Marketing educacional: 10 dicas para se diferenciar e atrair novos alunos

  • Activesoft

  • 5 anos atrás

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marketing educacional é essencial para qualquer instituição de ensino prosperar. Afinal, divulgar as boas praticas e seu diferencial é importante para se diferenciar e atrair novos alunos assim como manter os atuais.

Adotar o maketing educacional como uma boa prática dentro da instituição é uma estratégia interessante, pois cada vez mais os pais procuram online boas opções de escolas para seus filhos.

Neste blogpost, vamos mostrar para você 10 ótimas dicas de marketing educacional. Com elas, você vai diferenciar a sua escola e atrair ainda mais alunos!

1 – Qual é o seu público?

O marketing educacional apresenta uma contradição interessante. Afinal, qual é o público alvo? Para instituições de ensino infantil, por exemplo, o público é mixado. Mesmo em uma faculdade, por exemplo, existem diversos tipos de alunos.

Existem aqueles que acabaram o ensino médio e ainda dependem dos pais, aqueles que já são mais velhos, tem uma forma de trabalho e querem evoluir na carreira e aqueles que já são ainda mais experientes, mas querem recomeçar.

É preciso saber conversar com todos esses públicos.

2 – Foque em ações localizadas

A modalidade de ensino a distância vem crescendo muito ao longo dos anos. Mas, para as instituições de ensino mais tradicional, as limitações geográficas são importantes.

Os pais, por exemplo, dificilmente irão querer colocar os filhos em escolas muito longe. Portanto, foque suas ações em potenciais clientes mais próximos.

3 – Qual é o momento ideal para começar a investir?

Dificilmente você terá o mesmo investimento o ano todo. Portanto, é preciso conhecer o momento ideal de investir. Para o ano letivo normal, por exemplo, a maioria dos pais começa a se preocupar com a escola no final de novembro e em dezembro.

Esse é o momento em que você pode começar a gastar uma verba de marketing um pouco maior. Esta é uma forma de garantir que as turmas são fechadas mais cedo.

4 – Você conhece o inbound marketing?

O inbound, por exemplo, é uma estratégia de atrair o público para interagir com a sua marca. Você irá trabalhar uma série de ações e táticas, para ganhar a confiança da persona.

5 – Produza conteúdo interessante e valioso

Este é um ótimo exemplo de tática do Inbound. Através dela, você produz bastante conteúdo, que seja bem interessante para sua persona. É uma ótima opção para o marketing educacional, pois existe muito conteúdo que os pais procuram para ajudar a educar seus filhos.

Os próprios alunos também procuram, por exemplo, sobre faculdade e os primeiros passos de uma carreira. Dentre os materiais produzidos em um blog, por exemplo, você pode complementá-los com e-books, infográficos e outros.

Está achando interessante o assunto Marketing educacional: 10 dicas para se diferenciar e atrair novos alunos? Continue lendo, e saia na frente na busca de novos interessados em conhecer sua Instituição de ensino.

6 – Tenha um capricho extra com as landings pages

As landing pages são aquelas em que o usuário cai quando recebe alguma oferta. Nelas, você precisa tomar cuidado para destacar os principais pontos de um produto.

Por exemplo, imagine que você é uma instituição de ensino superior que vai oferecer um e-book completo sobre como dar os primeiros passos na carreira e escolher uma faculdade.

A landing page que contém este e-book precisa ter um formulário, além de tudo que o aluno vai obter ao baixar o material.

7 – Considere os anúncios pagos

Complementando a dica anterior, os anúncios pagos podem ajudar você a manter as primeiras posições nos resultados pagos.

As duas estratégias se complementam e, em conjunto, podem ajudar você a ser encontrado mais facilmente.

8 – Não esqueça o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser muito poderosa para nutrir seus leads. Por exemplo, depois que o aluno baixar o e-book, você pode enviar outros e-mails complementando o material. É interessante montar uma jornada de compra para entender quando o lead está mais perto de fazer a matrícula.

9 – Teste suas ações e acompanhe os resultados

A maior vantagem do marketing digital é a capacidade de avaliar o desempenho das suas ações. Por isso, é importante estar sempre testando novas estratégias, avaliando o desempenho e buscando formas de otimizá-las.

10 – Não se esqueça das redes sociais

Por fim, é fundamental não se esquecer das redes sociais. Afinal, elas podem ser um canal de atendimento, para tirar as dúvidas, promover sua instituição e até conseguir alunos.

Mas, o importante é entender por que você está lá. Qual é a sua estratégia nas redes? Afinal, não adianta estar por estar.

Gostou das dicas para se diferenciar e atrair novos alunos? A Activesoft possui uma solução específica para Marketing educacional para captação de aluno.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como você já pode melhorar suas matrículas para o próximo ano!

Inclusive, para garantir bons resultados no gerenciamento da sua instituição e entregar um serviço de excelência, é preciso aliar a sua gestão escolar a dois pontos chaves: o marketing educacional e a otimização de recursos. Saiba como em nosso e-book: