Professores na era digital: como facilitar esta adaptação

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 3 min de leitura

A tecnologia está presente em todos os setores das nossas vidas — e com a educação não poderia ser diferente. Os professores na era digital devem saber utilizar ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula, tanto para aumentar a produtividade quanto para melhorar o processo de ensino.

A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital nas instituições de ensino. De acordo com uma pesquisa do movimento Todos Pela Educação, os maiores limitadores para o uso de recursos tecnológicos é a falta de infraestrutura e de formação adequada.

A maioria (55%) dos docentes está disposta a usar tecnologia em sala de aula, desde que tenha condições adequadas de trabalho.

Continue a leitura e confira as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores durante a fase de adaptação à era digital. Boa leitura!

Aplicativos de gestão de tarefas

Com os avanços tecnológicos, novas ferramentas foram inseridas na gestão escolar com o objetivo de tornar as tarefas diárias mais práticas, rápidas e assertivas. Isso permite que os professores dediquem o seu trabalho a questões estratégicas para o crescimento da instituição de ensino.

Os educadores podem contar com diversos aplicativos que ajudam a otimizar processos importantes, como lançamento de notas, planejamento das atividades, entre outros serviços. Assim, professores têm mais tempo disponível para focar em outras atividades fundamentais para a educação dos alunos.

Softwares de avaliação e acompanhamento dos alunos

É fundamental que os professores façam o acompanhamento do desempenho dos alunos. Os números analisados devem servir como métricas para orientar ações que melhorem o ensino e atendam às necessidades individuais de cada estudante.

No entanto, é muito mais fácil visualizar esse desempenho com o auxílio da tecnologia. Por isso, as instituições de ensino devem fazer esse controle por meio de recursos tecnológicos, como softwares educacionais. Pois os programas permitem registrar notas e frequência, criar gráficos etc.

Os softwares educacionais também podem ser muito úteis no processo de formação dos alunos. Eles possibilitam o uso do programa para fazer enquetes, testes e provas, desenvolver atividades em sala de aula, entre outras ações.

Gamificação para aprendizado em dispositivos mobile

Combater o uso dos smartphones na sala de aula é um dos grandes desafios dos professores na era digital. Nesse sentido, a gamificação visa a trazer a dinâmica dos jogos para o ensino e é uma das maiores tendências da educação.

Alguns pontos dos games que podem ser trazidos para a sala de aula são:

  • definição de objetivos – ajuda os alunos a manterem o foco nas tarefas;
  • desafios – estimulam os alunos a se superarem;
  • competição – aumenta o engajamento quando estimulada de forma saudável.

Assim, os estudantes podem aprender mais e de maneira divertida. Além disso, também é mais fácil colocar o aprendizado em prática e fixar o conhecimento. Dispositivos móveis, como tablets e os próprios smartphones podem auxiliar na aplicação da gamificação nas salas de aula.

Os professores na era digital têm o desafio de aliar conhecimento e tecnologias em sala de aula. Os recursos tecnológicos não devem ser inimigos da educação, mas, sim, aliados. Pois, a função dos docentes também passa a ser a de guiar os alunos e mediar o aprendizado por meio das diversas plataformas de ensino, mostrando o melhor caminho ao utilizar bibliografias e materiais didáticos.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todos os artigos publicados! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Colina Tech

10.07.2020