Educação 5.0: o que é, quais suas vantagens e como implementá-la?

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

O cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus adiantou algumas tendências, entre elas a educação 5.0, que é o modelo de educação que integra a tecnologia à sala de aula. Esse modelo é a evolução da educação 4.0, pois surge a compreensão de que o aluno deve estar preparado para lidar com o ambiente digital e os recursos tecnológicos advindos das novas tecnologias.

Mas, para isso, a escola deve estar preparada, a começar pela direção e o corpo docente, já que o tema ainda causa discussões em modelos de ensino mais tradicionais. Todavia, diante do “novo normal”, e também das exigências sociais e econômicas, a adoção do modelo de educação 5.0 é algo eminente.

Para ajudar você a saber mais sobre educação 5.0, quais as suas vantagens e como implementar na escola, preparamos este artigo. Continue a leitura para conferir!

Como a educação 5.0 funciona?

Esse é o modelo de educação que mantém os preceitos da educação 4.0, a destacar o foco no empreendedorismo, no protagonismo do estudante, no aprendizado colaborativo e nos conhecimentos lógicos, matemáticos e digitais.

No entanto, as competências socioemocionais passam a fazer parte da estrutura de ensino, passando a trabalhar em conjunto com os demais pilares da educação 4.0.

Assim, a noção de colaboração é ampliada, conquistando dimensões mais elevadas. Isso porque ela vai além do aprendizado colaborativo entre colegas, conseguindo alcançar o aprendizado com foco na sociedade e na comunidade de modo geral.

Quais são as características desse tipo de educação?

Algumas características que distinguem a educação 5.0 são que ela não trabalha o estudante apenas para o mercado de trabalho, mas para que ele seja capaz contribuir com toda a sua sociedade, atuando para melhorar a vida das pessoas.

Logo, o aluno constrói uma noção sólida de bem-estar social e consegue expandir o pensamento. Ou seja, o aluno passa a querer e ter condições de colaborar para que o mundo à sua volta seja melhor.

Quais são os benefícios da educação 5.0?

Nesse modelo de educação, ao trabalhar o aluno no papel de protagonista, possibilita o aprendizado ativo e colaborativo, além do pensamento empreendedor, tendo o professor como mediador. Assim, o estudante é capaz de desenvolver diversas competências comportamentais, a exemplo de:

  • adaptabilidade;
  • empatia;
  • colaboração;
  • comunicação;
  • criatividade;
  • inteligência emocional;
  • resiliência;
  • persuasão;
  • gerenciamento de conflitos;
  • relacionamento interpessoal.

Portanto, apesar do foco não estar diretamente voltado para o mercado de trabalho, a educação 5.0 consegue promover uma série de competências que são fundamentais para o sucesso profissional daqueles que passam pela formação.

Como a educação 5.0 está alinhada com a sociedade 5.0?

As mudanças na educação atuam como respostas às necessidades da sociedade, e é em meio a cenários em que os recursos tecnológicos avançam em larga escala, é que a educação 5.0 surge de maneira harmônica, com a necessidade de formação de pessoas mais preparadas para lidar com os desafios da sociedade atual.

Nesse cenário, os recursos da sociedade 5.0, assim como acontece no novo modelo de educação, é facilitar a vida das pessoas, tornando-a menos estressante, mais saudável e segura, além de promover um menor impacto na natureza. 

Uma exemplificação prática de como a sociedade 5.0 atua são as cidades inteligentes, que valorizam a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Utilizando a tecnologia, esse modelo de sociedade atua para elevar a qualidade, a performance e a interatividade das atividades urbanas, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Como preparar a escola para a Educação 5.0?

Para implantar a educação 5.0 na sua escola, uma série de questões deve ser observada, a exemplo do alinhamento com a equipe de corpo docente, verificar o perfil e as necessidades dos alunos, entre outras resoluções.

Veja como preparar a escola para a educação 5.0!

Capacite a equipe

A implantação da educação 5.0 necessita da capacitação do corpo docente e demais agentes de educação. Para tanto, é de responsabilidade da gestão escolar investir em treinamentos, especializações, incentivar a participação em congressos e outros eventos que possam contribuir para a formação dos profissionais.

Implemente novos recursos tecnológicos

Para que a educação 5.0 seja efetivada na escola, é preciso investir na estrutura da instituição de ensino, a fim de que ela seja capaz de abrigar os recursos tecnológicos necessários para o desenvolvimento dos estudantes. Também é preciso investir na compra de recursos tecnológicos adequados às necessidades do ensino 5.0.

Reveja as metodologias usadas na escola

Inserir a educação 5.0 na escola não é apenas comprar equipamentos tecnológicos. É preciso atualizar as metodologias de ensino, a fim de acompanhar as transformações sociais presentes no cotidiano dos alunos e de toda a comunidade.

Estreite o relacionamento com os alunos

O cuidado e atenção com os estudantes também é reflexo da educação 5.0 e, por isso, essa questão deve ser analisada, a fim de fortalecer o relacionamento com os alunos. Dessa forma, é possível esperar resultados realmente efetivos e que contribuem com o desenvolvimento de todos.

É possível fazer isso com um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento e performance dos estudantes. Afinal, a tecnologia possibilitar comparar os resultados obtidos. Assim, é possível identificar aqueles alunos que precisam de mais atenção para o seu desenvolvimento.

Conte com um sistema de gestão educacional especializado

A educação 5.0 também passa por uma gestão administrativa eficiente. Por isso, é fundamental que a direção da escola conte com o apoio de um sistema de gestão educacional especializado. Com isso, será possível modernizar os departamentos da escola. O que permite um melhor controle das finanças, mais efetividade na captação de alunos, otimização dos processos de gestão de frequência e notas, entre outros.

Como vimos, a educação 5.0 é mais uma etapa da evolução da educação, que segue as necessidades da sociedade. E assim, pretende gerar benefícios capazes de contribuir com as competências e habilidades dos estudantes de forma bastante positiva.

Se você gostou deste artigo sobre educação 5.0, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao tema!

Inclusive, quer otimizar os resultados da sua escola particular com um sistema integrado e eficiente? Fale conosco!

Colina Tech

23.03.2021