Gestão 4.0: comunicação e aproximação entre escola e aluno

  • Colina Tech

  • 5 anos atrás

  • 2 min de leitura

Surgindo a partir da necessidade de interação entre clientes e empresas, o modelo de Gestão 4.0 vem para aproximar e criar um ambiente mais proativo e personalizado. Uma das maiores ferramentas para esse novo modelo de gerenciamento é a boa comunicação entre os pais e a Instituição de Ensino, o que garante o sucesso da Gestão Acadêmica.

Os responsáveis pelo aluno precisam se sentir bem-vindos, acolhidos e desde o início entender como funciona o diálogo entre a Instituição.

Estabelecer uma relação de qualidade é uma tarefa que exige certo esforço, mas, quando desenvolvida da forma correta, gera grandes resultados.

Confira abaixo 3 dicas para uma boa comunicação entre os pais e a sua instituição

Utilize ferramentas de diálogo

Para fortalecer e aproximar a escola dos pais é muito importante enxergá-los como parceiros e inteirá-los de tudo que acontece no ambiente estudantil.

Crie canais de comunicação, seja e-mail, blog, redes sociais, o que for apropriado para sua organização e os notifique sempre do que anda acontecendo dentro da instituição.

Tecnologia para aproximar

Com a correria do dia a dia, na maioria das vezes, é muito difícil os pais estarem presente em algumas ações. Mas é sempre bom poder acompanhar o que está acontecendo, principalmente no ambiente escolar.

Por isso, o uso de uma Agenda Escolar, por meio de aplicativos, é quase indispensável no tempo atual.

Nela, é possível trocar mensagens com os pais, alunos, coordenadores e alguns setores da escola (simulando o WhatsApp). Dessa forma, se tornando um “canal oficial” para comunicar possíveis ocorridos e para ter conhecimento dos assuntos mais recorrentes entre os pais.

Além disso, também é possível gerar notificações de várias ações e registrar algumas ocorrências, como entrada e saída do aluno.

Do virtual ao real

É mais do que notório que a tecnologia pode ajudar no fortalecimento da relação entre pais e escolas, mas ainda assim é necessário entender que o contato presencial gera mais confiança e segurança, passando credibilidade para os responsáveis do estudante.

Promova eventos que gerem conexões e aproxime pais, alunos e instituição. Permita-os participar da construção da agenda de atividades da escola e os integre nas ações. Assim sua escola estará a frente do mercado e inovando na Gestão 4.0.

O que você acha? Como a sua instituição de ensino está se preparando para a volta às aulas nova era digital?

Se você gostou do artigo, siga as nossas redes sociais para acompanhar outros materiais como este!

Colina Tech

18.07.2019