Formação continuada no corpo docente: quais os benefícios da prática?

  • Activesoft

  • 1 ano atrás

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A formação continuada é essencial para qualquer profissional que deseja ter um diferencial competitivo no mercado. Para o corpo docente, esse cenário não é diferente, já que, ao buscar qualificação, os professores estarão preparados para atender as demandas da escola, trabalhando situações diversas que surgirão ao longo do tempo.

Além disso, as normas da Base Nacional Comum Curricular estabelecem a obrigatoriedade da formação continuada para professores, reforçando os seus benefícios para toda a comunidade escolar e principalmente para o currículo do docente.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura deste artigo e conheça os principais benefícios dessa prática.

Vamos lá?

O que é a formação continuada?

A formação continuada é um processo de qualificação dos professores com o intuito de aperfeiçoá-los, potencializar os conhecimentos necessários para o seu trabalho em sala de aula, capacitando-os para entregar o ensino de qualidade esperado pela instituição de ensino.

As informações e conhecimentos compartilhados na formação continuada estão bem mais ágeis quando comparados ao que era oferecido no passado, ganhando mais relevância, se tornando um requisito indispensável para os profissionais da docência.

Nesse cenário, é importante que a escola ofereça os recursos necessários para estabelecer conexões e desenvolver os conhecimentos para conduzir os alunos na sua jornada de aprendizado.

Sendo assim, a formação continuada auxilia os professores na otimização das suas práticas pedagógicas, para que eles identifiquem mais possibilidades de ajudar os estudantes no seu caminho de aprendizado. Essa formação pode ser realizada seguida da formação inicial, que ocorre no início do ano letivo.

Formação continuada e as normas escolares

É de suma importância que os professores contem com o suporte da formação continuada, seja para aprimorar a qualidade do ensino ou para atender às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) que tornam a formação uma obrigatoriedade no currículo dos docentes.

Uma instituição de ensino que respeita a sua legislação passa a ser vista com bons olhos pelos órgãos reguladores, professores e por toda a comunidade escolar. Atender às orientações dessas leis é manter a escola num critério comum aos demais ambientes educacionais.

A BNCC estabelece, nas suas 10 competências gerais, que a formação continuada deve ser fundamentada em três aspectos:

  • Conhecimento: quando aos domínio dos conteúdos;
  • Prática: capacidade de criar e gerenciar os espaços de aprendizagem;
  • Engajamento: compromisso do docente com a aprendizagem e como o ambiente de trabalho, com os pais e responsáveis e com a comunidade escolar.

Quais os objetivos da formação continuada?

Não há como negar a transformação constante das demandas escolares. Por isso, para os educadores terem as condições pedagógicas necessárias para acompanhar o ritmo da aprendizagem dos estudantes e todas as mudanças ocorridas, a formação continuada tem papel essencial nesse cenário.

Por meio da capacitação dos docentes, o processo de desenvolvimento e aprendizado do profissional sempre fará parte da sua rotina em sala de aula. Assim, o objetivo da formação continuada é repensar e provocar uma reflexão acerca das práticas pedagógicas aplicadas, além de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Outro objetivo fundamental da formação continuada é direcionar e tornar real os conhecimentos desenvolvidos para a rotina da escola. Por isso, contar com uma equipe de professores atualizada é essencial para melhorar a qualidade do ensino e tornar a instituição de ensino a melhor opção do mercado.

Docentes qualificados que buscam constantemente práticas pedagógicas inovadoras se transformam em facilitadores habilidosos na resolução de conflitos que surjam no ano letivo, ajudando a outros colegas, pais, responsáveis, alunos e demais colaboradores.

Principais benefícios da formação continuada

Ao buscar o seu aperfeiçoamento, o professor insere a realização de novas práticas pedagógicas na sua rotina, agregando novos sentidos à sua importância no espaço educacional.

O docente que procura o seu desenvolvimento com a formação continuada promove benefícios não apenas para si, mas também para o aprendizado dos alunos.

Aqui selecionamos os principais benefícios a partir desse tipo de qualificação:

Maior engajamento nas atividades de aprendizagem

A formação continuada ajuda no engajamento dos alunos durante as atividades de aprendizagem. Ou seja, os estudantes se dedicarão ainda mais a elas.

Engajamento e aprendizagem têm total conexão, já que o primeiro colabora aumentando a dedicação e a motivação, estimulando que os alunos pratiquem seus aprendizados, desenvolvendo outras habilidades que normalmente não ensinadas.

Um aluno engajado é protagonista no processo de aprendizagem, já que existe uma vontade maior de participar das aulas com disposição, esforço e dedicação para aprender os conteúdos.

Torna as aulas mais didáticas e dinâmicas

Outra vantagem importantíssima da formação continuada é a sua capacidade na transformação das aulas, deixando-as mais didáticas e dinâmicas, deixando a monotonia de fora do ambiente.

As metodologias de ensino vêm sendo transformadas com o passar dos anos, seja por meio da atualização das técnicas de ensino ou pelo surgimento e inserção de novas tecnologias que dominam diversas áreas.

Com o pensamento a médio e longo prazo, a tendência é que a informação e o conhecimento sejam mais fluidos com o passar do tempo, demandando que as aulas sejam mais didáticas e dinâmicas. Do contrário, dificilmente serão atrativas para os estudantes.

Maior facilidade para identificar os desafios de aprendizagem

Ao realizar um programa de formação continuada, os professores obtém recursos para identificar as principais dificuldades que afetam a aprendizagem dos alunos.

Por exemplo, ao notarem a desatualização das práticas pedagógicas, eles estarão mais motivados para repensá-las, melhorando a dinâmica das aulas, estimulando o engajamento dos alunos e consequentemente a sua motivação.

Com isso, a formação continuada dos professores contribui para a ressignificação do ambiente escolar, criando oportunidades para novas práticas educacionais.

Criação de um espaço para o desenvolvimento de novas estratégias

Quando os docentes participam da formação continuada, um novo mundo cheio de possibilidades surge diante dos seus olhos e uma delas é a criação de novas estratégias.

Devido às atualizações sobre o universo educacional e a sociedade em geral, o professor pode dar uma cara nova no seu jeito de se comunicar com públicos diversos para alcançar objetivos comuns.

Por exemplo, a aprendizagem em grupo pode acontecer de formas diferentes, a partir de encontros presenciais ou remotos, com recursos diversificados.

Valorização dos professores

A formação continuada permite que os professores estejam melhor preparados. Isso é fundamental para a escola continuar oferecendo um ensino de qualidade ao seu público.

Docentes que não têm o seu valor reconhecido refletem a sua desmotivação em contextos diversos do ambiente escolar, impactando negativamente os alunos.

Nesse sentido, a formação continuada é uma forma de valorização ao trabalho e dedicação desses profissionais, estimulando a sua busca por conhecimento ao oferecer um suporte para realizar um trabalho verdadeiramente eficiente.

Conclusão

Como vimos, a formação continuada é uma qualificação essencial para todos os docentes e os benefícios se refletem em todos que fazem parte da comunidade escolar.

Porém, é importante ressaltar que esse é apenas um recurso para valorizar e otimizar o trabalho desses profissionais. Ter em mente que facilitar o trabalho dos docentes e tornar a escola cada vez mais preparada é crucial para o sucesso da instituição de ensino.

Com a ajuda de um sistema de gestão escolar, é possível agilizar e simplificar a rotina dos professores em sala de aula, fazendo com que haja mais tempo hábil para focar em atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos.

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