Qual a importância do planejamento financeiro para instituições de ensino?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 5 min de leitura

O planejamento financeiro é um importante aliado da gestão financeira escolar, com  a prática, os mantenedores garantem, de forma sustentável, a execução do planejamento escolar e dos  processos inerentes ao controle do capital da instituição de ensino. 

Com o auxílio do recurso, a administração consegue, além de desenvolver as atividades educacionais com segurança financeira, se preparar para eventuais crises econômicas que possam vir a abalar a estabilidade financeira da escola comprometendo, assim, a qualidade acadêmica e o crescimento da instituição. 

Construir um planejamento financeiro consiste em definir metas de curto, médio e longo prazo; investir, de forma assertiva, em melhorias para instituição; identificar e tratar problemas que afetam as finanças como o desperdício de recursos e a inadimplência escolar; e garantir a segurança financeira da escola mesmo com a instabilidade do cenário econômico.

Nesse contexto, vamos mostrar o porquê cuidar da parte financeira de uma instituição é tão importante, sobretudo, diante de contextos econômicos repletos de incertezas e de instabilidade.

Com o artigo, explicaremos como a aplicabilidade do recurso gera resultados duradouros para a instituição. E a leitura trará, também, a necessidade da adoção de um software de gestão escolar para auxiliar no processo de criação de um planejamento financeiro eficiente. 

Boa leitura!

Qual a importância do planejamento financeiro?

Qual a importância do planejamento financeiro?

Uma boa gestão financeira escolar é imprescindível para o aumento exponencial da rentabilidade da entidade, compreendendo que a prática otimiza o fluxo financeiro da instituição, assegurando a aplicabilidade eficaz dos recursos pedagógicos e econômicos disponíveis.

Desse modo, a construção e o emprego de um plano financeiro eficaz, desempenha o papel de pilar para o sucesso da entidade de ensino.

Assim como a escolha do processo pedagógico e das metodologias de ensino, priorizar o planejamento financeiro é essencial para a qualidade da administração da entidade. Sem ele, a escola pode sofrer com imprevistos que dificultam ou inviabilizam a continuidade dos projetos da gestão. 

O planejamento financeiro de uma instituição de ensino funciona, de forma simplificada, como um propulsor e um escudo. Com o recurso, o gestor poderá se proteger de problemas gerados pela inadimplência escolar. Ao mesmo passo que o plano, como dito anteriormente, é o responsável pelo sucesso financeiro da entidade de ensino. 

Por meio do plano de investimentos, é possível estabelecer prioridades e prever tudo o que poderá ser executado durante o ano letivo. Desse modo, como parte importante desse processo, os líderes financeiros poderão traçar metas e propor ações que objetivem maior economia, identificando despesas desnecessárias. 

Vale ressaltar que um planejamento financeiro eficaz deverá envolver toda a equipe que atua direta ou indiretamente com os setores responsáveis pelas compras, despesas fixas e folha de pagamentos. A integração dessas atividades, refletem, de forma positiva, em todas as práticas da instituição de ensino.

Quais as vantagens do planejamento financeiro para uma instituição de ensino?

Priorizar a organização do setor de finanças facilita a execução dos planos e projetos de uma instituição de ensino, além de evitar vários problemas. Por isso, elencamos aqui algumas das principais vantagens da elaboração e execução de um planejamento financeiro para a sua unidade escolar. 

Veja quais são!

Você também pode ver mais sobre esse tema em nosso canal do YouTube. Lá, você encontra um Webinar sobre Planejamento Financeiro com Murilo Monteiro, consultor de finanças da Gomes de Matos. Clique aqui para assistir!

Otimização dos processos

Os gestores precisam otimizar os processos internos e integrar todos os setores para obter resultados mais satisfatórios. Nesse sentido, a adoção de sistema de gestão unificado é forma mais eficaz de conectar todas essas unidades. 

Pois, com o recurso, a escola ganhará agilidade nos processos, garantindo a integração de dados de todos os setores e o acesso a ferramentas como o controlador de contas a pagar, sistema de integração contábil, plataforma de cobrança e recebimento de mensalidades online, entre muitas outras. 

Assim, todo o trâmite de informações e arquivos, geração de relatórios e fluxo de caixa passam a funcionar de forma interligada e otimizada. Dessa forma, as falhas de orçamento e atrasos de pagamentos de mercadorias são reduzidas, podendo ser, até mesmo, eliminadas. 

Com a automatização e integração dos setores, os processos da gestão financeira da instituição serão desempenhados com maior fluidez e eficácia, aumentando, dessa forma, o desempenho da instituição. 

Redução de custos

A gestão financeira pode implementar o plano de administração de finanças de forma estratégica, visando experimentar uma considerável redução de custos, de modo que a iniciativa não impacte na qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino.

Nesse processo, o apoio da equipe é fundamental para identificar desperdícios nas dependências da instituição. Afinal, o ralo de dinheiro pode estar em qualquer parte da estrutura.

Podendo ser uso incorreto de recursos como a impressora, a utilização em excesso de materiais de limpeza e itens do almoxarifado, a má aplicação de verba e, até mesmo, no mau aproveitamento da equipe de profissionais. 

Além disso, diminuir custos operacionais, como de manutenção de equipamentos e despesas fixas como contas de água, energia, planos de telefone e internet, farão grande diferença nas contas da instituição de ensino no final do mês.

Dessa forma, com o montante economizado, a instituição poderá investir em melhorias ou direcionar o dinheiro  para a criação de um fundo de emergência.

Projeção dos investimentos futuros 

Além de influenciar a execução dos projetos educacionais, o planejamento financeiro ajuda a nortear as tomadas de decisões quanto aos investimentos futuros. É nesse processo que as metas, prioridades e necessidades são definidas. 

Elencar e planejar os próximos investimentos da instituição se faz necessário para que toda aplicação financeira seja realizada de forma assertiva, viabilizando as prioridades do plano pedagógico e respeitando as limitações orçamentárias previstas no processo de construção do planejamento financeiro.

Com o plano de investimentos, a gestão de finanças pode executar investimentos com maior segurança e propor novas ações de melhoria para a retenção de alunos.

Assim, investir na elaboração de um planejamento financeiro mais completo possibilita a execução do maior número de atividades propostas pela instituição de ensino, de forma sustentável e eficiente. 

Redução da inadimplência

Garantir o crescimento sustentável da instituição, livre dos problemas gerados pela inadimplência escolar, é o sonho de todo gestor. Porém, para alcançar esse objetivo, os administradores precisam trabalhar constantemente com a equipe para que o número de devedores não se torne um pesadelo. 

Controlar o índice de inadimplência escolar é hoje um dos maiores desafios enfrentados pelas escolas do país. Para lidar com o problema, a gestão da escola precisa definir um plano de ação contínuo, evitando, assim, uma crise financeira e até mesmo o fechamento da escola. 

Práticas como a adoção de um sistema que automatize o processo de cobrança; criação de um setor especializado em negociação de dívidas; diversificação das formas de pagamento e até mesmo a contratação de uma empresa de consultoria especializada em gestão financeira escolar como a Isaac, contribuem para que a escola solucione o problema sem sofrer grandes danos financeiros.

Como a tecnologia pode ajudar na execução do planejamento financeiro?

A tecnologia, de forma geral, é uma aliada para todos os tipos de negócios. Afinal, com auxílio do recurso, a empresa automatiza e otimiza processos burocráticos; armazena e processa dados de em segundos; e emite relatórios que demoravam dias para serem produzidos com apenas um clique, entre outras diversas possibilidades. 

Assim, a série de benefícios resultam na otimização do tempo, da equipe, de recursos financeiros e aumenta a produtividade e o lucro da instituição

Sem um software que auxilie nos processos e garanta eficácia e agilidade nos processos de gestão, a escola pode perder espaço para a concorrência. 

Nesse sentido, aderir a um sistema de gestão integrada hoje é uma necessidade dos gestores e, ao contrário do que muitos pensam, o recurso possui valores acessíveis e pode ser contratado por módulos individuais ou planos. 

A adesão e instalação do sistema são rápidas e a escola recebe todo o suporte e treinamento necessário para utilizar o recurso e a plataforma é personalizável. Podendo ser programada para se ajustar às necessidades de cada gestor. 

Confira algumas funcionalidades do software de gestão da Activesoft: 

  • recebimento online de mensalidades;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • integração contábil;
  • captação de alunos;
  • matrícula online;
  • diário de classe;
  • integração com o Google for Education (sala de aula online).

Além disso, outro recurso que o gestor pode aderir para somar às funcionalidades da plataforma de gestão escolar é a contratação do serviço de consultoria financeira da Isaac, para garantir 100% da renda mensal da sua instituição.

Por fim, pode-se concluir que o sucesso das instituições de ensino está relacionado a criação e execução do planejamento financeiro, alinhado ao uso de recursos tecnológicos.

Quer conhecer melhor as funcionalidades do software de gestão escolar para saber se o produto pode realmente agregar a sua escola? Então, clique aqui! Nossa equipe está esperando para tirar todas as suas possíveis dúvidas e explicar melhor como funciona o nosso sistema!

Colina Tech

25.05.2020