Como adaptar sua escola para receber pessoas com deficiência

  • Activesoft

  • 2 anos atrás

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Toda escola é obrigada, por lei, a garantir e oferecer condições igualitárias para pessoas com deficiência, com o intuito de incluir socialmente esses alunos.

Assim, para a sua instituição de ensino particular ter condições de receber estes alunos, é importante adaptá-la o mais rápido possível para acolhê-los na sua chegada.

Quer saber o que precisa ser feito para a sua escola ter a estrutura necessária para pessoas com deficiência? Então, continue conosco pois o conteúdo de hoje mostrará as principais ações e adaptações. 

Boa leitura!

Quem são as pessoas com deficiência?

Conforme as leis brasileiras, as pessoas com deficiência possuem algum tipo de:

Deficiência física

Quando há o comprometimento de uma ou mais parte do corpo humano, afetando a função física. Por exemplo, as deficiências físicas podem ser: tetraplegia, paraplegia, nanismo, paralisia cerebral, perda de um membro, amputação, membros com má-formação, entre outras.

Deficiência auditiva

É diagnosticada quando há a perda total, parcial ou bilateral de quarenta e um decibéis da capacidade auditiva, calculada por um audiograma.

Deficiência visual

Ocorre quando as pessoas com deficiência têm perda da visão, onde a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no olho com correção óptica. Já a baixa visão, caracterizada pela acuidade visual entre 0,3 3 0,05 no melhor olho com correção óptica.

Deficiência mental

É quando o desenvolvimento intelectual é expressivamente menor do que a média, com as primeiras demonstrações antes dos 18 anos. Essas deficiências são associadas a duas ou mais áreas, como a comunicação, saúde, cuidado pessoal, educação, lazer e trabalho.

Deficiências múltiplas

É quando a pessoa possui duas ou mais deficiências.

Qual a importância de adaptar a escola particular para pessoas com deficiência?

Quando o assunto é educação, é importante ter em mente que além de oferecer um ensino de qualidade, o papel da escola, especialmente as particulares, é promover um ambiente igual e inclusivo para todos os alunos.

É essencial que as pessoas com deficiência sejam acolhidas e sintam-se seguras na instituição de ensino, para que elas compreendam que podem e devem ser autônomas no ambiente escolar.

Para que essa receptividade exista, é fundamental que todos os professores tenham a capacitação necessária e que sejam realizadas todas as adaptações físicas na instituição.

Quais são as adaptações necessárias para receber pessoas com deficiência na escola?

Se a sua escola particular ainda não está pronta para acolher pessoas com deficiência, saiba o que precisa ser adaptado antes de recebê-las:

Espaço físico

#01. Rampas

É necessário instalar rampas de acesso para nivelar o piso, principalmente nas áreas externas. Ou seja, a escola particular em questão deve construir rampas de acesso possibilitando o aluno chegar às salas de aulas e outros ambientes sem qualquer dificuldade.

#02. Portas

As portas da escola também precisam de adaptação para permitir a circulação de cadeiras de rodas, por exemplo. 

Segundo o Manual de Acessibilidade da Instituição, elaborado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o recomendado é que as portas tenham larguras de 0,80 m por 1,20 m.

Aliás, um ponto importante sobre as portas é que as maçanetas devem ser de alavancas e não redondas. Essa determinação facilita a abertura por pessoas com deficiência que tenham limitações motoras nas mãos.

#03. Móveis

Todo o mobiliário também necessita de adaptação, facilitando o acesso para cadeirantes, por exemplo. 

Esse cuidado não restringe somente a sala de aula, mas também aos demais ambientes, como refeitórios e lanchonetes, para que as pessoas com deficiência tenham condições de realizar suas refeições confortavelmente.

#04. Salas de aula

Além da facilidade de acesso e das portas com tamanhos adequados, as salas de aula também precisam de adaptação para atender as pessoas com deficiência. 

Por isso, os móveis devem estar posicionados de forma que os alunos enxerguem o professor e o quadro com facilidade. Além disso, as filas de carteiras devem possuir largura suficiente para os estudantes conseguirem circular pela sala.

#05. Banheiros

Alunos e professores devem ter acesso a banheiros adaptados para pessoas com deficiência relacionada à mobilidade. Por isso, é importante que os banheiros tenham barras de apoio para o vaso sanitário e o lavatório.

#06. Piso tátil

O piso tátil é formado por placas em relevo fixadas no chão que permitem que os deficientes visuais se localizem e consigam se deslocar com autonomia. 

Nesse sentido, existem dois tipos de piso tátil: o direcional, com relevos retos, e o de alerta, com relevos arredondados posicionados uniformemente.

A função do piso tátil direcional é indicar os caminhos, enquanto o piso tátil de alerta é utilizado para sinalizar degraus, obstáculos, mudança de direção ou cruzamento de rotas e portas. 

O ideal é que a instituição instale um mapa tátil próximo à entrada, assim as pessoas com deficiência visual poderão entender o espaço em que estão e se locomover mais facilmente.

#07. Estacionamento

A Lei da Acessibilidade estabelece que todas as vagas de estacionamento devem ter 2% das vagas, ou pelo menos, uma vaga reservada para pessoas com deficiência com limitação de mobilidade.

Por isso, caso a sua escola particular tenha estacionamento, é necessário delimitar, pelo menos, uma vaga para pessoas com deficiência. Ela deve ficar próximo à entrada da instituição e com um espaço lateral para facilitar o embarque e desembarque.

Material e metodologia de ensino

#08. Material didático

O material didático deve estar acessível para todos. Por isso, é fundamental disponibilizar versões com letras maiores e alto contraste para estudantes com baixa visão e versões em áudio ou braile para alunos com perda de visão. 

Para os alunos com deficiência auditiva, é necessário ter uma versão legendada em materiais audiovisuais ou contar com a presença de um intérprete de LIBRAS.

#09. Metodologia de ensino

A metodologia de ensino deve ser bem elaborada visando a aprendizagem e o bom desenvolvimento de todos os alunos, segundo o ritmo de cada um. 

O processo de ensino-aprendizagem não deve seguir sempre o mesmo formato, é fundamental testar outros métodos para haver diversidades e outras fontes de conhecimento na escola. 

Além disso, o tema inclusão deve fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola. Em outras palavras, é importante que façam parte do currículo atividades relacionadas com a temática inclusão, com o intuito de que os alunos possam refletir sobre a diversidade de necessidades especiais em pessoas com deficiência e os desafios enfrentados.

Sem dúvida, isso ajudará no desenvolvimento da consciência que deve ir além do ambiente escolar, fazendo com que essas pessoas com deficiência sejam integradas e se sintam acolhidas.

Corpo docente

#10. Professores

Professores e demais colaboradores pedagógicos necessitam de qualificação adequada para lidar com pessoas com deficiência.

Assim, é necessário que todos compreendam claramente qual é a deficiência do aluno e suas limitações para conseguirem intermediar o aprendizado de maneira eficiente.

Além deles, os demais profissionais da escola também necessitam de preparo para lidar com pessoas com deficiência. É importante orientá-los para tomar cuidado para não rotular esses alunos a partir das suas limitações. 

Por isso, mantenha a equipe preparada para lidar com esses alunos e incluí-los em atividades especialmente desenvolvidas para eles, incentivando a colaboração mútua e o trabalho em equipe.

Conclusão

Uma escola particular adaptada para pessoas com deficiência é consciente do seu papel em educar e inspirar iniciativas humanas e civis em seus alunos. Ou seja, é um lugar preparado para acolher aqueles que a sociedade ainda não sabe integrar e não reconhece o seu potencial.

Nesse momento de adaptação, conte com a ajuda de um sistema de gestão escolar completo para armazenar todos os dados necessários dos alunos com deficiência e tornar o espaço educacional um local seguro e confortável para cada um.

Fale com um especialista da Activesoft agora mesmo e descubra como a nossa solução pode ajudar a sua instituição de ensino particular a se tornar a melhor escolha para pessoas com deficiência.