fbpx
Volta às aulas na nova era digital

Volta às aulas na nova era digital, sua instituição de ensino está preparada?

17/05/2020 Por Conteudistas

Com a volta às aulas se aproximando, as instituições de ensino precisam se preparar para os desafios da nova era digital. Afinal, a tecnologia já faz parte da sociedade, e afeta cada um dos 3 maiores pilares de um ambiente de ensino: os pais e alunos, os professores e a própria instituição.

Então, neste post, vamos pensar juntos se sua instituição de ensino está preparada para a volta às aulas na nova era digital.

Como a nova era digital afeta as instituições de ensino?

Se os pais, alunos e a sociedade ficam dependentes da tecnologia, as instituições de ensino também devem estar. Um exemplo claro disso, é o crescimento do EAD e do ensino híbrido, que combina Ensino a Distância e presencial.

Ferramentas, como o Google for Education, possibilitam alunos e professores se manterem conectados, trocarem experiências e conteúdos, mesmo em tempos de crise, como esse que estamos enfrentando.

O Google for Education vem para facilitar a aprendizagem de todos. Com o objetivo tornar a experiência dos alunos cada vez mais próxima às necessidades do futuro, a ferramenta conta com funcionalidades que estimulam a colaboração, comunicação e criatividade.

No Google For Education existem diversas funcionalidades para serem exploradas e utilizadas em qualquer lugar e em qualquer. O melhor de tudo é que a Activesoft possui integração completa com esse tipo de metodologia, permitindo criar salas por turmas ou disciplinas, criar login de alunos e professores, além de vincular os mesmo nas classes mediante ao cenário de enturmação e alocação do nosso SIGA.

Ou seja, com a força desta tendência, a comunicação e aprendizagem online se torna uma marca de todo tipo de ensino.

Além disso, a instituição precisa usar a tecnologia de outras formas, se modernizando. Por exemplo, um sistema de ERP de gestão educacional, permite gerir a sua instituição de forma muito mais eficiente, facilitando o acompanhamento pedagógico.

Para complementar, ainda facilita a gestão financeira, com a otimização e automação de diversos processos.

Como a nova era digital impacta pais e alunos?

O ponto acima é importante, por conta das mudanças que a nova era digital trazem para os pais e alunos. Ambos se tornam muito mais exigentes, em perspectivas diferentes.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Por exemplo, implementar a tecnologia na própria sala de aula, com conceitos como gamificação, é essencial para um público que tem esta demanda.

Por outro lado, os pais e os próprios alunos, quando tomadores de decisão, demandam mais agilidade e eficiência no atendimento. Esta é uma tendência do consumidor em geral, que certamente se estende até as instituições de ensino.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Qual é o papel do professor na nova era digital?

Por fim, também é crucial para a instituição de ensino se preparar e se apoiar na tecnologia como forma de apoiar o professor. Existe muita discussão sobre o papel deste profissional.

Atualmente, o conhecimento, seja qual for, é mais fácil de obter do que nunca. Por isso, o objetivo é ajudar os alunos a pensar, a inovar e aprender.

É fácil ver isso no mercado em geral. Empresas cada vez mais se preocupam com a inovação e criatividade, sendo duas palavras de ordem na nova era digital. Desse modo, desde cedo, a escola precisa treinar os alunos para adquirir estas habilidades.

Portanto, as instituições também precisam estar preparadas na volta às aulas para apoiar o professor. É preciso que exista um apoio pedagógico para que eles possam estar na melhor posição possível para ensinar os alunos.

Além do preparo para com a entrega do conteúdo, também é preciso criar estratégias de como avaliar os alunos de forma online. É preciso acompanhar como anda o desenvolvimento das competências e habilidades de cada um, e principalmente se o material aplicado está tendo resultados, em relação a compreensão dos estudantes.

A combinação de todos estes fatores traz um resultado interessante. A tecnologia apresenta certas facilidades, mas também novos desafios. A melhor forma de se preparar para a volta às aulas na nova era digital é se apoiar na tecnologia para entregar a melhor experiência para os alunos, pais e professores.

O que você acha? Como a sua instituição de ensino está se preparando para a volta às aulas nova era digital? Se você gostou do artigo, siga as nossas redes sociais para acompanhar outros materiais como este!