inicial activenews
21 de julho de 2016

Cobrança bancária agora só com registro

Imagem da notícia: Cobrança bancária agora só com registro

Saiba por que sua Instituição de Ensino precisa ter uma carteira de cobrança registrada

 

A cobrança bancária sem registro deixará de existir - em definitivo - a partir de janeiro de 2017.

Hoje a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) apenas não oferece mais este serviço, mas presta atendimento para quem possui carteiras sem registro.

No entanto, fique atento, pois a partir de 2017 os bancos irão trabalhar apenas com carteiras registradas.

A principal diferença entre os tipos de carteiras com e sem registro é que na cobrança registrada a Escola precisa cadastrar no banco os boletos gerados em seu sistema, antes de entregá-los aos responsáveis. Além disso, todas as alterações nos títulos de cobrança já registrados precisam ser iguais nos sistemas da Escola e do banco.

Isso quer dizer que, por exemplo, se a Escola quiser mudar a data de vencimento de um título ou cancelar os boletos de um aluno que não está mais matriculado, vai precisar comunicar estas alterações ao banco. Esta troca de informações é geralmente realizada através de arquivos de remessa e de retorno.

Vantagens da carteira com registro

- Mais segurança contra fraudes, como adulteração de boletos;
- Evita o cálculo errado de multa e juros por parte do pagador;
- Previne recebimentos a menor.

Entendi, mas na prática, como isto afeta a minha Escola?

A Escola deve contratar uma carteira com registro no seu Banco. Ela será configurada no SIGA, e a partir deste momento os títulos de cobrança serão gerados no sistema e a Escola irá repassar para o Banco informações sobre as cobranças.

Ou seja, o SIGA terá os títulos no sistema e a Escola vai passar a informar ao Banco, para que eles tenham acesso aos mesmos dados em sua carteira de cobrança.

Evite problemas. Antecipe-se e não deixe a mudança para o último momento.

A realidade é que a homologação das carteiras de cobrança registrada é um processo que pode ser demorado. Não é uma regra, e sua a implantação também pode ser simples, mas deixamos aqui este alerta.

Isso não quer dizer que seja uma deficiência dos atendimentos da Activesoft ou dos bancos, mas é um trabalho que envolve várias etapas, como contato com o gerente do Banco, aprovação dos arquivos de remessa e de retorno, etc. Por isso reforçamos: Esteja preparado para a mudança, contrate o serviço de cobrança registrada e evite transtornos.

A Activesoft possui o módulo Cobrança registrada, que permite o gerenciamento dos lotes de títulos de cobrança que são enviados para os bancos. A solução também atende a necessidade de clientes que terceirizam o serviço de cobrança, mantendo o controle de remessas enviadas e que tiveram o recebimento confirmado, por parte destas empresas.

Fale com um dos nossos consultores ou clique aqui para ter acesso à documentação e conhecer em detalhes as características do módulo Cobrança registrada.



Outras notícias

29/11 Temos vaga para assistente de marketing!

REQUISITOS DA VAGA: · Formação (técnica, profissionalizante ou superior – completo ou incompleto) nas áreas de marketing, design e publicidade; · Conhecimento em Photoshop e Illustrator;...


16/03 Parceria Activesoft com o Google for Education

O que é Google for Education?Para facilitar o dia a dia de professores e alunos, o Google for Education é uma solução desenvolvida para que a escola possa usar os produtos do Google de forma gratuita....


02/12 Activesoft e clientes fortalecem relacionamento e geram resultados

Neste último mês de novembro a Activesoft teve a satisfação de estar presente em algumas escolas parceiras dos estados de Alagoas e Sergipe, onde realizamos visitas de relacionamento. Estivemos...


todas as notícias