Com a chegada da Gestão 4.0, a tecnologia tornou-se um dos maiores aliados na gestão acadêmica das Instituições de Ensino.
A Gestão 4.0 é um estilo de administração que permite interação entre os pais e a instituição, integração de setores, otimização de processos, além da personalização do atendimento.
Hoje, trabalhar com uma Gestão 4.0 muito além de ser um diferencial é indispensável para a organização e otimização do dia a dia da instituição.
Quer saber como implementar o modelo na sua instituição? Então, continue a leitura.
5 passos para ter uma Gestão 4.0 em sua escola:
1. Atendimento Personalizado
Todo aluno, e consequentemente seus pais, são únicos. Entender isso e trabalhar em cima dessa ideia, gera um atendimento personalizado para atender demandas específicas em cada situação. Além disso, é importante prestar suporte a partir do perfil, necessidade e realidade do estudante e/ou responsável.
Para os pais é importante perceber que a instituição se preocupa e está atenta a todos os detalhes. Assim, no momento de procura para auxílio em certas situações estabeleça um diálogo natural, pessoal e amigável. Acima de tudo, seja proativo e busque sempre propor soluções que sejam rápidas e estejam ao alcance da escola.
2. Interação
Uma das maiores ferramentas para esse novo modelo de gerenciamento é a boa comunicação entre os pais e a escola. Em outras palavras, os responsáveis pelo aluno precisam se sentir acolhidos e desde o início entender como funciona o diálogo entre a Instituição.
Crie canais de comunicação, seja e-mail, blog, redes sociais e notifique os pais do que anda acontecendo dentro da instituição. Além disso, promova eventos que gerem conexões e aproxime pais, alunos e instituição. Permita-os participar da construção da agenda de atividades da escola e os integre nas ações.
3. Ferramentas Online
Busque ferramentas online que realizem processos tradicionais e indispensáveis para a escola de uma forma totalmente moderna e digital.
Exemplos de processos que podem ser feitos de um novo jeito é a matrícula e a captação de alunos. Realizando a matrícula online, é possível registrar os dados dos alunos, por exemplo, e anexar documentos em uma plataforma totalmente virtual. Dessa forma, gerando flexibilidade e otimizando o tempo para ambas as partes.
Ao utilizar um Sistema de Gestão de captação de alunos, é possível centralizar o cadastro, bem como identificar as melhores oportunidades, os melhores canais e as mensagens, para assim, atingir e segmentar o público.
Desde já otimizando a coleta manual de dados relevantes e, dessa forma, alavancando a sua campanha de captação de alunos.
4. Integração dos Setores
Promover a integração entre todos os setores da escola gera um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional produtiva.
A partir do conhecimento das atividades desenvolvidas dentro da instituição, os colaboradores sabem onde encontrar informações necessárias para diversas ações.
Afinal, a integração aumenta a produtividade, reduz custos, evita retrabalhos, aumenta a satisfação de ambas as partes e fortalece o trabalho em equipe da escola.
5. Otimização de Processos
Por meio da otimização de processos, por exemplo, é possível que tarefas desnecessárias e erros sejam reduzidos em grande proporção. Dessa forma, garantindo resultados mais satisfatórios dentro da escola.
Para otimizar o dia a dia da instituição é necessário, em primeiro lugar, mapear as atividades de trabalho, identificar os pontos de melhoria e dessa forma, implementá-las e monitorar os resultados.
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