Problemas com organização e gestão de sua biblioteca? Saiba como resolvê-los!

  • Colina Tech

  • 5 anos atrás

  • 2 min de leitura

Um dos maiores espaços que apoia, incrementa e fortalece o desenvolvimento não só dos estudantes, mas também da própria instituição, é a biblioteca. Porém, existem alguns “problemas” que impedem o bom funcionamento e a procura por esse setor. Problemas com organização e gestão de sua biblioteca? Saiba como resolvê-los!

Apesar disso, existem Sistemas de Biblioteca que podem atender diversas demandas, melhorando assim, a qualidade e organização dessa área. 

Confira abaixo os principais problemas em bibliotecas e como solucioná-los de forma prática e efetiva! 

Falta de Catalogação

Com um grande volume de diversos materiais como livros, mapas, multimídia e muito mais, a catalogação é extremamente necessária tanto para organização, quanto para a localização. Desse modo, por meio do catálogo é possível encontrar informações como autor, título, editora, assunto, etc, otimizando a busca do aluno e dos próprios colaboradores. 

Sistema sem Controle Integrado

Manter informações de controle de empréstimo, situação financeira e catalogação em um único sistema otimiza a gestão e a organização da biblioteca para o aluno e a instituição. Pois, a falta de integração entre esses registros dificulta e muitas vezes, gera transtornos ao tentar compilar as informações necessárias. 

Empréstimo Físico 

Entendendo que cada estudante tem seu tempo e suas atividades, é necessário possuir uma plataforma de empréstimos de materiais, que possibilite ao aluno realizar solicitações de forma totalmente online e segura.

Assim, algumas instituições ainda utilizam, em sua biblioteca, sistemas de consultas e empréstimos que funcionam somente no local. Porém, o recurso pode ocasionar uma falta de interatividade, promovendo um desinteresse pelas bibliotecas escolares. 

Materiais sem Etiquetas 

Com uma grande base de livros e materiais didáticos, é preciso existir a etiquetagem de todos os itens, logo após a catalogação.

As etiquetas funcionam para identificar cada produto registrado na biblioteca, otimizando assim a busca por informações e a fácil visualização de determinada obra.

Portanto, a falta de controle pode gerar desorganização na listagem, na procura do periódico desejado e na hora da decisão de compra de novos materiais. 

Ao pensar a organização e na otimização das atividades bibliotecárias de sua instituição, busque um Sistema de Biblioteca que catalogue diversos materiais, como livros, periódicos, mapas, multimídia e muito mais. Além disso, o sistema integra os usuários com o Sistema Acadêmico, evitando duplicação de cadastros e inconsistências de dados, além do caixa de recebimento e da auditoria.

Além de organizar exemplares com controle individual de número de tombo, ano, forma de aquisição, biblioteca e situação e produzir os principais relatórios com a relação de materiais e exemplares, com quantidade de empréstimos vencidos e pendentes, livro de tombo e histórico de movimentações.

Problemas com organização e gestão de sua biblioteca? Saiba como resolvê-los com nossas soluções!

Colina Tech

21.09.2019