Indicadores para instituições: como acompanhar a qualidade da educação

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

A busca pela excelência na qualidade da educação é sempre recorrente na vida de gestores que desejam fazer com que a entidade cresça e tenha sua marca fortalecida no mercado. Partindo desse princípio, o uso de indicadores para instituições de ensino, a fim de avaliar todo o trabalho realizado, ajuda a colher as informações necessárias para conquistar o objetivo pretendido.

Esses indicadores são métricas que têm como missão apontar quando determinadas medidas estão fora dos padrões desejados dentro de um estabelecimento de ensino, ou seja, evidenciam sua situação atual, comparando-a com uma meta pré-determinada.

Pensando em ajudar você a acompanhar a qualidade do ensino na sua instituição, confira os principais indicadores para instituições que podem ser utilizados para garantir um bom desempenho! Continue acompanhando este post e aproveite! Boa leitura!

Nível de evasão

Medir a evasão escolar é muito importante para entender o motivo pelo qual ela ocorre e como detê-la. As faltas contínuas podem ser indicativos de problemas, contudo, a ausência de melhorias na estrutura das instituições também é outro ponto que pode acabar desinteressando os estudantes, fazendo com que eles se afastem do colégio.

Acompanhar esse índice permitirá que o projeto pedagógico seja repensado, possibilitando o realinhamento de propostas educativas e, claro, um melhor acompanhamento para discentes que enfrentam dificuldades em determinadas disciplinas, ajudando a diminuir significativamente essa estatística.

Número de novos alunos

Trata-se de uma média para verificar o fluxo de entrada e saída de estudantes da instituição de ensino. Um indicador essencial para avaliar a permanência dos alunos e a qualidade do ensino, uma vez que se analisa a proporção dos que ingressaram e daqueles que realmente concluíram a formação.

Retenção de professores

Quantos docentes deixaram de trabalhar na sua instituição de ensino no último período? É importante ter em mente que manter excelentes condições de trabalho para os educadores é um dos segredos de sucesso nas entidades. Se existe uma quantidade muito grande de profissionais abandonando o colégio, deve haver um problema estrutural que precisa ser resolvido o quanto antes.

Oferecer oportunidades para que os professores possam se atualizar constantemente, por exemplo, é uma forma de contornar a alta nesse índice. Planos de carreira, melhores instalações e infraestrutura adequada para realizar atividades acadêmicas também ajudarão nesse quesito.

Frequência dos professores

Assim como o diário de frequência dos estudantes, é importante também contar com a sistematização da presença dos docentes. Atrasos e ausências significativas precisam ser monitorados, a fim de alinhar o comparecimento às aulas com o pagamento e identificar situações recorrentes.

Média de notas

Trata-se de um número que pode ser analisado em dois níveis: fazendo a comparação dos resultados de uma turma completa em cada disciplina ou analisando de forma individual a performance dos estudantes. 

Ao ter essa média em mãos, é possível adotar várias estratégias. Se existe uma queda geral nas notas, alguns pontos fracos da instituição devem ser reavaliados. Caso seja com alunos específicos, é importante ter uma boa conversa com o docente para que os gestores entendam o porquê daqueles resultados e apontem caminhos para resolver o problema.

Progressão de desempenho dos alunos

Como está a progressão do desempenho dos alunos ao longo do ano letivo? O engajamento está reduzindo? Ou os estudantes estão se comprometendo a fim de melhorar os resultados?

De modo geral, os professores são capazes de fazer uma boa análise a respeito da progressão de desempenho de seus alunos, pois estão bem próximos deles, acompanhando tudo de perto.

Considerar isso, entendendo tal ponto como um bom indicador, pode orientar o profissional na hora de elaborar todas as intervenções pedagógicas ao longo do ano letivo. Além disso, ajuda a dar insights relacionados às atividades atribuídas aos alunos, aos modelos de aula etc.

Índices de aprovação

O índice de aprovação é a relação entre o número de alunos por ano letivo e a quantidade dos que foram aprovados. Essa é uma métrica que pode ser observada anualmente, analisando quem passou de ano e quem não ou, então, a cada ciclo, observando as médias obtidas de cada estudante.

Quanto mais detalhista for a observação desse indicador, mais fácil será para notar quais são as matérias em que os alunos têm mais dificuldades. Ainda, vai ser possível traçar um curso de ação, que pode incluir aulas de reforço e, até mesmo, a substituição do educador que ministra as disciplinas, por exemplo.

Índice de captação de alunos

Esse índice é fundamental para saber quantos alunos a instituição precisa captar no ano, qual o número de candidatos por vaga, e a relação de interessados que realmente se tornaram alunos. Além disso, precisam estar organizados para pensar no interesse que o público tem pela instituição e onde é preciso investir para crescer.

Nível de satisfação dos alunos e dos pais

As pesquisas de satisfação com pais e alunos funcionam como indicadores relevantes para obter dados qualitativos. Os dados também podem utilizados como argumento na captação de novos estudantes.

Os indicadores são ferramentas para quantificar e qualificar a performance das instituições. Desse modo, os dados são fundamentais para rever e corrigir as ações. Afinal, melhorar a qualidade dos serviços ofertados é essencial para assegurar o crescimento sustentável da escola.

Ainda, com esses indicadores, diretores podem ter acesso às informações que mostram os resultados e o melhor. Pois, eles darão um panorama completo da realidade escolar em seus variados setores.

Com o auxílio dos indicadores para instituições de ensino, é possível identificar os principais problemas que acabam impedindo uma entidade de crescer.

Tenha certeza de que um controle de qualidade eficaz vai ajudar muito na manutenção dos alunos e no aprimoramento da instituição diante do mercado.

E aí, o conteúdo foi útil? Se quiser saber mais sobre como potencializar a gestão da sua escolar particular, entre em contato conosco!

Colina Tech

08.07.2020