Liderança – 5 dicas para motivar os professores da sua escola

  • Activesoft

  • 6 anos atrás

  • 3 min de leitura

Atualizado em .

Um professor motivado é capaz de fazer muito mais pela escola e pelos alunos. Ao apresentar aulas mais dinâmicas, criar mais projetos de incentivo ao estudo, trabalhar mais focado e trazendo soluções para os problemas de rendimento escolar, ele passa a assumir a liderança e fazer a diferença.

Além disso, professores motivados conquistam mais rapidamente a empatia do aluno, promovendo maior integração dentro da sala e maior aproveitamento da aula.

Neste post, vamos abordar cinco dicas básicas para ter professores mais motivados e implementar agora no seu ambiente escolar!

O desafio de ter professores com ânimo e motivação está nas mãos dos coordenadores pedagógicos e dos diretores das escolas. Muitas vezes, o que falta é um contato mais direto com essa equipe responsável pela educação dos alunos.

Vale lembrar que o que leva os professores a estarem mais motivados é o engajamento da escola inteira na missão de ensinar corretamente o que pode e o que não pode para os alunos, compartilhando responsabilidades.

Vamos às dicas sobre liderança

Comunicação permanente

Não tem maneira mais eficiente de saber do dia a da de professores do que estabelecer uma comunicação direta, transparente e honesta com ele. Os responsáveis pela escola devem abrir um canal de comunicação, expondo o que querem para o bem dos alunos e dos professores e tentando encontrar soluções para os problemas diários da escola. Essa deve ser uma prática diária. Perguntar como andam as aulas, assistir aulas, demonstrar simplicidade, porque muitas vezes os professores ficam intimidados com a presença do líder, então se mostre ativo para que o professor confie em você. Se envolver faz total diferença.

Veja melhor como otimizar a comunicação com os professores da sua escola! 

Sair dos limites da sala de aula

Às vezes, o que o professor precisa é conhecer novas metodologias, assistir a palestras motivacionais e realizar cursos patrocinados pela escola. A importância da participação em workshops, sobre temas relacionados à educação, também é muito importante porque fornece conhecimento, treinamento e maior liberdade de expressão.

O investimento em capacitações e workshops vale a pena porque promove atividades mais dinâmicas e que facilitam o aprendizado e a atualização dos professores.

Invista em tecnologias que facilitem a vida do professor

Não é de hoje que a tecnologia está cada vez mais presente na sala de aula. Investir em tecnologias que facilitem a vida do professor deve ser um dos itens prioritários, porque poupa o tempo deles na hora de checar as lições feitas, controlar o rendimento escolar e as notas e preparar aulas.

Tudo isso pode ser feito por meio de aplicativos ou agenda virtual, por exemplo. Com eles, as tarefas burocráticas são realizadas muito mais rapidamente e com o mínimo de esforço.

Reconhecimento é bom e todo mundo gosta

A cada seis meses ou anualmente, o diretor ou coordenador pode agradecer à sua equipe de professores, destacando aqueles com melhor performance e dando uma gratificação, como por exemplo, livros, ingressos para uma peça de teatro ou cinema, cursos de aperfeiçoamento, etc. São coisas simples, mas que permitem que os professores entendam a sua importância dentro da escola.

Concursos motivam alunos e professores

Os professores gostam de estar engajados com novos projetos, que incentivem os alunos a trabalhar em equipe e até competir, de forma saudável, uns com os outros. Promova concursos, como a “série mais dedicada”, “o aluno nota 10” e “a turma com menos faltas”, para que os alunos se sintam motivados a aprender e os professores, mais motivados a ensinar.

Invista em bonificações sempre que for viável

O salário tende a ser um item de constante reclamação por parte dos professores. Por isso, os gestores escolares devem estar engajados para conseguir aumento de salários e bonificações sempre que for viável, de forma que os docentes saibam deste esforço e fiquem felizes e motivados por perceberem que a direção se importa e valoriza o trabalho e a dedicação.

Clique e acesse: Kit Bem-estar do Professor

Nós, do Wello, acreditamos nisso! E você, o que achou dessas dicas?