Satisfação dos alunos: saiba como mensurar e alavancar os resultados

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

Você sabia que é importante medir os resultados dos serviços educacionais entregues para saber se sua instituição está no caminho certo e para compreender o grau de satisfação dos alunos?

Então, se o seu desejo é manter e elevar ainda mais a qualidade do ensino, assim como assegurar sua competitividade perante o mercado, jamais ignore o uso de bons indicadores de gestão escolar no seu dia a dia.

A utilização desses indicadores, como apoio à tomada de decisão, é essencial para que as instituição consiga mensurar seu desempenho, desenvolver novos serviços, estabelecer padrões de qualidade esperados, comparar resultados e, claro, medir o grau de satisfação da comunidade escolar.

Mas, afinal de contas, quais ferramentas são úteis e necessárias para mensurar os resultados da prestação de serviços educacionais? Continue acompanhando: vamos falar sobre elas agora mesmo. Boa leitura!

Satisfação dos responsáveis e do aluno

As pesquisas de satisfação feitas com os pais ou responsáveis e os alunos são indicadores cruciais para conseguir dados qualitativos. A partir dessas informações, é possível analisar se há medidas que estão sendo eficientes, se precisam ser melhoradas ou até mesmo mudadas.

Com a Nota Média de Indicação (NPS) para escolas, fica bem fácil medir a satisfação do público. A métrica ajuda a entender se a instituição de ensino está entregando um serviço de qualidade ou se é necessário aprimorar alguns aspectos.

Ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente útil para compreender se as medidas tomadas pela gestão apresentaram resultado positivo e se estão alinhadas às expectativas de toda a comunidade escolar.

O NPS é uma metodologia que procura avaliar a satisfação a partir de uma pergunta bem simples. 

  • Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você indicar a nossa escola para seus amigos e familiares?

A métrica é bastante facilita o processo tanto para aquele que responde à pergunta como para quem avalia os resultados. Além disso, o NPS pode ser empregado em diferentes contextos. Podendo, até, trabalhar de forma assertiva com as diferentes personas da instituição de ensino.

Avaliação Institucional, o que você precisa

Outra forma mais ampla e completa, por existir diversos eixos, de medir a satisfação do pais e alunos é por meio da Avaliação Institucional. Com ela é possível criar formulários segmentados para cada área da instituição, por exemplo, acadêmico, infraestrutura, coordenação, corpo docente e assim por diante. 

De forma prática, a Avaliação Institucional nada mais é do que um conjunto de perguntas, disponibilizadas em um formulário, que também tem como objetivo identificar os pontos fortes da instituição, assim como os pontos de melhorias, a partir da percepção dos pais e alunos.

O melhor de tudo é que as avaliações são personalizadas de acordo com os objetivos da instituição e podem ser facilmente disponibilizadas no portal do aluno, concentrando as informações em um único ambiente. Os alunos e responsáveis podem responder de qualquer dispositivo eletrônico, dessa forma, facilitando o acesso a todos. 

Com o resultado obtido a instituição pode realizar os ajustes e verificar quando uma mudança deve ou não ser feita. Dessa forma, pode-se atribuir que as melhorias foram realizadas tendo em vista a opinião dos avaliadores, gerando assim, satisfação de ambas as partes e um sentimento de contemplação, pois as sugestões dadas, foram atendidas.

Leia também: Comissão Permanente de Avaliação: Saiba como ter uma de sucesso!

É preciso enxergar a Avaliação Institucional como uma parceira fundamental da instituição. Sabemos que é mais seguro caminhar sabendo a direção e com a Avaliação é exatamente assim, pois ela norteia a instituição para os próximos passos. 

Talvez você esteja se perguntando como é possível realizar a avaliação de forma prática e otimizada, a resposta é simples: com um Sistema de Gestão totalmente preparado para atender esta demanda. 

Possuir um software que realiza esse processo otimiza o tempo, gera dados seguros, possibilita a constância e centralização das informações. Além de facilitar a rotina, o recurso oferece precisão e auxilia na tomada de decisão para possíveis mudanças seja na infraestrutura, acadêmico, financeiro, entre outros. 

Se você ainda não está convencido que a Avaliação Institucional é essencial e é exatamente o que você precisa para a sua instituição crescer e satisfazer as necessidades do público, confira agora 8 vantagens de realizar a avaliação institucional. 

A Avaliação Institucional permite:

  • Criar diversos tipos de questões (objetivas e discursivas) de acordo com a necessidade da Instituição;
  • Estabelecer período disponível para respostas dos avaliadores;
  • Permitir o acompanhamento do percentual de engajamento dos avaliadores visando adotar ações para aumentar a quantidade de resposta da avaliação, caso necessário;
  • Possibilitar o avaliador responder as perguntas pelo Portal via browser, inclusive por celular e tablet; 
  • Disponibilizar o bloqueio do Portal até que a avaliação, vinculadas ao aluno ou responsável, seja respondida;
  • Gerar relatório de resumo das respostas para controle;
  • Exportar respostas para Excel (Analítico e Sintético);
  • Criar formulários individualizados para cada avaliador

Viu porque é vantajoso possuir um sistema que realize esse processo, e sobretudo implementar a Avaliação Institucional?! Se você já possui uma das soluções da Activesoft, então, existem mais facilidades para você, como por exemplo:

  • Integração com os demais módulos do Sistema
  • As avaliações são feitas no portal para que alunos, responsáveis e professores respondam.
  • Como são usuários do SIGA, os avaliadores não precisam ser recadastrados ou receber novas senhas
  • É possível realizar avaliações para grupos específicos como alunos de um curso, professores de uma disciplina, entre outros.

É notório que com o auxílio dos indicadores para instituições de ensino, é possível, por exemplo, identificar os principais problemas que acabam impedindo uma entidade de crescer.

Dessa forma, tenha certeza de que um controle de qualidade eficaz vai ajudar muito na manutenção dos alunos e no aprimoramento da instituição diante do mercado, o que contribui ainda para uma maior captação de novos estudantes.

Avalie o NPS, realize a Avaliação Institucional, e descubra já se sua instituição está no caminho certo para a satisfação do pais e alunos, excelência no serviço e posicionamento de marca no mercado. 

Clique aqui agora e saiba mais sobre a Avaliação Institucional!

Colina Tech

26.06.2020