Qual a importância do sistema de gestão para o financeiro da instituição?

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

Contar com um sistema de gestão escolar otimiza todos os processos administrativos da instituição de ensino, do controle de notas e frequência dos alunos, até o financeiro.

Além disso, um sistema de gestão possibilita a otimização da captação de alunos, permite ter uma gestão baseada em dados e uma série de vantagens que ajudam a instituição a se destacar no mercado.

Quer saber mais sobre qual a importância do sistema de gestão escolar no financeiro da instituição de ensino? Então, continue a leitura!

O que é um sistema de gestão escolar?

Trata-se de um recurso tecnológico que tem como objetivo melhorar os processos de gestão de todas as áreas que envolvem o processo de ensino.

Isso engloba o planejamento pedagógico, o registro acadêmico, a análise de dados e o setor financeiro da instituição.

Com essa ferramenta, também é possível fazer o controle das atividades desenvolvidas pelo corpo acadêmico, gerenciar as informações e melhorar o relacionamento entre escola, pais e alunos. Dessa maneira, é possível transmitir uma imagem de credibilidade para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Qual a importância de investir em tecnologia na instituição de ensino?

A tecnologia nas escolas segue a necessidade da sociedade em adaptar processos para que eles se tornem mais ágeis e eficientes. Conforme estudo da Penn SchoenBerland, para 77% dos brasileiros, as instituições de ensino precisam aderir à tecnologia para melhorar o sistema educacional.

Diante dessa necessidade de mercado, a gestão das escolas já está entendendo que a adoção da tecnologia é algo muito necessário para otimizar processos. Além de garantir a lucratividade das instituições de ensino particulares, sendo esses recursos considerados um diferencial de vendas.

Isso porque são capazes de melhorar as ações de marketing com dados estratégicos, além de garantir mais eficiência na captação de alunos, isso só para citar alguns exemplos.

Assim, investir em tecnologia nas escolas é algo muito necessário para garantir a competitividade e a sustentabilidade das instituições de ensino no mercado.

Quais as vantagens de adotar um sistema de gestão para o financeiro da escola?

Até aqui você já viu que adotar um sistema de gestão escolar otimiza diversos processos administrativos da escola e ajuda a estruturar as finanças. Isso acontece porque a ferramenta ajuda a evitar o esquecimento de cobranças e pagamentos, assim como otimiza o registro de inadimplentes. Com esse controle, fica mais fácil visualizar a real situação financeira da instituição de ensino.

Além disso, o sistema de gestão financeiro escolar torna possível manter o fluxo de caixa sob controle. Possibilita fazer também a emissão de relatórios gerenciais, e com isso fazer o monitoramento dos pagamentos da instituição de ensino por centro de custo.

Assim, ao concentrar em um mesmo ambiente todas as operações da escola, a gestão da instituição consegue diminuir as despesas e fazer um melhor planejamento escolar. Assim, é possível ter mais facilidade para identificar falhas e tornar o trabalho mais eficiente.

Outras vantagens de adotar um sistema de gestão escolar são:

  • aumento na captação de alunos;
  • aumento da produtividade das equipes envolvidas;
  • emissão de relatórios de inadimplência, recebimentos e pagamentos;
  • melhor gerenciamento de pagamentos e recebimentos;
  • otimização do controle do fluxo de caixa;
  • dados armazenados em servidores;
  • possibilidade de analisar dados, como perfil dos pais e alunos, melhorando a tomada de decisão das áreas gerenciais;
  • redução da evasão escolar;
  • diminuição dos níveis de inadimplência;
  • melhoria na integração contábil da instituição de ensino;
  • possibilidade de recebimento online, por meio de cartões;
  • controle e gestão financeira eficiente;
  • fidelização de alunos, pais e responsáveis.

Ainda é possível destacar que, com a ajuda de um sistema de gestão escolar, o gestor da instituição terá condições de identificar quais departamentos necessitam de investimentos e em quais os gastos podem ser reduzidos.

Com isso, é possível equilibrar finanças e ter uma visão clara de toda a operação da escola, o que torna a gestão escolar mais eficiente e estratégica.

Qual a importância de contar com um fornecedor que ofereça um suporte adequado?

Além de ser indispensável para a implantação da ferramenta na instituição de ensino, um suporte adequado é o responsável por treinar a equipe para usar o sistema e garantir a funcionalidade da ferramenta.

Ao contar com uma equipe de profissionais eficientes, você tem a seu dispor todo o conhecimento para corrigir problemas de infraestrutura.

Também garante a segurança e a qualidade do ambiente informatizado, pois a equipe de suporte passa a realizar ações necessárias para o correto funcionamento do sistema de gestão.

É capaz, ainda, de atender às dúvidas dos colaboradores do setor financeiro da escola, sanando problemas e resolvendo outras questões que possam interferir nas atividades com ferramentas e sistemas.

Conheça o Isaac, nosso parceiro em gestão financeira!

Por fim, outra vantagem de contar com um suporte adequado é que ele é capaz de assegurar a disponibilidade, a atualização constante e a estabilidade do ambiente de sistema de gestão escolar.

Como vimos ao longo desta leitura, um sistema de gestão escolar oferece diversos benefícios às instituições de ensino que o adotam. Além disso, é uma ferramenta fundamental para atender às necessidades dos setores, proporcionando uma gestão administrativa mais efetiva .

Dessa forma, contar com um sistema de gestão escolar é uma maneira inteligente de otimizar os recursos e basear as decisões em dados.

Se você gostou deste artigo sobre qual a importância do sistema de gestão escolar para o financeiro da instituição, então entre em contato para conhecer nossa ferramenta!

Colina Tech

17.03.2021