Como aumentar a motivação na sala de aula? Aposte na tecnologia!

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 3 min de leitura

Nos últimos anos, a tecnologia passou a ser parte da rotina de qualquer jovem, sobretudo da Geração Z — ou nativos digitais —, que já nasceu em um mundo voltado para essa cultura que, aos poucos, tem moldado hábitos e costumes. Nesse sentido, o universo educacional precisa buscar estratégias para utilizar as ferramentas tecnológicas como aliadas para a motivação na sala de aula.

Tendo isso em vista, apostar no potencial tecnológico pode otimizar o engajamento entre alunos, pais e professores. Veja, então, como os gestores das instituições de ensino devem explorar essas ferramentas e tornar a escola muito mais competitiva!

Por que a gestão deve apostar nesses recursos?

A falta de interesse pelos estudos é um dos impasses que mais desafiam gestores e educadores de todos os níveis de ensino. Nesse cenário, a possibilidade de utilizar a tecnologia pode ser uma solução viável para tornar as aulas mais atrativas e otimizar os métodos pedagógicos.

No entanto, a gestão precisa ter em mente que explorar os recursos tecnológicos para aumentar a motivação na sala de aula é fundamental, desde que isso seja feito com objetivos claros. Há, portanto, muitas formas de utilizar essas ferramentas para incentivar os alunos ao melhor envolvimento com as atividades.

Por meio da tecnologia, é possível inovar e modificar as metodologias utilizadas em sala de aula. Um exemplo clássico é em relação às provas escritas que, muitas vezes, não se encaixam como método de avaliação para determinados assuntos ou disciplinas.

Assim, o ideal é experimentar novas maneiras de avaliar e, com isso, tornar esse processo mais dinâmico, explorando a criatividade dos alunos e motivando-os à participação.

De que modo a tecnologia pode aumentar a motivação na sala de aula?

Elencamos as medidas mais relevantes para auxiliar a gestão nesse objetivo. Confira!

Explorar a gamificação

Uma tecnologia que tem sido usada com sucesso nas escolas é a gamificação. Por natureza, o homem é um ser competitivo, principalmente na adolescência e na juventude, período em que a energia aflora pela pele. Por isso, estimular essa geração (que já está mais habituada com as ferramentas tecnológicas) ao envolvimento com essas novas metodologias é muito mais simples do que você imagina.

Assim, a utilização de games, concursos, provas em formato de jogos — ou mesmo a aplicação de conteúdos por meio de jogos on-line — é uma excelente maneira de estimular a turma. Tais atividades incentivam a aprendizagem de forma mais divertida e promovem a motivação na sala de aula.

Utilizar aplicativos

O setor pedagógico deve explorar os apps para auxiliar os professores e os estudantes na realização de suas demandas mais desafiadoras. Por meio desses softwares, é possível estimular a integração entre alunos e educadores, além de otimizar o tempo, favorecer o raciocínio lógico e o exercício da memória.

Integrar a comunidade escolar

Priorizar a participação dos pais no processo de educação dos filhos é um dos aspectos mais relevantes para o alcance do sucesso dos estudantes. Dentro desse contexto, a gestão escolar precisa buscar formas de estimular o engajamento dos familiares em todas as atividades que envolvem a aprendizagem.

Treinar professores e funcionários

Na hora de implementar novos recursos tecnológicos, o apoio de todos os setores da instituição é essencial ao sucesso dessa investida. Treinar os professores e a sua equipe de colaboradores é um dos passos mais relevantes para que o uso da tecnologia em favor da motivação na sala de aula seja um diferencial de competitividade.

Além de estimular o uso de ferramentas tecnológicas entre os diferentes setores da escola, capacitar o seu time possibilita explorar as vantagens desses recursos de forma mais efetiva. Logo, apostar nessas estratégias moderniza a escola e a torna mais competitiva — quesito primordial à captação e à retenção de alunos.

A adoção de novas tecnologias na educação é um diferencial competitivo. Além disso, o recurso promove a motivação na sala de aula e integra a comunidade escolar.

Gostou deste artigo? Então, curta o nosso Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos sobre a importância da tecnologia na Educação!

Colina Tech

20.07.2020