Estamos vivenciando o momento de mudanças no cenário educacional em que escolas terão que reestruturar seus processos de gestão e político pedagógico em suas várias dimensões. Afinal, é necessário garantir a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos nesses novos tempos.
As aulas remotas deu ao educador em uma tarefa bastante complexa – a avaliação da aprendizagem. Uma vez que o distanciamento social entre educadores (mediadores) e alunos (protagonistas), dificultou esse processo, considerando nesse contexto os novos espaços de aprendizagem.
São constantes as perguntas de professores. A principal delas: como avaliar o aluno de forma virtual?
A princípio, é necessário entender o propósito da avaliação, para depois traçar os objetivos e os caminhos a seguir. Sendo assim, a mesma deverá estar em conexão com a proposta pedagógica da escola e com os objetivos de aprendizagens que o educador deseja atingir para esse período.
Esse é o momento de ressignificar as formas e os instrumentos de avaliação. Dessa forma, o professor deve estabelecer parâmetros como exemplo: entender onde o aluno está e onde ele deverá chegar.
Tipos de avaliação a serem aplicados na aprendizagem virtual
Avaliação diagnóstica, registra seus pontos fortes e fracos de forma contínua, de modo a oferecer orientação no seu desenvolvimento e suprir as necessidades, por exemplo.
Avaliação formativa tem como função acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Verificando, assim, a eficácia da disciplina por meios de evidências adquiridas. Pois, esses dados nortearão o percurso a seguir e as tomadas de decisão.
A autoavaliação é uma ferramenta importante para esse tipo de avaliação.
Avaliação por participação os professores devem engajar e estimular os alunos, garantindo, desse modo, a participação e colaboração deles em sala de aula, nos momentos síncronos e assíncronos, entre alunos e professores.
Instrumentos que poderão ser realizados no momento virtual de avaliação
- Aplicação de atividades e lista de exercícios, por meio de fóruns de discussão, mensagens diretas e comentários durante as aulas
- Desenvolvimento de projetos;
- Elaboração de formulários ou quizze;
- Pesquisas;
- Portfólios com fotos e produções;
- Resumo de capítulos.
Gostou do nosso conteúdo e quer melhorar os resultados da sua rotina escolar com um sistema de gestão que auxilia os professores a avaliarem seus alunos? Entre em contato conosco!
Andréa Alves (Autora): Mestranda em Gestão e Organização de Centros Educacionais; Especialista em Inspeção Educacional; Pós graduanda em Direito Educacional; Consultora Educacional e Gestora da Anctec- Consultoria, treinamentos e cursos.