PIX: 5 coisas que você precisa saber!

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

imagem ilustrativa de pagamento por celular para blogpost sobre uso de pix

Sabia que agora você pode realizar pagamentos e transferência todos os dias da semana, inclusive feriados, e a qualquer hora? Sim, isso é possível com o PIX, a nova forma de fazer transações bancárias com segurança e agilidade. 

O PIX pretende conectar fintechs, varejistas, pessoas, bancos tradicionais e digitais por meio de um único sistema. Lançado pelo Banco Central, o sistema, é gratuito para pessoas físicas e os valores transferidos caem na conta do destinatário em questão de segundos. 

Inclusive, essa funcionalidade pode ser muito útil para a sua escola! Priorizar o uso de tecnologia na gestão escolar é o diferencial que muitos gestores precisam.

Também será possível realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio de QR Codes, que devem ser escaneados pelo celular, por exemplo.

É importante destacar que o Brasil está em uma espécie de vanguarda tecnológica com o PIX, testando um sistema de pagamentos instantâneos universal que nem mesmo grandes economias, como China e EUA, tem.

Outra novidade do sistema são as chaves de endereçamento. Ou seja, o usuário não precisará mais informar nome, CPF, agência, banco e conta para transferir dinheiro para outra pessoa. 

Por meio do Pix, todas essas informações serão resumidas a um único dado, ou chave, que estará ligado a todos os outros – o que vai encurtar o processo de envio e recebimento de recursos.

Se você quer saber mais sobre o PIX e como aplicar na sua escola, continue lendo este material. Está imperdível!

Como começar a usar o PIX?

Para começar a utilizar é necessário ter  uma conta corrente, poupança ou de pagamento pré-pago em bancos, fintechs e demais startups de pagamento.

Dessa forma, a opção de fazer um PIX será realizada por meio dos respectivos aplicativos ou internet banking, da mesma forma que o TED e DOC.

Além disso, é preciso cadastrar chaves de endereçamento. Pois, com ela que será autorizada as transações. Provavelmente o próprio banco irá entrar em contato dando as orientações necessárias. 

A novidade será gratuita apenas para as pessoas físicas. No caso das pessoas jurídicas, existirá uma pequena taxa (os valores ainda não foram definidos).

O que são as chaves de endereçamento?

A chave Pix é um dado de identificação da conta dos usuários vinculado às demais informações sobre o cliente.

Por exemplo, esse dado pode ser o número de RG, CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou um código gerado pelo sistema aleatoriamente. Dessa forma, é necessário informar apenas uma dessas informações para que o pagador faça a transferência. 

Pessoas físicas poderão ter até cinco chaves para cada conta do qual forem titulares. Já as empresas poderão ter até vinte chaves para cada conta da qual forem titulares. 

Apesar da recomendação de cadastrar uma chave, o usuário pode optar por manter todos os dados da conta para enviar ou receber dinheiro via PIX, assim como fazia antes.

Quando usar o PIX?

Será possível utilizar o sistema em qualquer situação, inclusive, para fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio do escaneamento dos QR Codes presentes nas lojas.

Além disso, o recurso também permite realizar saques. Eles também serão feitos por meio de QR Codes: primeiro, o usuário informa ao lojista que precisa sacar uma quantia por meio do Pix.

Logo em seguida, com o celular, faz a leitura do QR Code gerado pela instituição na maquininha e envia os recursos instantaneamente. 

O responsável pelo estabelecimento separa o dinheiro equivalente em espécie e entrega ao cliente.

É possível fazer agendamentos?

Além do que já falamos aqui, existe a opção de agendar um Pix para uma data futura. O recurso de “Pix agendado” também é facultativo para as instituições. O que significa que mesmo os bancos, fintechs e plataformas de pagamento podem não disponibilizar essa opção.

Pagamentos instantâneo e sem limites de transação?

O dinheiro cai na conta em até 10 segundos após a transação. Para as escolas, isso traz facilidade no pagamento tanto para os pais quanto para o setor financeiro.

Porém, é preciso cuidado: uma vez enviado, não é possível cancelar a transferência. Assim, em casos de envio do valor incorreto, é preciso solicitar o estorno.

Em tese, não há limite estabelecido pelo Banco Central para realizar uma transferência via Pix. Mas, as instituições terão a opção de fixar um valor máximo para as transações diárias ou mensais.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do PIX na gestão escolar, clique aqui para conhecer a ferramenta de PIX para escolas da Activesoft

Integrada ao sistema de gestão completo da Activesoft, o recebimento por PIX já otimizou a rotina financeira de mais de 1.000 escolas por todo o país. 

imagem mostrando os benefícios do recebimento por pix na gestão escolar

E aí, gostou da novidade? É uma forma mais simples e segura de realizar pagamentos e transferências a qualquer hora e em qualquer dia da semana. 

Colina Tech

13.11.2020