente e de qualidade, além de auxiliar as escolas em estratégias de captação e fidelização de clientes.

Nós, da Activesoft, prezamos muito para proporcionar uma experiência única e inovadora para os nossos clientes, prezando o bem-estar de ambos como um todo. Quer saber mais como investir em filantropia na sua escola? Nós te ajudamos aqui!

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre este conteúdo, ou queira saber como podemos te ajudar com este assunto, entre em contato com os nossos especialistas. Até o próximo artigo!