fbpx
COVID-19: Inadimplência escolar? Saiba como evitar!

COVID-19: Inadimplência escolar? Saiba como evitar!

30/03/2020 Por Atarcilene Souza

Durante a atual pandemia, você anda tendo problemas ou dores de cabeça com a inadimplência escolar? Sabia que por meio de algumas ferramentas é possível melhorar a gestão desse processo que demanda muito esforço da sua instituição?! Sim, isso é possível por meio da Régua de Cobrança, do Recebimento por Cartão/Online e do Boleto Integrado. 

Evitando prejuízos causados pela inadimplência escolar, a Régua de Cobrança é uma metodologia que define etapas de como será cobrada a dívida do responsável financeiro, criando uma política bem estabelecida e que pode ser realizada com simples envios de mensagens.

Existem diversas ações que podem fazer parte de uma Régua de Cobrança e é interessante que cada instituição crie a própria de acordo com sua realidade. O ideal é ter uma boa estrutura que seja capaz de manter os índices de inadimplência sob controle e contribuir para performances mais consistentes de curto, médio e longo prazo.

Inadimplência escolar? Saiba como evitar: Recebimento por Cartão/Online

Com o Recebimento por Cartão/Online é possível que os pais possam efetuar pagamentos tanto de forma presencial, quanto online. Além disso, a instituição possui total controle de todas as informações sobre quanto está entrando no caixa, de que forma, por quem e como isso será distribuído ao longo do ano letivo. 

Com esse tipo de ferramenta é possível evitar e combater a inadimplência, pois a partir do momento em que os pais têm a possibilidade de efetuar pagamentos com o cartão, o valor investido fica assegurado. Dessa forma, é possível se programar, em relação aos gastos da escola, durante todo período acadêmico.

Para facilitar ainda mais o dia a dia da instituição, todas as informações registradas podem ser personalizadas de acordo com o interesse e necessidade.

O Boleto Integrado que vem para facilitar os pagamentos dos boletos emitidos pela sua instituição. É possível emitir boletos e pagá-los no mesmo momento da emissão, alterar vencimento ou valor, para permanência, caso o responsável pague na instituição ou fique inadimplente, tudo sem isso sem custo. 

Além dessas vantagens, o melhor é que a Activesoft possui integração com a ferramenta. Em apenas um clique os boletos são registrados e os arquivos de retorno são importados também, otimizando a rotina da instituição como um todo

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Se a sua instituição já se encontra em inadimplência, confira abaixo o que fazer nessas situações, ou até mesmo como evitá- las!

Possua relatórios com os nomes dos inadimplentes

Com centenas de alunos matriculados é quase impossível ter ciência de cada caso em específico. Por isso, gere relatórios e acompanhe diariamente os alunos que estão com mensalidades atrasadas, por meio de registros a cada interação e relatórios de acompanhamento.

Lembretes sobre o pagamento

Na correria do dia a dia é possível que alguns dos responsáveis financeiros do estudante esqueça de efetuar o pagamento da mensalidade. Evite que isso aconteça!

Envie um e-mail, 3 a 7 dias antes, informando que o boleto já está disponível para pagamento. Além disso, oriente o passo a passo para acessá-lo no sistema. Lembre também da possibilidade do pagamento por cartão, tanto de forma presencial ou online. 

Retorno sobre a situação financeira

É muito importante que os pais estejam cientes da própria situação financeira. Caso não haja o pagamento, após 2 ou 5 dias, retorne ao responsável financeiro do aluno, por meio de e-mail ou ligação, e informe a atual inadimplência utilizando a cobrança ativa. 

Além disso, ao adotar essa metodologia a escola melhora o relacionamento com o responsável financeiro, acompanha e visualiza o boleto de cobrança, envia mensagens mais direcionadas para o pagamento e usa de estratégias efetivas para a diminuição da inadimplência.

Para entender melhor como funciona uma Régua de Cobrança e como ela ajuda a evitar e combater a inadimplência, confira abaixo o infográfico que preparamos! 

Para evitar e combater a inadimplência tenha ferramentas que assegurem o pagamento das mensalidades, como o Recebimento por Cartão/Online e o PJBank e que auxiliem nas cobranças dos débitos já em atraso, como a régua de Cobrança.

Agora que você já conhece essas ferramentas, não sofra mais com a inadimplência! 

Gostou do material? Que tal acessar mais conteúdos como este?! Então, confira outros materiais e fique atento as nossas redes sociais!