Marketing Educacional e Otimização de Recursos: Saiba como utilizá-los!

  • Activesoft

  • 5 anos atrás

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Para garantir bons resultados no gerenciamento da sua instituição e entregar um serviço de excelência, é preciso aliar a sua gestão escolar, durante todo o ano, a dois pontos chaves: o marketing educacional e a otimização de recursos

Assim, otimizar recursos, como tempo, mão de obra, projetos, comunicação está ligado a melhorar a produtividade. Isso quer dizer, agilizar processos, identificando, modificando ou eliminando procedimentos que desperdiçam tempo ou dinheiro. 

Por exemplo, a matrícula que antes era feita presencialmente, pode ser realizada de forma online. Dessa forma, a escola eliminaria gastos com colaboradores extras e otimizaria o tempo dos pais e da instituição.   

Outra situação é a maneira de captar alunos. Antes o que seria de forma totalmente manual, a coleta dos dados, hoje, pode isso pode ser feito por meio de um software. Garantindo a otimização do tempo, informações completas, diminuição de erros e sucesso nos resultados.

A ideia da otimização é atingir com maior eficiência o real objetivo da instituição.

Já o marketing educacional está focado em oferecer estratégias mercadológicas e de comunicação para captar, fidelizar, reter alunos e projetar a imagem da instituição. 

Você sabia que eles andam juntos e um depende do outro?

Pode até não parecer, mas um está relacionado ao outro, e você pode utilizá-los de forma integrada por meio do (a):

Planejamento 

É necessário planejar as atividades anuais, semestrais ou trimestrais, antes de antes de qualquer iniciativa.

Entender as necessidades do seu público e trabalhar a partir disso, evita retrabalhos e desperdício de tempo.

Comunicação

Saber o que dizer e como dizer, seja pelas mídias digitais ou até mesmo presencialmente, é a melhor forma de atrair pessoas para sua instituição. Dessa forma, utilize da comunicação para aproximar os pais, alunos e colaboradores. Notifique sempre, ambas as partes, do que está se passando no ambiente escolar. 

Além de notificar, entregue conteúdos relevantes por meio dos canais da escola. Seja notícias da área da educação, materiais didáticos sobre temas escolares, curiosidades do universo da instituição, entre outros assuntos.

Isso demonstra planejamento, cuidado, e logo, fortalece o marketing da instituição. Dessa forma, o tempo gasto com encontros para esclarecer algumas dúvidas é reduzido, podendo ser redistribuído para outras atividades.

Tecnologia

O uso de softwares ou aplicativos contribui diretamente nas estratégias de marketing de uma instituição, desde que seja feito de maneira planejada e responsável.

Dessa forma, utilizar esse tipo de recurso favorece a imagem da instituição. Como também o tempo, recursos manuais e financeiros podem ser otimizados com a tecnologia. 

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