Guia completo Captação de aluno: Como preparar sua escola para receber os pais?

Para que sua campanha de captação de alunos seja um sucesso, nós preparamos um guia completo de ações práticas a serem ser feitas em sua escola para alavancar os seus resultados.

Confira os próximos conteúdos do nosso Guia de matrículas feito exclusivamente para você e fique por dentro de tudo o que desenvolvemos para garantir os resultados de sua instituição! 

Um dos períodos que demandam muito tempo e atenção dos gestores, é o de captação de  alunos. Executar, coordenar as atividades e ações para atrair a atenção do candidato, se tornar relevante e, finalmente, ser escolhido por ele, requer muita dedicação e investimento.

Cada etapa desse processo é extremamente importante, desde o primeiro contato até o momento de decisão. Por isso, a escola precisa estar pronta para todas as fases, e principalmente, para receber presencialmente os pais na instituição. 

O momento de visita na escola, na maioria das vezes, é o ponto chave para a decisão dos responsáveis. Por isso, tenha estratégias de acolhimento para não decepcionar nesse quesito.

Para essa última etapa, é aconselhável que o contato seja feito presencialmente, as chances de que a matrícula seja feita são maiores. Mas para isso, é necessário preparar os seguintes pontos:

Colaboradores 

O ideal é contar com alguns colaboradores, o que vai depender do tamanho da sua escola, para realizar o tour pela escola. Para isso, capacite e crie um roteiro de fala e trajeto dentro da instituição. Inclua nele a história e missão da escola, passando pelos valores pedagógicos.

Certifique-se que os colaboradores estão aptos para responder qualquer tipo de pergunta que surja durante a visita. Para isso deixe pronto um checklist do que é preciso falar para o visitante e que ele possa anotar o que não conseguiu responder para dar um retorno a pergunta.. 

Espaço

Prepare sua escola, mantenha organizada, limpa e faça questão de mostrar os melhores espaços e como ele pode beneficiar os filhos dos responsáveis. Permita que os pais conheçam as salas de aula, laboratórios e auditórios. Caso possua espaços exclusivos, faça questão de mostrá-los, pois podem ser vistos como diferenciais. 

É importante estar atento para caso os pais levem os filhos ter um ambiente específico para recebê-los. Seja, por exemplo, uma brinquedoteca, uma sala pedagógica ou seja, um espaço preparado para que ele sinta o ambiente que irá conviver. 

Material de Apoio

Além de organizar a escola e capacitar os colaboradores é necessário fornecer um material de apoio para os pais. Em caso de dúvidas, ou até mesmo necessidade de consultar uma informação, eles possam encontrar isso, dentro e fora da escola, de forma simples. 

A escola pode elaborar um panfleto ou até mesmo um material gráfico que possa ser compartilhado pelas redes sociais. Nele, pode conter todos os seus benefícios, acrescentando informações relevantes sobre a instituição.

Relacionamento

Uma das formas de demonstrar gentileza e alegria por ter sido a escola escolhida, é entregar brindes ou até mesmo descontos. Nem sempre é necessário realizar essas ações, logo, quem faz acaba se destacando.

Caneta, copo, camiseta, caderno personalizado, botton, desconto na matrícula ou na mensalidade são exemplos de gratificações. Isso cativa os pais e os filhos, e consequentemente podem resultar na decisão pela instituição. 

Ao planejar sua campanha de captação de alunos, elabore estratégias, como as citadas acima. Que vão além do virtual e que gerem conexão entre a instituição, pais e filhos, dessa forma resultando na escolha  pela escola. 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe nossas próximas publicações.

Nos próximos guias você poderá entender melhor como preparar sua equipe para receber pais e alunos, além de conhecer estratégias de captação de alunos de forma criativa e econômica!

Guia completo Captação de aluno: Como preparar sua escola para receber os pais?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *