Guia de Captação de Aluno: como preparar sua escola?

  • Activesoft

  • 5 anos atrás

  • 2 min de leitura

Para que sua campanha de captação de alunos seja um sucesso, nós preparamos um guia completo de ações práticas a serem ser feitas em sua escola para alavancar os seus resultados.

Confira os próximos conteúdos do nosso Guia de Captação de Aluno feito exclusivamente para você e fique por dentro de tudo o que desenvolvemos para garantir os resultados de sua instituição! 


Um dos períodos que demandam muito tempo e atenção dos gestores, é o de captação de  alunos. Executar, coordenar as atividades e ações para atrair a atenção do candidato, se tornar relevante e, finalmente, ser escolhido por ele, requer muita dedicação e investimento.

Cada etapa desse processo é extremamente importante, desde o primeiro contato até o momento de decisão. Por isso, a escola precisa estar pronta para todas as fases, e certamente, para receber presencialmente os pais na instituição. 

O momento de visita na escola, na maioria das vezes, é o ponto chave para a decisão dos responsáveis. Por isso, tenha estratégias de acolhimento para não decepcionar nesse quesito.

Para essa última etapa, é aconselhável que o contato seja feito presencialmente, as chances de que a matrícula seja feita são maiores. Mas para isso, é necessário preparar os seguintes pontos:

Guia Captação de Aluno: como preparar sua escola?

Colaboradores 

O ideal é contar com alguns colaboradores, o que vai depender do tamanho da sua escola, para realizar o tour pela escola. Desse modo, capacite e crie um roteiro de fala e trajeto dentro da instituição. Além disso, inclua nele a história e missão da escola, passando pelos valores pedagógicos.

Certifique-se que os colaboradores estão aptos para responder qualquer tipo de pergunta que surja durante a visita. Para isso deixe pronto um checklist do que é preciso falar para o visitante e que ele possa anotar o que não conseguiu responder para dar um retorno a pergunta.. 

Espaço

Prepare sua escola, mantenha organizada, limpa e faça questão de mostrar os melhores espaços e como ele pode beneficiar os filhos dos responsáveis. Permita que os pais conheçam as salas de aula, laboratórios e auditórios. Caso possua espaços exclusivos, faça questão de mostrá-los, pois podem ser vistos como diferenciais. 

É importante estar atento para caso os pais levem os filhos ter um ambiente específico para recebê-los. Seja, por exemplo, uma brinquedoteca ou uma sala pedagógica. Um espaço preparado para que ele sinta o ambiente que irá conviver. 

Material de Apoio

Além de organizar a escola e capacitar os colaboradores é necessário fornecer um material de apoio para os pais. Em caso de dúvidas, ou até mesmo necessidade de consultar uma informação, eles possam encontrar isso de forma simples. 

Dessa forma, a escola pode elaborar um panfleto ou até mesmo um material gráfico que possa ser compartilhado pelas redes sociais. Nele, pode conter todos os seus benefícios, acrescentando informações relevantes sobre a instituição.

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Relacionamento

Uma das formas de demonstrar gentileza e alegria por ter sido a escola escolhida, é entregar brindes ou até mesmo descontos, por exemplo. Nem sempre é necessário realizar essas ações, logo, quem faz acaba se destacando.

Caneta, copo, camiseta, caderno personalizado, botton, desconto na matrícula ou na mensalidade, por exemplo, são formas de gratificações. Isso cativa os pais e os filhos, e consequentemente podem resultar na decisão pela instituição. 

Ao planejar sua campanha de captação de alunos, elabore estratégias, como as citadas acima. Que vão além do virtual e geram conexão entre a instituição, pais e filhos, dessa forma, resultando na escolha pela escola.

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