Competências da BNCC: entenda quais são elas e como desenvolvê-las!

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 5 min de leitura

O Ministério da Educação (MEC) tem como papel melhorar a qualidade do ensino em todo o país, lançando a Base Nacional Comum Curricular — BNCC e competências, por exemplo, para aprimorar o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até o ensino médio.

O Ministério da Educação (MEC) tem como papel melhorar a qualidade do ensino em todo o país, lançando a Base Nacional Comum Curricular — BNCC e competências, por exemplo, para aprimorar o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até o ensino médio.

Desse modo, trouxemos neste post a definição do que é a BNCC e explicamos como o recurso é utilizado nos ciclos educacionais do país.

Além disso, fizemos, também, um resumo das 10 competências gerais estabelecidas pela Base.

Ao final, indicamos como desenvolver as competências da BNCC nas instituições de ensino, com profissionais capacitados e soluções tecnológicas.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que define e qual é o papel da BNCC e as suas competências?

A Base Nacional Comum Curricular, ou apenas BNCC, é um documento homologado pelo MEC em 2018 com propostas para o ensino infantil, fundamental e médio, sendo válido tanto para as instituições públicas quanto as privadas no país.

Dessa forma, a BNCC define uma série de aprendizagens que devem ser adquiridas pelos estudantes ao longo do processo da educação básica.

Como as competências da BNCC se aplica a cada uma das etapas da educação?

De antemão, você compreendeu o que é e qual é o objetivo da BNCC. Todavia, fica a dúvida: como a Base se aplica a cada um dos ciclos educacionais, do ensino infantil até o médio?

Respondo à questão a seguir!

Ensino infantil

Realidade para toda a rede de educação infantil desde 2020, a BNCC prevê o desenvolvimento de alguns eixos para o ensino e a aprendizagem de crianças com idades entre 0 e 5 anos, como a convivência, as brincadeiras, a participação, a expressão, a exploração e o autoconhecimento.

O documento também estimula as instituições a trabalhar com campos de experiência, como a relação entre o “eu” e o “outro”, os movimentos do corpo, as formas, sons e cores, a imaginação e a escuta, o espaço e o tempo.

Ensino fundamental

No ensino fundamental, que dura 9 anos e deve implicar matrícula obrigatória para estudantes com idade entre 6 e 14 anos, a BNCC estabelece a meta de alfabetização até o final do segundo ano do ciclo.

Nesse sentido, a BNCC propõe, também, a divisão do conhecimento por áreas e componentes curriculares específicos, coincidindo com o que avalia o Enem, para o Ensino Fundamental. Ou seja:

  • linguagens (língua portuguesa, arte, educação física, língua inglesa);
  • matemática;
  • ciências da natureza (ciências);
  • ciências humanas (história e geografia).

Além disso, durante os 9 anos do ciclo fundamental, as instituições também devem oferecer aulas de ensino religioso para os estudantes, conforme a BNCC.

Ensino médio

O último dos três níveis da educação básica brasileira tem como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido pelos estudantes nos últimos anos do ensino fundamental.

Por isso, a BNCC mantém a divisão por áreas do conhecimento, dando continuidade ao que deve ser desenvolvido no Ensino Fundamental.

Desse modo, além de trabalhar com as cinco áreas do conhecimento, a Base propõe o conceito de itinerários formativos. Ou seja, um conjunto de disciplinas e projetos oferecidos para complementar a formação do estudante, suprindo uma demanda da reforma do ensino médio.

Além disso, é importante ressaltar, também, que a BNCC estabelece como obrigatórios os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Flexibilizando, assim, as demais disciplinas para escolha do aluno por meio do itinerário formativo.

Quais são as competências gerais da BNCC?

A princípio, a Base Nacional Comum Curricular define uma espécie de com competências gerais norteadoras que devem permear o ensino básico brasileiro.

Nesse sentido, listamos os eixos que devem ser desenvolvidos em instituições de ensino no país, de acordo com a normativa.

Argumentação

A competência de argumentação envolve o desenvolvimento de ponto de vista a partir da gestão de dados confiáveis, promovendo uma consciência socioambiental e um posicionamento ético que respeite os direitos humanos e assuma a responsabilidade regional e universal.

Autoconhecimento e autocuidado

A BNCC coloca como competência do ensino básico a compreensão e o cuidado sobre a saúde emocional e física do ser humano, para ampliar a capacidade de reconhecer as emoções subjetivas e coletivas.

Conhecimento

Valorização do conhecimento humano construído historicamente, para exercitar a compreensão da realidade e promover uma prática social mais justa e democrática.

Comunicação

Utilização de diferentes linguagens (verbal, oral, corporal, visual, visual-motora, Libras) para o compartilhamento de sentimentos, informações e experiências em múltiplos contextos.

Cultura digital

Usar, compreender e ter capacidade para criar tecnologia digital para promover a comunicação crítica e ética na sociedade, resolvendo problemas corriqueiros e assumindo protagonismo nas práticas estabelecidas na comunidade.

Empatia e cooperação

Resolução de conflitos focada em empatia é um dos componentes estabelecidos pela BNCC, que também prega o respeito e acolhimento ao “outro”, valorizando a diversidade das relações humanas.

Pensamento criativo, crítico e científico

A BNCC prega que as instituições de ensino devem exercitar a curiosidade intelectual dos estudantes, promovendo uma abordagem crítica e criativa sobre as ciências, a partir da imaginação, da reflexão, da investigação e da análise de fenômenos naturais e humanos.

Repertório cultural

Reconhecer e ampliar a compreensão sobre as diversas formas de manifestação cultural no âmbito local e global, oferecendo conhecimento e técnicas para os estudantes desenvolverem a produção artística.

Responsabilidade e cidadania

A cidadania deve motivar o agir pessoal e coletivo para a tomada de decisão responsável, promovendo a ética, a democracia, a sustentabilidade e a inclusão no meio social.

Trabalho e projeto de vida

Por fim, essa competência deve assumir a diversidade cultural e de vivências sociais que ofereçam um panorama sobre o mundo do trabalho. Ajudando o estudante a escolher projetos de vida com autonomia, responsabilidade e criticidade.

A importância de trabalhar competências e habilidades na escola

A tecnologia evoluiu, e isso fez com que cada vez mais pessoas estivessem conectadas à internet. Produzir e consumir diferentes tipos de conteúdos e informações nunca foi tão acessível.

Diante disso, a escola precisa assumir uma nova postura para que o ensino não seja apenas expositivo. Assim, o papel da instituição será tornar os alunos protagonistas de seus próprios processos de ensino e aprendizagem, fazendo com que busquem ativamente por conhecimentos de todas as áreas. 

Trabalhar as competências e habilidades nas instituições de ensino é uma forma de preparar os alunos para enfrentarem situações reais de suas próprias vidas. Dessa forma, tornando-os capazes de pensar em resoluções reais para seus próprios problemas e vivências. 

Além disso, o estímulo às habilidades e competências também é uma maneira de prepará-los para vestibulares como o Enem, que já são pautados nestes dois pilares. Dessa maneira, o aluno não só estará apto a realizar a prova, como terá uma influência maior para escolher sua carreira com sabedoria e responsabilidade.

Como desenvolver as competências da BNCC nas instituições de ensino?

Agora, imagino que você está se perguntando como desenvolver as competências previstas pela BNCC na instituição de ensino. Acertei?

Contudo, para resolver essa questão, é preciso, inicialmente, investir em professores capacitados. Assim, os profissionais devem ter currículos atualizados e ampla experiência com métodos de ensino e aprendizagem inclusivos, focados em melhorar a compreensão social e cultural dos estudantes.

Além disso, é necessário investir, também, em soluções tecnológicas como um sistema integrado de gestão escolar que ajude sua escola a se adequar ao Novo Ensino Médio!

Atualmente, existem softwares que ajudam a criar uma visão estratégica em instituições de ensino no país, com segurança de dados, organização de secretarias, melhor comunicação com a sociedade e processos inovadores.

Neste artigo, você entendeu o que é e quais são as BNCC competências, uma espécie de “fio condutor” para promover o conhecimento crítico e melhorar a prática social dos estudantes no ensino básico.

No entanto, para seguir à risca o que é proposto no documento, é necessário investir na contratação de profissionais capacitados e experientes. E, além disso, adotar soluções tecnológicas, otimizando o sistema informativo na instituição.

Gostou do texto? Se sim, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a comunidade a conhecer melhor as competências da Base Nacional Comum Curricular!

Inclusive, o que acha de conversar com os nossos especialistas e conquistar uma gestão escolar integrada e rotina otimizada?

Colina Tech

16.06.2021