Escola 5.0: o que é, qual sua importância e como se preparar?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 6 min de leitura

A sociedade na qual vivemos está em constante transformação e uma das principais forças motrizes dessas mudanças é a tecnologia. Como um dos pilares da sociedade, as instiuições de ensino necessitam acompanhar essa evolução tecnológica, se tornando escola 5.0 e garantindo que os alunos acompanhem e estejam conectados com as novas tecnologias.

Essas necessidades levaram ao nascimento do conceito de educação 5.0, movimento que busca, além de desenvolver nos alunos habilidades que facilitem a inserção deles no mercado de trabalho, os transformam em cidadãos conscientes. De forma com que contribuam ativamente com a sociedade na qual estão inseridos e sejam capazes de desenvolver soluções inovadoras utilizando a tecnologia

De forma mais simples, a educação 5.0 consiste no processo de inserir a tecnologia no processo pedagógico das escolas a fim promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos com o processo de formação dos alunos.

Sendo assim, as instituições de ensino que adotam o conceito, podem ser classificadas como escola 5.0. 

A definição é relativamente nova, porém já está entre as principais tendências do mercado educacional e é uma alternativa que pode agregar não só a instituição que aderiu e aos alunos contemplados com a metodologia, mas, também, a sociedade, que deve colher os frutos da iniciativa nos próximos anos.

Acompanhe a leitura para entender melhor sobre o assunto e ponderar se a sua escola pode aderir ao conceito! 

Afinal, o que é escola 5.0?

A verdade é que esse termo surgiu como uma evolução do conceito da educação 4.0, que já existia há algum tempo. Com o avanço da tecnologia e o fato dela estar cada vez mais presente no nosso dia a dia, ficou clara a necessidade de preparar os estudantes para lidar com essa nova realidade. Afinal, eles são os profissionais do futuro.

A proposta da escola 4.0 era promover essa aproximação entre aluno e tecnologia para obter melhores resultados no processo de aprendizagem e desenvolver a capacidade dos aprendizes de usar os recursos tecnológicos.

Temas como robótica e programação foram introduzidos na grade de ensino de várias escolas no mundo inteiro, assim como a cultura maker (do “faça você mesmo”). Além disso, a tecnologia foi integrada nas salas de aulas e o uso de ferramentas passou a fazer parte da rotina acadêmica.

Alguns anos depois, com a concepção da escola 5.0, o mercado da educação continua acreditando na importância do conhecimento tecnológico, mas com o novo modelo não se limita apenas a isso.

O novo modelo educacional inclui as competências socioemocionais (as famosas soft skills), já reconhecidas e conceituadas no mercado de trabalho, como parte essencial do aprendizado. 

Com a evolução do conceito, o espírito de ensino colaborativo ganha mais potência com a necessidade de desenvolver o conhecimento por meio da colaboração social.

Assim, na educação 5.0, além de forçar esforços para o garantir a evolução individual dos alunos, a escola também propõe que os estudantes busquem, juntos, soluções e proponha alternativas com resultado positivo para a comunidade, de forma ampla. 

No processo, a união da tecnologia e o social é vista como a melhor combinação para produzir efeitos positivos duradouros para a sociedade.

CONHEÇA NOVE ESCOLAS INOVADORAS QUE APOSTARAM NO USO DA TECNOLOGIA PARA MELHORAR OS RESULTADOS!

Qual a importância desse conceito?

A era digital gera uma infinidade de possibilidades, o que, em muitos casos, dificulta a gestão das informações. Assim, para acompanhar as transformações, a sociedade precisa lidar com o novo ritmo.

A busca incansável pela produtividade exige habilidades emocionais para sobreviver com qualidade a toda essa dinamicidade. E para que a geração de crianças e adolescentes de hoje desenvolva, cada vez mais cedo, essas competências, eles  precisam ser estimulados. 

Por isso, a integração da parte cognitiva ou socioemocional no processo da educação é vista como uma maneira de desenvolver nos alunos as soft skills necessárias para lidar com as atividades cada vez mais aceleradas e o excesso de informação produzida pela sociedade moderna. 

Assim, os futuros adultos serão cada vez menos afetados por esses desafios sociais e serão pessoas mais capacitadas para desenvolver mecanismos que contribuam para a melhor gestão de tempo e tarefas.

Sendo assim, fica evidente que, para a preparação socioemocional desses jovens, é necessário que a escola invista em atividades, além das práticas comuns a grade de ensino, que auxiliem na formação de indivíduos mais capacitados, produtivos  e conscientes

De que forma uma escola pode se preparar para essa realidade?

Quem trabalha com educação sabe que as instituições de ensino frequentemente precisam adotar mudanças e que nem sempre é fácil passar por isso.

Todo processo requer atenção e planejamento, levando em consideração o bem-estar de todos os envolvidos, assim como os frutos dessas transformações.

O modelo de educação 4.0 ainda está sendo implantado nas escolas e a versão mais atual, o conceito de educação 5.0, ainda é um recurso que não foi implementado em larga escala.

Isso representa maiores chances de aderir ao sistema e ganhar vantagem competitiva no mercado, podendo investir em aperfeiçoamento e ganhar autoridade no ramo das escolas 5.0.

Confira algumas sugestões do que pode ser feito para adequar o ambiente escolar ao conceito de educação 5.0!

Investir na qualificação dos profissionais

Os professores são os responsáveis por ensinar aos alunos todos os conteúdos previstos no planejamento acadêmico da escola. Eles são as principais pontes para o conhecimento que os estudantes possuem e, por isso, precisam ser constantemente estimulados a aprender novas práticas e conteúdos.

Com os novos aprendizados, o corpo docente poderá executar um trabalho ainda melhor com os alunos, o que terá um impacto positivo maior no rendimento dos estudantes e, consequentemente, nos índices da instituição de ensino.  

Nesse sentido, são inúmeros a escola pode investir em diversos recursos para capacitar os professores.

Entre as possibilidade podemos citar: assinar uma plataforma de cursos online e disponibilizar o acesso para os professores; contratar um palestrante para falar de determinado assunto; oferecer minicursos; podendo fazer, também, parcerias com universidades para que os docentes tenham descontos em cursos de pós-graduação e mestrado. 

Hoje, com as rápidas mudanças e o surgimento diário de novos conteúdos, é essencial investir na capacitação continuada do corpo docente. Afinal, a prática é fundamental para os resultados da escola. Assim, eles podem ganhar autonomia para revolucionar o processo de ensino da instituição.

Adotar um sistema de gestão educacional

A tecnologia oferece milhares de facilidades para o mercado educacional e os sistemas de gestão são soluções para gerenciar a rotina escolar.

Ferramentas como a de controle de contas a receber, integração contábil, gestão de secretaria e coordenação, são facilitadores que garantem vantagens em relação à concorrência e, ainda, otimizam os processos internos da escola. 

Além disso, o recurso facilita o processo de comunicação e mantém a segurança dos dados. Quando as atividades são manuais, existe um risco maior de erros no processo e perda de dados. Os softwares possibilitam, também, a otimização do tempo dos profissionais de todos os setores e a redução do desperdício.

Melhorar o relacionamento com os alunos e suas famílias

Como o aspecto socioemocional tem grande relevância no contexto da educação 5.0, a forma com que a escola se relaciona com os alunos e responsáveis impacta no processo de construção social dos estudantes. 

A boa prática de relacionamento, além de contribuir para a formação dos alunos, viabiliza a fidelização dos clientes

Neste aspecto, é importante que a gestão compreenda que o foco não está apenas nos alunos, mas, também, na interação com os pais ou responsáveis. Manter a família conectada é uma atitude muito positiva, que estimula o aprendizado e o desenvolvimento do estudante.

Para contribuir nesse processo de estreitamento de laços, a instituição pode investir na disponibilização de um canal de comunicação direta com os pais, além de realizar pesquisas de satisfação com os tutores para saber onde precisa melhorar.  

E mais uma vez, a tecnologia pode ser usada para favorecer essa aproximação e estreitar as relações. Afinal, ela é a base para transformar a educação, garantindo melhores resultados no ensino, gestão e comunicação em geral.

O que você achou de conhecer melhor o conceito de escola 5.0? A missão de preparar crianças e jovens para o futuro é uma responsabilidade e tanto. Por isso, é importante que todos os profissionais e instituições que atuam nessa área estejam sempre em busca de melhorias.

E, como o conceito surge com a necessidade de trazer a tecnologia para dentro da escola, você está no lugar certo!

Temos o melhor e mais completo sistema de gestão integrada para escolas que desejam oferecer o melhor para os alunos e funcionários. Com o recurso, a sua escola está preparada para iniciar a jornada de ensino 5.0.  

Dê o primeiro passo em direção ao futuro da educação, fale conosco!

Colina Tech

27.04.2020