fbpx
Por que não inovar no processo de ensino em 2020?

O mundo está em constante evolução e como consequência disso, a educação vem passando por diversas transformações. Estar atento e andar lado a lado dos novos processos de inovação escolar é indispensável para uma boa gestão e para obter grandes resultados da instituição.

Para garantir a qualidade da instituição e a melhoria contínua dos processos de aprendizagem, existem alguns recursos inovadores, que estão ganhando cada vez mais força. Portanto, continue lendo este texto e veja as principais tendências de modernização do ensino.

Tecnologia na Palma da Mão

Cada vez mais instituições têm adotado metodologias novas para realizar a entrega dos conteúdos para os alunos. Um dessas formas é a utilização de smartphones, tablets ou até mesmo o próprio computador durante a aula. 

Com os equipamentos em mãos tantos os alunos, quantos os professores podem realizar atividades interativas, pesquisar sobre diversos assuntos, reforçar conteúdos trabalhados em aula. Tudo isso por meio de sites e  aplicativos educacionais.  

Além disso, os alunos podem consultar todo o material enviado pelos professores no Portal Web e até mesmo deixar anotações na Agenda Escolar. 

Saiba como e porque utilizar aparelhos tecnológicos em sala de aula! 

Gamificação no Processo de Ensino 

A gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) em contextos diferentes para cada assunto dado em sala. A ideia é pensar em desafios com os conteúdos já ensinados e para cada etapa realizada, os alunos recebem uma pontuação. 

A gamificação na educação, oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem como maior interação social e maior participação dos alunos em sala, aulas mais dinâmicas, desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração, além de maior absorção do conteúdo. 

Conheça empresas que usam a gamificação e saiba como usá-la na sua instituição! 

Interdisciplinaridade no Conhecimento 

Uma grande tendência é que as instituições adotem uma visão pedagógica mais abrangente, relacionando as matérias umas com as outras. Como por exemplo, ensinar biologia a partir da química, ou até mesmo a língua portuguesa a partir da sociologia. Essa visão é a de uma formação mais ampla, abrangendo política, cidadania, sustentabilidade, negócios, etc.

Existem ainda muitas outras maneiras de inovar no processo de ensino da sua instituição. Dessa forma, avalie o que corresponde com a metodologia aplicada da sua escola e não deixe de inovar em 2020, tanto no processo de ensino, e principalmente na gestão!

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando, outros assuntos atuais e relevantes ainda serão publicados aqui. Então, fica ligado! =)

Por que não inovar no processo de ensino em 2020?
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *