Aulas híbridas na educação infantil: 5 dicas para implementar

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 6 min de leitura

Aulas híbridas na educação infantil: 5 dicas para implementar

A metodologia do ensino híbrido é uma proposta promissora para otimizar o processo de aprendizagem dos estudantes. Com a pandemia, escolas estão implementando o recurso, principalmente, entre os alunos do ensino fundamental e médio. Contudo, a aplicação e eficácia das aulas híbridas na educação infantil ainda divide opiniões. 

As crianças que hoje estão no ensino infantil são nativos digitais, ou seja, já nasceram inseridas na cultura digital. Desse modo, elas são familiarizadas com ferramentas e aparelhos como smartphones, smart tvs, tablets e computadores, entre muitos outros itens tecnológicos.

Nesse sentido, as ferramentas já fazem parte do cotidiano dos pequenos. Assim, as aulas híbridas na educação infantil podem ser introduzidas de forma sutil e têm potencial para tornar a intenção das crianças com as telas mais proveitosa e enriquecedora. 

Todavia, ainda fica o questionamento: como implementar as aulas híbridas na educação infantil? Afinal, engajar as crianças no modelo de ensino híbrido necessita de estratégias e planejamento.

Para te ajudar com esse dilema, preparamos esse conteúdo que explora o uso da tecnologia no processo de aprendizagem das crianças e traz cinco dicas práticas para implementar as aulas híbridas na educação infantil.

Continue na leitura para aprender sobre o tema!

Aulas Híbridas na Educação Infantil: É possível explorar a tecnologia?

Antes de mais nada, é importante lembrar que as crianças são naturalmente curiosas e criativas. Assim, com os recursos tecnológicos, elas ficam ainda mais estimuladas e tendem a se envolver com os conteúdos das telas.

Desse modo, na fase de desenvolvimento dos pequenos, os pais e professores devem oferecer uma variedade de recursos para que elas aprimorem as habilidades motoras, auditivas, linguísticas e socioculturais. 

As crianças, assim como os adultos, precisam socializar para desenvolver e esse processo pode ser estimulado com recursos como jogos, vídeos, atividades lúdicas e brincadeiras que podem ser trabalhadas por meio das ferramentas digitais com os professores e com os pais.  

Lembrando que as crianças não devem ser expostas a telas por horas e sem a supervisão dos pais ou responsáveis. Afinal, as telas devem funcionar apenas como um recurso para estímulos e descobertas

Todavia, interagir com crianças menores de dois anos por meio de ferramentas tecnológicas se torna inviável. Para esse grupo de aprendizes, as escolas devem adotar um canal de diálogo com os pais para orientá-los com práticas e atividades que podem ser propostas para o aluno. 

Nessa primeira fase do processo da educação, os esforços são majoritariamente da família. No ensino híbrido a escola entra, nesse aspecto, como um reforço para instruir os pais e acompanhar o processo de desenvolvimento dos pequenos.  

Em contrapartida, a metodologia de ensino híbrido se mostra eficaz para crianças com mais de dois anos. Então, o uso de ferramentas tecnológicas não só pode como deve ser empregado na educação infantil. 

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Confira agora nossas 5 dicas práticas para implementar as aulas híbridas na educação infantil!

1. Invista em tecnologia nas aulas híbridas na educação infantil

Para se adaptarem ao novo modelo de ensino, os professores precisam de recursos que dêem suporte às aulas. Nesse sentido, é fundamental que a escola invista em uma plataforma de aulas online completa. 

Contudo, é preciso ser cauteloso e avaliar alguns aspectos no processo de escolha do recurso. A plataforma precisa ser prática, oferecer mecanismos de compartilhamento de conteúdo e viabilizar a interação dos alunos e dos pais

Uma sala de aula que oferece esses e muitos outros recursos é o Google for Education. Com as funcionalidades da plataforma, os alunos e professores podem se reunir de forma otimizada e muito mais produtiva.

Além disso, para oferecer resultados ainda melhores, o recurso pode ser integrado a um sistema de gestão escolar, como por exemplo, o da Activesoft. 

Com a união das soluções, os gestores e professores poderão otimizar o processo de computação de notas e acompanhar com mais eficácia o desenvolvimento dos alunos. 

2. Adapte o planejamento de aula às novas tecnologias

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO ESCOLAR NA ERA DIGITAL!

Assim como no ensino presencial, na educação híbrida o planejamento é essencial. Afinal, os professores precisam adaptar as atividades e alinhar a aplicação do conteúdo aos novos recursos. 

Desse modo, é fundamental que os docentes se dediquem a conhecer bem os novos recursos e desenhem estratégias de ensino que integrem os alunos da sala de aula com os alunos que assistem à aula de casa. 

Para ajudar no processo é importante montar um cronograma que norteie a divisão da turma e oriente os pais no processo. 

Portanto, é preciso que o cronograma contenha:

  • divisão da turma; 
  • datas das aulas presenciais e online de cada aluno;
  • breve resumo do que será abordado em cada aula (para os pais);
  • roteiro das aulas (com horários de intervalos e práticas para os pais);
  • materiais necessários para as aulas online (para que os pais possam se antecipar); 
  • datas de entregas de atividades e reuniões com os pais.

3. Promova o engajamento dos pais e alinhe os objetivos de aprendizagem com eles

Como já introduzimos no tópico anterior, os pais precisam estar inteirados de tudo que será trabalhado com os alunos. Só assim eles poderão contribuir com o processo de formação dos filhos. 

Nesse sentido, os professores podem desenvolver, também, atividades e tarefas que envolvam a família do aluno. E, para ajudar com isso, a escola deve disponibilizar materiais de apoio para que os pais conheçam bem as plataformas e sistemas usados na aplicação das atividades.

Além disso, os responsáveis precisam estar alinhados com os objetivos de aprendizagens definidos pelos professores. Dessa forma é possível acompanhar o real desenvolvimento do aluno, pro facilitar a identificação de limitações ou habilidades que podem ser melhor exploradas. 

Entretanto, o objetivo dessa proposta não é estabelecer metas e sim acompanhar a evolução de cada aluno. 

Para isso, os professores podem fazer reuniões mensais ou bimestrais com o propósito de falar sobre o andamento da turma, além de compartilhar a lista de atividades com os objetivos de aprendizagem de cada uma. 

Dessa forma os próprios pais poderão apontar as limitações dos filhos para que a escola possa aprimorar a metodologia de ensino, propondo novas atividades. 

Reforçando que as aulas híbridas para o ensino fundamental dependem da cooperação entre a escola e os pais. Esse é um trabalho conjunto.

4. Invista na diversificação do conteúdo das aulas híbridas na educação infantil

Engajar os alunos da educação infantil nas aulas híbridas e fazer com que eles se mantenham interessados no conteúdo exige do professor um repertório de atividades lúdicas. 

Logo, é essencial adotar ferramentas, digitais ou não, que possam despertar a curiosidade dos alunos.

Por exemplo, os professores podem adotar jogos como o ‘stop’, que estimula os alunos a buscarem palavras com determinadas iniciais para vencerem a competição.  

Dessa forma os alunos que estão na alfabetização, por exemplo, conseguem ampliar o vocabulário aprendendo palavras novas. 

O jogo pode, ainda, promover a interação entre os alunos propondo que os estudantes que conseguirem finalizar a atividade primeiro ajudem os colegas. 

Nesse sentido, também é possível atrair os pequenos é com atividades interativas online. Do mesmo jeito, os jogos desenvolvidos especialmente para os alunos da educação infantil são atrativos.  

Além disso, os professores também podem utilizar animações e vídeos para ensinar práticas e conceitos. 

5. Estimule o compartilhamento de aprendizado

Sem interação presencial os alunos podem se sentir desmotivados a participarem da aula. Assim, é importante estimular que os estudantes estejam sempre trocando experiências com os colegas de forma virtual. 

Os professores podem incentivar que os alunos ajudem uns aos outros nas atividades e  tenham momentos para compartilhar o novos aprendizados. 

A metodologia da sala invertida é uma forma de fazer com que os alunos interajam de forma enriquecedora uns com os outros. Desse modo, no ensino híbrido, os alunos mais velhos costumam utilizar muito utilizada a prática. 

Todavia, com o auxílio dos pais a atividade pode ser adaptada para a realidade dos alunos do ensino infantil. 

A prática consiste em informar o tema que será trabalhado em sala e disponibilizar materiais de estudo para que o aluno conheça previamente o assunto. Dessa forma, no dia da aula, os estudantes já terão uma bagagem para participar de discussões sobre o tema com os colegas

Assim, o professor pode promover um ambiente de aprendizagem mais interativo. Incentivando, desse modo, os alunos a mostrar para os colegas o que aprendeu estudando com os pais. 

Essas são algumas dicas que podem ajudar a sua escola a promover aulas híbridas na educação infantil e garantir o engajamento dos alunos. 

Entretanto, a chave para que todas essas dicas sejam postas em prática é o diálogo. Professores, alunos e os pais precisam de um canal de comunicação que permita uma troca fluida. 

Por isso é importante investir em uma boa plataforma de sala de aula. 

Você já conhecia o Google for Education?

Com o Google for Education o trabalho dos professores é otimizado, os pais podem participar ativamente do processo de aprendizagem dos filhos e os alunos ainda terão uma ferramenta para interagir entre si e continuarem trocando conhecimento. 

Confira o depoimento da coordenadora Celenilda, do Colégio Lourdinas, no qual ela fala sobre a experiência com o Google for Education. Clique a assista!

Tem alguma dúvida sobre a plataforma ou quer conhecer melhor o recurso? Então entre em contato com nossos especialistas! 

Colina Tech

19.07.2021