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Gestão Acadêmica

Integração e eficiência é a chave do sucesso. Secretaria completa e organizada, Avaliação pedagógica personalizada, Acompanhamento do desempenho do aluno personalizado e Orientação educacional.


Secretaria

Integração e eficiência é a chave do sucesso
  • Cadastro único e integrado aos demais módulos evitando redundância e inconsistência nos dados.
  • Controle de entrega de materiais e documentos por parte dos responsáveis durante a matrícula.
  • Permite que as notas de atividades adicionais como idiomas ou esportes seja transcrita automaticamente para a turma principal do aluno.
  • Permite cadastramento da ficha médica.
  • Impressão de contrato de prestação de serviços personalizado.
Secretaria completa e organizada
  • Possibilita criação de inúmeros cursos, séries e turmas de ensino regular e de atividades adicionais (como Esportes, Idiomas ou Crisma) nas mesmas telas, facilitando o treinamento e operação.
  • A enturmação gerencia vagas disponíveis, restrição por idade ou gênero/sexo.
  • Permite que o professor de atividades adicionais receba relatórios como diário de classe, ata de avaliação e ficha de chamada e faça avaliação de seus alunos.
  • Emissão de carta de cobrança para materiais ou documentos pendentes.
Controles avançados
  • A turma pode ser dividida em sub-turmas devido à capacidade de laboratórios ou pela decisão do aluno em participar de um ou outro idioma.
  • Controla dispensa de disciplinas (alunos inaptos ou dispensados).
  • Para efetuar a avaliação dos alunos é possível utilizar notas/conceitos, relatórios ou competências de forma flexível – cada série pode utilizar uma metodologia avaliativa ou até mais de uma simultaneamente.

Coordenação

Apoio à Orientação Educacional
  • Permite registro de atendimentos e ocorrências pelos setores (enfermaria, psicólogo, coordenador, financeiro, etc) com restrição de acesso pelo perfil do operador.
  • Boletim de ocorrência personalizado com foto e relatório de ocorrência por período.
  • Impedimento automático de rematrícula.
  • Registro de observações dos professores, possibilitando acesso restrito para a Direção ou setor de Recursos Humanos.

Avaliação por nota/conceito

  • Digitação de notas por turma (através de planilha) ou por aluno (diretamente no boletim) com cálculo automático de médias.
  • Histórico escolar gerado automaticamente.
  • Permite definir quais disciplinas são exibidas no boletim, quais no histórico e quais em ata de resulta dos finais.
  • A grade curricular permite disciplinas compostas (exemplo: Português = Gramática + Redação + Literatura) onde cada professor faz sua própria avaliação e o sistema faz o cálculo automaticamente.
  • O sistema já é fornecido com "sistemas de avaliação habituais" como semestral, bimestral, etc.
  • O sistema de avaliação pode ser definido por série, onde cada uma pode ter uma estrutura (bimestres/trimestres/recuperação) diferenciada.
  • A avaliação pode ser definida para cada aluno, turma e disciplina e etapa (exemplo: um aluno é avaliado por 3 notas, enquanto outro da mesma turma e disciplina é avaliado por 4 notas).
  • O professor pode definir a forma de avaliação pelo Portal Web, tendo total flexibilidade. Entretanto, a Escola pode permitir ou não que o professor altere a forma de avaliação.
  • Permite definição de condições para aprovação, progressão parcial ou reprovação.
  • Controle de alunos em recuperação para montagem de turmas e diários.
  • Controle de ranking de acordo com notas dos alunos.
  • Permite conversão automática das notas em conceitos.
  • Faz cálculo de percentual de frequência para boletim e histórico.
  • Emissão de gráfico de rendimento por turma, série ou disciplina.
  • Cálculo de nota necessária para aprovação.

Avaliação por relatório/competência

Avaliação por relatório
  • Permite que os alunos sejam avaliados através de relatórios individuais (portfólio ou parecer descritivo).
  • As avaliações podem ser cadastradas para cada aluno, em cada fase de nota (trimestre, bimestre) e em diferentes dimensões (exemplo: comportamento, assiduidade, etc).
  • Os professores podem digitar os relatórios pela Internet, através do Portal. Neste cenário os coordena dores podem efetuar conferência e correção antes da divulgação para os pais.
Avaliação por competência
  • Permite que os alunos sejam avaliados por competências.
  • Cada aluno pode possuir um conjunto particular de competências a serem avaliadas. Esta flexibilidade permite que cada aluno, em cada disciplina e em cada fase de nota, possa ter sua avaliação personaliza da, o que é importante para escolas que atendem portadores de necessidades especiais.

Diário de classe

Automatiza o lançamento das atividades realizadas, tarefas delegadas pelo professor em sala de aula e da frequência dos alunos dia a dia. Este lançamento poderá ser feito pela secretaria via sistema ou pelo professor através da internet.

Otimizando o tempo dos professores e da Secretaria
  • Possibilita que os seja efetuado o registro do diário de classe (frequência diária, atividades desempenhadas, tarefas para casa, etc.)
  • A Secretaria pode utilizar estas informações para emitir o relatório Diário de Classe, atendendo obriga toriedade da Secretaria de Educação, já com todas as informações impressas, requerendo apenas a assinatura do professor.
  • Organização: durante o período das aulas, os dados podem ser alterados facilmente, eliminando as rasuras, que não são permitidas pelo MEC. Assim a Secretaria não precisar passar os diários a limpo, basta que eles sejam impressos e assinados pelos professores. Em seguida o setor finaliza os diários, impedindo alterações.
Vantagens
  • Estas informações podem ser disponibilizadas no Portal Web para os alunos vinculados às turmas e para seus responsáveis. Através do Portal Web os professores podem efetuar diretamente o lançament
  • das informações.
  • Segurança: uma vez registrados os dados no sistema, não haverá mais o risco de perda de documentos.
  • O diário é integrado com a planilha de notas; calcula e preenche automaticamente as informações de ' aulas dadas' e 'quantidade de faltas'.

Leitora óptica

O módulo Leitora Óptica oferece um mecanismo rápido, seguro e econômico para a entrada e processamento de dados em grande quantidade no sistema.

Vantagens para a escola
  • Correção de provas objetivas de forma automática, gravando as notas diretamente na planilha de notas dos alunos. O cadastro das provas é realizado pela escola, que não tem custos a cada avaliação.
  • O resultado das avaliações pode ser disponibilizado praticamente logo após o encerramento das mesmas, inclusive na Internet.
  • Todos os cadastros serão compartilhados com o SIGA, entre eles alunos, turmas, disciplinas, tprofessores, etc., evitando o trabalho desnecessário de redigitação.
Passo-a-passo da avaliação até a correção
  • As provas podem ser elaboradas com questões de múltipla escolha (A-B-C-D-E), Verdadeiro ou Falso e de número inteiro.
  • O gabarito das provas é armazenado no sistema, que permite a impressão do mesmo para divulgaçã
  • para os alunos.
  • Uma prova pode ter questões de mais de uma disciplina. Num mesmo dia de prova o aluno terá apenas um cartão de resposta.
  • Compatível com o padrão ENEM, onde uma questão tem sua nota considerada para várias disciplinas (exemplo: um acerto em Ciências da Natureza repercute em Física e Química).
  • As questões podem ter valor de acerto e de erro (ao responder duas questões de forma errada diminui o valor de uma resposta certa) diferente em cada questão.
Controles adicionais
  • Armazena as respostas dos alunos: o sistema permitirá consultar cada resposta dada pelo aluno e gerar estatísticas de questões certas, erradas, em branco, anuladas pelo aluno e anuladas no gabarito.
  • Impressão do cabeçalho do cartão de resposta com a matrícula do aluno, evitando erros no preenchimento e problemas na correção.
  • Durante a inscrição do aluno na prova, efetua distribuição de alunos em salas e gera relatórios para assinatura (ata) e para organização das salas – inclusive agrupando os alunos por diversos critérios como aleatoriamente, por turma ou por ranking de nota.

Correção ENEM/TRI

  • Possibilita que a Escola realize simulados no padrão ENEM (quatro áreas do conhecimento) e faça a correção em metodologia similar ao utilizado pelo MEC, o TRI – Teoria da Resposta ao Item.
  • Gera relatórios com ranking dos alunos, inclusive com gráficos, que permitem que os alunos fiquem habituados ao padrão de avaliação do ENEM.

Cursos técnicos

  • Permite o controle de vínculo dos alunos em cursos técnicos.
  • Gerencia as disciplinas que são exigidas pelo currículo do curso, gerando relatórios de sugestão de matrícula e impedindo a matrícula em disciplinas com pré-requisitos não atendidos.